Quais os principais tipos de modelagem 3D usados em móveis?

tipos de modelagem 3D

Você conhece os principais tipos de modelagem 3D usados em móveis sob medida? Quer entender melhor esses tipos para assim oferecer uma experiência ainda mais positiva para os seus clientes? Então não deixe de conferir este guia que preparamos para você!

Vamos te explicar quais são os principais tipos de modelagem 3D que você pode usar no seu dia a dia, para um trabalho ainda mais qualificado. Acompanhe.

Quais os principais tipos de modelagem 3D usados em móveis?

Existem diferentes tipos de modelagem 3D que podem ser usados na sua marcenaria. Você pode avaliar quais opções mais condizem com a sua realidade e necessidades dos seus clientes, possibilitando assim um trabalho mais qualificado.

A seguir, trouxemos informações sobre esses modelos. E lembre-se: um bom software 3D para marcenaria pode te ajudar com essas modelagens, e a Calcme pode te ajudar! 

Afinal, contamos com um software integrado à nossa plataforma de gestão, para tornar o seu dia a dia muito mais prático e ágil.

Com isso esclarecido, vamos agora aos tipos de modelagem 3D!

Modelagem de superfícies

Esse tipo de modelagem 3D é ideal para criar formas suaves e complexas, nas quais as superfícies precisam de um acabamento fluido. 

É muito usado em designs com curvas, como cadeiras ou sofás. A modelagem de superfícies permite criar transições entre diferentes formas, de modo que seja possível conquistar um acabamento mais arredondado..

Modelagem paramétrica

A modelagem paramétrica utiliza parâmetros e regras para definir as formas e dimensões do móvel. No software 3D para marcenaria integrado à Calcme, você pode contar com essa facilidade de móveis paramétricos. 

A grande vantagem dessa abordagem é a flexibilidade para alterar as características de um móvel de forma rápida e consistente. 

Ao ajustar um parâmetro, como a altura ou o comprimento de uma peça, o modelo inteiro se ajusta automaticamente, tornando o processo muito mais prático e rápido. 

Modelagem poligonal

A modelagem poligonal é baseada em formas geométricas, na qual o modelo é composto por vértices, arestas e faces. 

Esse tipo de modelagem é ideal para criar designs simples e geométricos, comuns em móveis modernos e minimalistas. 

A estrutura do modelo é construída a partir de uma malha de polígonos, que pode ser manipulada para formar diversas figuras. É recomendada para móveis com linhas retas e superfícies planas, como mesas, cadeiras e estantes.

Modelagem de escultura

Por fim, temos também a modelagem de escultura que permite criar formas de maneira mais livre e intuitiva, similar ao processo de esculpir em argila. 

O designer pode adicionar ou remover material de uma base digital para criar formas complexas e orgânicas. 

Essa técnica é indicada para móveis com design artístico, como peças com detalhes ornamentais ou formas fluídas. 

Essa modelagem oferece grande liberdade criativa, permitindo explorar diferentes texturas e acabamentos.

Veja mais: Como desenhar móveis 3D online?

Escolha a sua modelagem

Agora que você pôde conhecer alguns dos tipos de modelagem 3D usados em móveis, é hora de escolher a melhor alternativa para as suas produções.

Avalie cada uma delas e verifique o que pode ser mais útil na sua marcenaria. E conte com a Calcme na hora de utilizar uma ferramenta que te ajude nas suas produções!