Tabela de preços para marcenaria: Veja como fazer
Ter uma tabela de preços para marcenaria é um bom ponto de partida para garantir o padrão nas cobranças que são feitas dos seus clientes. Além disso, fica mais fácil controlar o lucro e os valores que entram e saem do seu caixa, possibilitando assim uma vida financeira muito mais saudável para a sua empresa.
Mas quais passos seguir para conseguir esse resultado? Neste guia da Calcme – sistema para marcenaria -, vamos te ajudar a entender melhor como fazer isso. Acompanhe.
Como fazer tabela de preços para marcenaria?
Você pode seguir alguns passos super simples e práticos para construir a sua tabela de preços para marcenaria, de modo a organizar melhor as finanças do seu negócio. A seguir, descrevemos alguns pontos que podem te ajudar nesse objetivo:
1. Identifique os custos diretos e indiretos
O primeiro passo, obviamente, é saber quais são os custos que a sua empresa precisa pagar para poder funcionar da melhor maneira possível.
Para isso, liste todos os materiais e insumos usados em cada produto ou serviço, como no caso da madeira, ferragens, acabamentos, entre outros.
Além disso, não se esqueça de contar o custo da mão de obra diretamente envolvida na produção, considerando o tempo de trabalho e a complexidade de cada projeto.
Avalie também as despesas fixas, como aluguel, energia elétrica, manutenção de equipamentos e impostos. Esses custos devem ser distribuídos proporcionalmente nos produtos.
Veja mais: Atendimento humanizado exemplos para a sua marcenaria
2. Determine a margem de lucro
Encontrar uma boa margem de lucro também é algo muito importante para a saúde e o sucesso de qualquer empresa ou negócio. No caso da marcenaria, uma margem comum fica entre 20% e 50%, dependendo do mercado e da complexidade do projeto.
Você deve avaliar o seu caso, analisando como se torna possível atingir um lucro saudável e que, ao mesmo tempo, esteja alinhado com o público-alvo. Ou seja, seu valor final deve estar adequado ao público que você quer atingir.
3. Pesquise o mercado e montagem da tabela
Analise os preços praticados por concorrentes e lojas locais. Assim, você consegue ajustar os valores de acordo com a realidade do mercado e evita preços excessivos ou defasados. Dessa maneira, ficam muito mais saudáveis os valores que serão cobrados dos seus clientes.
Por fim, organize os preços em uma tabela, descrevendo os detalhes de cada produto ou serviço, como tipo de madeira, acabamentos e tamanhos. Sempre a atualize conforme o necessário.
Leia mais: Contrato de serviços de marcenaria simples Word: Veja aqui
Utilize ferramentas para orçamentos automáticos
Além de conseguir fazer a sua tabela de preços para marcenaria, que tal utilizar ferramentas que possibilitem a você a oportunidade de organizar muito mais essa parte do dia a dia da sua empresa?
É o caso da Calcme, uma ferramenta feita para a sua marcenaria gerar orçamentos automáticos, organizar todas as finanças e ainda gerenciar diferentes atividades da sua empresa.
Faça o seu teste grátis em nossa plataforma e veja como podemos te ajudar a ir cada vez mais longe!