Qual o objetivo da comunicação visual?
Você já se questionou qual o objetivo da comunicação visual? Muitas pessoas têm essa mesma dúvida, e por isso nós da Calcme Sistema para Comunicação Visual preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Quem sabe você descobre uma área de atuação interessante para você? Acompanhe!
Qual o objetivo da comunicação visual?
Basicamente, o objetivo da comunicação visual está envolvido com a transmissão de informações, mensagens ou ideias, por meio do visual, utilizando uma série de elementos para isso, como:
- Cores;
- Imagens;
- Tipografia;
- Gráficos;
- Design.
Cada detalhe, em uma peça de comunicação visual, é pensado para um público-alvo específico, visando uma série de objetivos diferentes. Isto é, o objetivo geral da comunicação visual, como o próprio nome diz, é comunicar.
No entanto, existem muitos outros objetivos por trás de cada peça, como podemos ver na lista abaixo:
1. Transmitir informações
Um dos pilares da comunicação visual é transmitir informações de forma clara e que seja compreensível para o público, auxiliando no entendimento de conceitos.
2. Reforçar uma mensagem
A escolha das cores, o desenvolvimento do logotipo e elementos visuais ajudam a reforçar uma mensagem ou uma marca, tornando-a memorável e sempre presente na mente das pessoas.
3. Transmitir emoções
Um design nunca é feito de uma forma aleatória, pois na comunicação visual ele deve ter o poder de transmitir emoções e sentimentos específicos, de modo que isso possa complementar a mensagem ou a marca.
4. Facilitar a compreensão
A comunicação visual também atua diretamente com a compreensão que uma mensagem pode proporcionar àquele que tem contato com ela. É o caso de gráficos, infográficos e diagramas que permitem a simplificação de conceitos.
Veja também: Quem trabalha com comunicação visual faz o quê?
5. Promover produtos e serviços
A promoção de produtos por meio de designs específicos é um dos pontos principais da publicidade e propaganda, estando dentro da comunicação visual.
6. Orientar e direcionar
Além de se envolver com identidades e marcas, a comunicação visual também ajuda a orientar e a direcionar, como no caso de placas informativas, por exemplo.
Por isso, trata-se de uma área de atuação que pode ser muito promissora, tendo em vista todas as suas frentes diferentes.
7. Construir uma identidade
Por fim, podemos dizer que o objetivo da comunicação visual é, também, construir a identidade de uma empresa ou marca. Os elementos visuais, a tipografia e as cores criam uma identidade única para determinada marca.
Para exemplificar, basta pensarmos na tipografia da Coca-Cola e perceberemos o quanto detectamos algo da marca apenas pelas cores, pelo texto, elementos visuais, etc.
Comunicação visual é uma área em crescimento
Devido ao objetivo da comunicação visual ser tão importante para as empresas e os negócios, essa é uma área de atuação que tem crescido a cada dia.
Cada vez mais profissionais têm ingressado nesse mercado promissor, construindo carreiras sólidas e desenvolvendo uma carteira de clientes bem abastecida.
Por isso, se você deseja saber mais sobre o mercado de comunicação visual, leia o nosso artigo sobre o assunto e invista nessa área que pode ser de grande sucesso.
Com as ferramentas certas e o conhecimento adequado, você poderá construir uma carreira escalável e bastante frutífera. E se precisar de auxílio na otimização do seu negócio, lembre-se de que a Calcme Sistema para Comunicação Visual está ao seu lado nessa jornada!