Serra circular para marcenaria: Como escolher?

Serra circular para marcenaria: Como escolher?

Está procurando uma serra circular para marcenaria, mas ainda não sabe o que levar em consideração na sua seleção? Neste texto da Calcme – sistema para marcenarias -, vamos te ajudar a selecionar o modelo adequado para o seu caso.

Acompanhe e confira as nossas dicas de hoje!

Como escolher uma serra circular para marcenaria?

A realidade é que não existe a melhor serra circular para marcenaria, pois tudo depende das necessidades da sua produção.

Se você tem grandes volumes de produção, pode ser que precise de uma serra mais robusta. Caso a produção seja menor, pode-se encontrar uma alternativa mais compacta, e assim por diante.

A seguir, apresentamos algumas considerações que podem te ajudar nessa seleção. Confira”

Potência do motor

A potência do motor é um dos fatores mais importantes na escolha de uma serra circular para marcenaria

Isso porque motores mais potentes são capazes de cortar materiais densos com maior facilidade e eficiência. 

Isso significa que, para trabalhos leves, uma potência entre 1000 e 1500 watts pode ser suficiente, mas projetos mais exigentes demandam motores acima de 1800 watts. 

Avalie também o consumo energético, garantindo que a seleção esteja dentro dos seus limites de orçamento, por exemplo.

Veja mais: Como fazer orçamento marcenaria word?

Diâmetro e tipo da lâmina

O diâmetro e o tipo da lâmina usada são fatores que podem fazer toda a diferença na sua produtividade diária, sabia? Por isso, é muito importante considerar esses aspectos. Veja as considerações:

  • Diâmetro: O diâmetro da lâmina determina a profundidade máxima de corte da serra circular. Lâminas maiores, como as de 7 1/4 polegadas, são mais versáteis e conseguem cortar tábuas e chapas espessas. Já as lâminas menores oferecem mais controle e precisão para cortes delicados. 
  • Tipo: O tipo da lâmina também importa, pois lâminas com mais dentes produzem cortes finos e detalhados, ideais para acabamentos, enquanto lâminas com menos dentes são melhores para cortes rápidos em materiais grossos. 

Profundidade de corte ajustável

A profundidade é outro fator relevante que você não pode deixar de considerar. Se você deseja cortes mais profundos, precisará de uma serra circular para marcenaria que permita isso.

Caso procure por algo que seja mais ajustável, avalie se o equipamento disponibiliza essa funcionalidade.

Presença de guias e ajustes de ângulo

Guias e ajustes de ângulo são fundamentais para garantir precisão nos cortes. Uma serra com guia laser ou régua paralela facilita cortes retos e consistentes, enquanto os ajustes de ângulo são indispensáveis para cortes chanfrados e em esquadria. 

Verifique se os ajustes possuem marcas claras e fáceis de ler, além de travas que assegurem a estabilidade do ângulo escolhido. 

Tudo isso pode auxiliar na hora de fazer a seleção da melhor serra para o seu caso.

Leia mais: Como abrir uma marcenaria do zero?

Recursos de segurança e durabilidade

Por fim, avalie os recursos de segurança que estão disponíveis e pesquise sobre a durabilidade da serra circular para marcenaria.

Busque modelos com protetores de lâmina automáticos, freios elétricos e empunhaduras emborrachadas para maior controle. 

Além disso, analise a robustez da serra para avaliar sua potencial durabilidade. Assim, é possível selecionar uma alternativa com melhor custo-benefício.

Esperamos que este guia possa te ajudar na sua seleção!

Sistema para marcenarias - Calcme