Quais os principais tipos de atendimento ao cliente?
Você sabia que existem diferentes tipos de atendimento ao cliente? Cada um possui as suas próprias características e necessidades, e é muito importante que o seu time de atendimento esteja preparado para cada um deles.
Assim, torna-se possível promover uma experiência memorável para o seu cliente.
Neste texto da Calcme, sistema para gráficas e sistema para marcenarias, você entenderá melhor esse assunto. Acompanhe e confira!
Quais os principais tipos de atendimento ao cliente?
Existem muitos tipos de atendimento ao cliente. Cada um possui as suas particularidades.
É válido destacar, antes de entender os tipos, que nem todos os negócios podem necessitar de todos eles.
Por exemplo, a sua marcenaria não necessariamente será beneficiada de um autoatendimento, concorda?
Já as mensagens por aplicativos, como WhatsApp, podem ser bem úteis.
Para te ajudar a entender melhor, descrevemos cada um dos tipos de atendimento ao cliente a seguir:
Atendimento presencial
Este é o tipo de atendimento mais clássico. O contato com o cliente pode ser presencial no estabelecimento ou à domicílio, dependendo da sua área de atuação.
Nesse atendimento, é importante ser cordial, praticar a escuta ativa e sanar todas as dúvidas do cliente. É importante demonstrar interesse pelo cliente, pois a forma como tratamos a pessoa presencialmente pode causar uma impressão boa ou ruim do negócio.
Veja mais: Como melhorar o atendimento ao cliente?
Atendimento telefônico
Essa abordagem também necessita de uma boa prática de escuta ativa.
Além disso, muitas vezes, o cliente recebe a ligação e pode não estar tão conectado com a mensagem que está sendo passada.
Por isso, é muito importante que você seja direto e claro quando for fazer atendimento via telefone.
Atendimento por e-mail
No e-mail, o atendimento pode ser um pouco mais extenso do que em outras plataformas de mensagem, pois ele dá margem para a pessoa responder com mais calma e mais tempo – diferente das mensagens instantâneas do WhatsApp.
Entretanto, por ser uma mensagem escrita, é muito importante caprichar na clareza e evitar ao máximo qualquer tipo de ambiguidade.
Leia mais: Frases prontas para atendimento ao cliente WhatsApp: Ideias para Marcenarias
Atendimento via chat online
Nesse tipo de atendimento, é possível oferecer suporte rápido e ágil para o cliente, diretamente pelo site da empresa.
Entretanto, geralmente o atendimento inicial via chat online é feito com o uso de bots, que irão triar o cliente e assim garantir que ele seja transferido para o atendimento que precisa.
Depois disso, um atendente poderá entrar em contato, ainda no chat, com essa pessoa.
Lembrando que esse atendimento também precisa ser bem claro e transparente, pois como você estará escrevendo para o cliente, é importante evitar ambiguidades.
Atendimento em redes sociais
Dentre os tipos de atendimento ao cliente mais usados atualmente, não podemos deixar de citar o atendimento em redes sociais.
Cada vez mais pessoas entram em contato com empresas e profissionais pelas redes sociais, como Instagram e Facebook.
Esse é mais um canal que precisa de clareza nas mensagens.
Leia mais: Como atender um cliente pelo WhatsApp na sua gráfica?
Atendimento por aplicativos de mensagens
Por fim, temos ainda um dos tipos de atendimento ao cliente preferido de muitos: os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
Nesse tipo de atendimento, é muito importante manter a clareza e a organização. Alguns pontos a serem considerados para isso:
- Organizar funis ajuda a ter uma visão mais clara da etapa de compra de cada cliente;
- Ter um único número de celular para o atendimento de todos os setores facilita o dia a dia do cliente e da empresa;
- Ter mensagens automáticas e programadas também facilita esse atendimento.
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