Qual a diferença entre comunicação visual e design gráfico?

Qual a diferença entre comunicação visual e design gráfico?

Entender a diferença entre comunicação visual e design gráfico é muito importante, caso você esteja planejando entrar na área ou abrir um negócio neste ramo.

Enquanto que uma área é muito mais focada no projeto visual em si, a outra coloca a mão na massa para instalar lonas, placas e estruturas externas.

Neste artigo, a Calcme – sistema para comunicação visual te ajuda a entender mais sobre a diferença entre comunicação visual e design gráfico.

Continue lendo.

Veja também como ganhar dinheiro com comunicação visual.

Afinal, você sabe a diferença entre comunicação visual e design gráfico?

São duas áreas completamente diferentes, mas que se complementam de maneira muito ampla em várias situações.

A seguir, entenda mais sobre a diferença entre comunicação visual e design gráfico:

Design gráfico

Basicamente, o design gráfico é uma área criativa, onde o foco está no planejamento e produção de soluções gráficas. 

O design gráfico é mais do que apenas criar algo “bonito”. Mas sim, trata-se de combinar estética com alguma função prática para algum problema de comunicação.

O dia a dia de um designer gráfico é:

  • Criar layouts.
  • Manipular cores.
  • Trabalhar com fontes.
  • Elaborar imagens.
  • Entre outras coisas.

O trabalho que o designer faz não deixa de ser uma comunicação visual. Embora que, por definição, a área da comunicação visual está mais voltada para a parte técnica, de montagem, impressão e instalação.

Continue lendo para saber mais sobre a comunicação visual.

Entenda como administrar uma empresa de comunicação visual.

Comunicação visual

Já a comunicação visual, por sua vez, está mais focada na parte “analógica” do processo. Enquanto que o designer cria a arte do banner, a empresa de comunicação visual imprime o banner e instala ele no local adequado.

Ou seja, a empresa de comunicação visual está muito mais focada na instalação de placas, sinalizações, painéis, banners, etc.

Mas além disso, a empresa também pode fornecer impressão, prestação de serviços para manutenção, iluminação e projetos de comunicação visual. Além de poder ter, também, um designer gráfico que trabalha internamente para criar todos os materiais gráficos.

Ferramentas e atividades

Cada área vai ter as suas próprias habilidades e demandas.

As ferramentas também serão exclusivas, já que o designer vai trabalhar mais na frente do computador e a empresa de comunicação visual vai estar mais “na rua”, instalando e fazendo outras coisas.

Veja um exemplo de ferramentas usadas:

  • Designer: Software de design (Adobe Illustrator, Photoshop, etc.), mesa digitalizadora, materiais de desenho e outras coisas em frente a telas.
  • Empresa de comunicação: Ferramentas de gestão de projetos, impressoras plotter, materiais de corte, solda e furação, entre outras coisas.

Já do ponto de vista de atividades:

  • Designer: Cria o design de logotipos, criação de layouts para impressos e digitais, ilustração, edição de fotos para outdoor e impressos grandes e de alta qualidade.
  • Empresa de comunicação: Planejamento de campanhas, serviços de instalação de ferragens para suporte de banners, instalação de outdoors, instalação de iluminação para os projetos de comunicação, entre outras coisas.

Pois é. As diferenças são muitas. 

Mas como mencionamos no início deste artigo: são áreas completamente diferentes, mas que se complementam em vários aspectos. Um precisa do outro.

Essa é a Melhor Oportunidade do Ano para transformar a gestão da sua Gráfica ou Marcenaria com uma condição especial.