Conheça 4 técnicas de vendas para marcenaria
Boas técnicas de vendas para marcenaria podem (e vão) fazer toda a diferença no seu negócio. Afinal, muitas vezes a sua marcenaria está a um passo de vender mais, simplesmente ajustando alguns pontos no processo de vendas.
Neste artigo, a Calcme – sistema para marcenarias – vai te ajudar a entender 4 aspectos básicos que vão guiar a sua equipe de vendas (ou você mesmo, caso você seja o dono e também o vendedor).
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Conheça algumas técnicas de vendas para marcenaria e venda mais (com menos esforço)
Não existe processo de vendas engessado e robótico. Cada cliente é único e vai ter as necessidades e objeções também únicas. Por isso, o ideal é que você sempre tenha em mente que o processo de vendas pode ter um roteiro, mas ele vai ser adaptado conforme cada caso.
A seguir, veja 4 dicas práticas que vão te ajudar a montar um roteiro muito interessante para chegar no fim do ano com mais clientes fechados e com mais móveis planejados na fila de produção.
Depois, veja mais conteúdos:
- Como controlar a manutenção das máquinas da sua marcenaria
- Como aumentar o engajamento dos montadores/marceneiros da sua marcenaria
- Como controlar a saída de ferramentas para montagem na marcenaria
- Como controlar a produção da sua marcenaria
Faça as perguntas certas e use as respostas como argumentos
Toda venda começa com boas perguntas. Não adianta querer empurrar um produto ou serviço para quem não quer comprar. Afinal, isso compromete o processo e também toda a estrutura do seu negócio.
Portanto, comece fazendo perguntas estratégicas. As respostas dessas perguntas serão usadas, depois, como argumentos para convencer o cliente de algo que ele mesmo disse.
Exemplos de perguntas:
- O que uma cozinha sob medida ajudaria, hoje, na sua vida?
- O quanto mais espaço no armário da lavação otimizaria o espaço da sua casa toda?
- Você pensa em vender o imóvel no futuro?
Entre outras perguntas que vão gerar respostas importantes no processo de vendas e que você poderá usar na sua argumentação futura.
Valorize o projeto do cliente e gere autoestima nele
Em um estágio já mais avançado no processo de vendas, com o projeto 3D pronto, você pode (e deve) elogiar o projeto para o cliente.
Isso fará com que o potencial cliente eleve a autoestima e realmente enxergue o projeto como algo incrível e que merece a atenção dele.
Crie pequenos bônus e estímulos certos
Simplesmente dar um desconto de maneira aleatória não criará o efeito que você gostaria de criar. E o mesmo vale para outros tipos de bônus, por exemplo.
Por isso, tenha “engatilhado” algumas estratégias que vão ajudar e estimular o cliente a fechar o projeto na sua marcenaria. Entregue o “ouro” no momento certo, especialmente se a negociação travar em uma objeção mais complexa.
Tenha um produto acima da média
E por fim, claro, tenha um produto acima da média e que seja realmente “tudo isso”. No fim das contas, o cliente está procurando um produto de altíssima qualidade e isso precisa ser obrigação da sua marcenaria: entregar o melhor possível e encontrar diferenciais frente a concorrência.
Lembre-se que vender móveis sob medida é muito mais do que vender móveis. É vender sonhos, projetos, valorização imobiliária, otimização de espaço e economia de longo prazo.
Faça o cliente enxergar esses benefícios, mas sem esquecer do básico, que é ter um produto de alto padrão e qualidade.
Conte com a Calcme – sistemas para marcenaria – para te ajudar a focar nas vendas: deixe que o sistema organize toda a sua marcenaria para que você ganhe tempo e possa investir e estudar os melhores processos de venda para o seu negócio.