Quanto ganha dono de uma gráfica? Veja alguns estudos e ideias!
Entender quanto ganha dono de uma gráfica é um dos primeiros passos que muitos empreendedores dão para tentar entender se vale a pena se aventurar nesse mercado. Embora não seja a melhor forma de enxergar o copo meio cheio, é possível entender um pouco mais sobre o mercado dessa maneira. A Calcme vai te ajudar. Continue lendo!
Veja quanto ganha dono de uma gráfica
Para entender quanto ganha dono de uma gráfica, é preciso considerar todos os seus custos, investimentos e então observar o seu pro-labore. E justamente por isso, é impossível precisar exatamente qual será o salário de um empreendedor do ramo gráfico, já que o pro-labore ou o valor retirado da empresa pode ser totalmente diferente de um caso para o outro.
Em alguns casos, o pro-labore é apenas protocolar, onde o empreendedor acaba não retirando salário da empresa pois ela ainda não está madura o suficiente. Já em outros casos, o pro-labore é exatamente o quanto é destinado da conta da empresa para a conta pessoal do empreendedor.
No entanto, é possível dizer que o mercado gráfico, mesmo com o crescimento da internet, segue sendo um ótimo modelo de negócios. Afinal, as pessoas continuam precisando de documentos impressos, catálogos impressos, folders e flyers de divulgação e outros materiais personalizados. Cabe ao empreendedor pesquisar e identificar as lacunas do mercado para entrar com uma solução mais vantajosa, adequada e interessante para atender os clientes. Desta forma, será possível ganhar muito dinheiro com uma gráfica rápida ou industrial. Inclusive, temos um artigo para te ajudar nisso: como ter uma gráfica de sucesso.
Quanto tempo leva para a gráfica dar dinheiro?
Uma gráfica pode dar dinheiro já no seu começo, como pode nunca dar dinheiro se não for bem administrada. Afinal, a indústria gráfica é muito robusta e por isso é muito comum que as cifras envolvidas sejam muito grandes. Tanto na linha de recebidos, quanto na linha de saídas. Só para você ter ideia, é possível gastar até R$50.000,00 para comprar alguns simples equipamentos de acabamentos gráficos. E aqui não estão inclusas as impressoras.
No entanto, o valor agregado em cima de um produto gráfico é muito grande. Muitas vezes chega a beirar 300% de rentabilidade em cima da matéria prima. Por isso, ter lucro em uma gráfica vai depender do tamanho do investimento inicial. Ir aos poucos, criar caixa e capitalizar o seu negócio é o caminho mais saudável. Inclusive, conte com o sistema da Calcme para te ajudar nisso, controlando em detalhes todos os fluxos financeiros do seu negócio. Faça um teste grátis ainda hoje.
O que dá mais dinheiro dentro de uma gráfica?
A lucratividade de uma gráfica está, muitas vezes, no seu produto carro-chefe. Isto é, aquele produto que sai todos os dias. Por isso, é preciso trabalhar e construir a sua rotina para entender que produto será esse.
Há produtos com um valor agregado enorme no ramo gráfico. Como por exemplo, aqueles que têm alto valor sentimental envolvido. Fotos, convites, materiais publicitários e outros materiais que, de alguma forma, trarão resultados para alguém ou para uma empresa.
Por isso, entender quanto ganha dono de uma gráfica não é uma simples conta matemática – embora seja também. Afinal, cada gráfica tem uma realidade, um tipo de negócio e um carro-chefe.