Talvez você já tenha se perguntado qual a diferença entre logotipo e identidade visual. Isso porque, essa dúvida é muito recorrente, especialmente entre quem está iniciando no mercado de comunicação visual.
Para te ajudar, preparamos este guia com algumas considerações bem interessantes. Acompanhe.
Qual a diferença entre logotipo e identidade visual?
A construção de uma marca passa por elementos fundamentais que ajudam a comunicar sua mensagem e a se conectar com os potenciais clientes.
Entre os mais importantes estão o logotipo e a identidade visual, que, apesar de relacionados, possuem funções e características diferentes, mas que nem todas as pessoas sabem.
Quer entender a diferença entre eles? Abaixo, explicamos cada conceito em detalhes. Continue lendo.
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O que é o logotipo?
Para entender a diferença entre logotipo e identidade visual, é importante compreender o que é cada um deles, é claro.
Basicamente, podemos dizer que o logotipo é a representação visual principal de uma marca. Ele é um símbolo ou conjunto tipográfico projetado para ser reconhecido e associado à marca. Seu objetivo é transmitir a essência e os valores do negócio em um único elemento visual.
Existem diferentes tipos de logotipos:
- Tipográficos: Criados apenas com letras e fontes estilizadas (ex.: Coca-Cola).
- Com ícones: Utilizam símbolos gráficos associados à marca (ex.: Apple).
- Mistos: Combinam tipografia e ícones (ex.: Nike).
Trata-se de algo visual, que nos permite saber do que se trata logo quando “batemos o olho” na marca estampada em alguma coisa.
Vale ressaltar que o logotipo faz parte da identidade visual de uma marca, embora ele possa ser solicitado pelo seu cliente de forma avulsa. Isto é, seu cliente pode “encomendar” um logotipo sem necessariamente querer uma identidade visual completa.
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O que é a identidade visual?
A identidade visual, por sua vez, vai além do logotipo e contempla todos os elementos gráficos utilizados para representar a marca.
Ela é composta por paleta de cores, tipografias, padrões, ícones e outros elementos visuais que formam uma comunicação mais coerente. Sempre que vemos algo relacionado à identidade visual de uma marca, lembramos dela – como no caso da cor roxa do Nubank, por exemplo.
Sua função é criar uma experiência visual em todos os pontos de contato com o público. Por exemplo:
- Materiais impressos, como cartões de visita e catálogos;
- Mídias digitais, como sites e redes sociais;
- Uniformes, sinalizações e embalagens.
A identidade visual ajuda a diferenciar a marca no mercado e fortalece a memória do consumidor. Assim, sempre que um consumidor vir algo relacionado à marca, saberá do que se trata.
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O que oferecer aos clientes?
Na verdade, não existe a melhor ou a pior opção para os seus clientes. Tudo depende de uma série de fatores que envolve o seu público-alvo, a sua habilidade em produzir uma identidade visual completa ou um logotipo, e assim por diante.
Além disso, tenha em mente que, em muitos casos, o logotipo isolado pode ser suficiente, especialmente quando estamos diante de uma empresa que está começando e quer algo mais acessível. Porém, para empresas que buscam posicionamento profissional, a identidade visual completa é mais recomendada.
Sendo assim, avalie o que pode ser mais coerente para o seu público e lembre-se, oferecer as duas opções permite atender diferentes perfis de clientes, garantindo que cada solução seja adaptada à realidade e aos objetivos do negócio.