Quais os principais tipos de atendimento ao cliente?

tipos de atendimento ao cliente

Você sabia que existem diferentes tipos de atendimento ao cliente? Cada um possui as suas próprias características e necessidades, e é muito importante que o seu time de atendimento esteja preparado para cada um deles.

Assim, torna-se possível promover uma experiência memorável para o seu cliente. 

Neste texto da Calcme, sistema para gráficas e sistema para marcenarias, você entenderá melhor esse assunto. Acompanhe e confira!

Quais os principais tipos de atendimento ao cliente?

Existem muitos tipos de atendimento ao cliente. Cada um possui as suas particularidades.

É válido destacar, antes de entender os tipos, que nem todos os negócios podem necessitar de todos eles.

Por exemplo, a sua marcenaria não necessariamente será beneficiada de um autoatendimento, concorda? 

Já as mensagens por aplicativos, como WhatsApp, podem ser bem úteis.

Para te ajudar a entender melhor, descrevemos cada um dos tipos de atendimento ao cliente a seguir:

Atendimento presencial

Este é o tipo de atendimento mais clássico. O contato com o cliente pode ser presencial no estabelecimento ou à domicílio, dependendo da sua área de atuação.

Nesse atendimento, é importante ser cordial, praticar a escuta ativa e sanar todas as dúvidas do cliente. É importante demonstrar interesse pelo cliente, pois a forma como tratamos a pessoa presencialmente pode causar uma impressão boa ou ruim do negócio.

Veja mais: Como melhorar o atendimento ao cliente?

Atendimento telefônico

Essa abordagem também necessita de uma boa prática de escuta ativa. 

Além disso, muitas vezes, o cliente recebe a ligação e pode não estar tão conectado com a mensagem que está sendo passada.

Por isso, é muito importante que você seja direto e claro quando for fazer atendimento via telefone.

Atendimento por e-mail

No e-mail, o atendimento pode ser um pouco mais extenso do que em outras plataformas de mensagem, pois ele dá margem para a pessoa responder com mais calma e mais tempo – diferente das mensagens instantâneas do WhatsApp.

Entretanto, por ser uma mensagem escrita, é muito importante caprichar na clareza e evitar ao máximo qualquer tipo de ambiguidade.

Leia mais: Frases prontas para atendimento ao cliente WhatsApp: Ideias para Marcenarias

Atendimento via chat online

Nesse tipo de atendimento, é possível oferecer suporte rápido e ágil para o cliente, diretamente pelo site da empresa.

Entretanto, geralmente o atendimento inicial via chat online é feito com o uso de bots, que irão triar o cliente e assim garantir que ele seja transferido para o atendimento que precisa.

Depois disso, um atendente poderá entrar em contato, ainda no chat, com essa pessoa.

Lembrando que esse atendimento também precisa ser bem claro e transparente, pois como você estará escrevendo para o cliente, é importante evitar ambiguidades.

Atendimento em redes sociais

Dentre os tipos de atendimento ao cliente mais usados atualmente, não podemos deixar de citar o atendimento em redes sociais.

Cada vez mais pessoas entram em contato com empresas e profissionais pelas redes sociais, como Instagram e Facebook.

Esse é mais um canal que precisa de clareza nas mensagens.

Leia mais: Como atender um cliente pelo WhatsApp na sua gráfica?

Atendimento por aplicativos de mensagens

Por fim, temos ainda um dos tipos de atendimento ao cliente preferido de muitos: os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Nesse tipo de atendimento, é muito importante manter a clareza e a organização. Alguns pontos a serem considerados para isso:

  • Organizar funis ajuda a ter uma visão mais clara da etapa de compra de cada cliente;
  • Ter um único número de celular para o atendimento de todos os setores facilita o dia a dia do cliente e da empresa;
  • Ter mensagens automáticas e programadas também facilita esse atendimento.

E sabe como você pode conseguir tudo isso? Com o Chatme da Calcme, integrado no sistema de gestão de marcenaria e gráficas!

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