Saber escolher a melhor serra para marcenaria é fundamental para que o dia a dia da produção seja mais otimizado e ágil.
Entretanto, o que considerar nesse tipo de escolha? O que levar em consideração nesses casos? Neste texto da Calcme – sistema para marcenarias -, vamos te ajudar com esse objetivo. Acompanhe e confira as nossas dicas!
Qual a melhor serra para marcenaria? Veja como escolher
A serra para marcenaria precisa ser escolhida adequadamente para garantir que o trabalho possa ser executado da melhor forma possível.
Afinal, as ferramentas fazem toda a diferença na nossa rotina de trabalho, concorda? E no caso da escolha da serra, não é diferente.
Para te ajudar, elencamos alguns pontos que podem ser usados na sua análise. Veja só:
Tipo de corte necessário
O primeiro passo para selecionar a melhor serra para marcenaria é entender qual o tipo de corte que você precisa, necessariamente.
Isso porque existem cortes longos, curtos, retos, curvos, e assim por diante. Basicamente, as opções abaixo são indicadas em cada caso:
- Serra circular: Ideal para cortes retos e longos.
- Serra tico-tico ou de fita: Ideal para cortes que são curvos ou precisam de detalhes.
- Serras meia-esquadria: São ideias para cortes angulados, ou em 45 graus, por exemplo. Essas serras oferecem mais precisão.
Lembrando que o tipo de madeira também pode influenciar consideravelmente na serra para marcenaria que deverá ser adquirida.
Você deve avaliar se a serra em questão é adequada para materiais mais macios ou mais densos, por exemplo. Essa análise faz toda a diferença na otimização do seu trabalho.
Veja mais: Como abrir uma marcenaria do zero?
Potência e capacidade
A potência e a capacidade de corte são pontos que devem ser levados em conta com bastante atenção.
As ferramentas de maior potência, como serras circulares de 1.200 a 1.800 watts, lidam bem com madeiras duras, por exemplo.
Já para projetos menores, modelos com menor potência podem ser suficientes e mais econômicos.
Além disso, a capacidade de corte, como a profundidade máxima alcançada pela lâmina, deve ser adequada ao tipo de madeira e espessura utilizada.
Assim, é possível evitar travamentos e atrasos na execução do trabalho no dia a dia. Fique atento a isso.
Leia mais: Tipos de marcenaria: Conheça os principais
Facilidade de ajuste
Sabemos que o dia a dia no trabalho pode ser bastante corrido, por isso, ter a oportunidade de encontrar uma serra para marcenaria com facilidade de ajuste é essencial.
É o caso de verificar se a serra apresenta recursos como ajustes rápidos de profundidade de corte, inclinação de lâmina e controle de velocidade.
Modelos com escalas graduadas bem visíveis e sistemas de travamento seguros também facilitam o alinhamento exato da lâmina.
E para trabalhos que exigem cortes repetitivos, serras com guias e gabaritos integrados são ideais.
Tudo isso pode tornar a sua produção mais ágil, precisa e até mesmo qualificada.
Portabilidade
Ter que levar a sua serra para diferentes partes da sua marcenaria, ou até mesmo para o local onde tudo será montado, é outro ponto que merece atenção.
Se isso for necessário, avalie se as serras apresentam algum tipo de possibilidade de transporte facilitado.
Assim, é possível garantir mais praticidade no dia a dia e até mesmo menos desgaste dos marceneiros que precisarão transportar o equipamento.
Veja mais: Como fazer orçamento marcenaria word?
Segurança e durabilidade
Por fim, avalie a segurança e a durabilidade do equipamento que você deseja adquirir. Modelos com protetores de lâmina, sistemas de freio rápido e empunhaduras ergonômicas reduzem o risco de acidentes.
A presença de trava de segurança evita acionamentos acidentais, enquanto a ventilação adequada previne superaquecimentos.
Quanto à durabilidade, materiais resistentes como aço reforçado e componentes internos de alta qualidade são essenciais.
Avalie todos esses aspectos para escolher a melhor serra de marcenaria para o dia a dia da sua empresa!