Quais os serviços de comunicação visual? Entenda!
Os serviços de comunicação visual são muito diversos. Afinal, existem muitos tipos de serviços diferentes e que precisam ser atendidos por uma empresa com a estrutura suficiente para dar qualidade e agilidade.
Neste artigo, a Calcme te ajuda a entender tudo sobre quais os serviços de comunicação visual.
Acompanhe!
Veja também como apresentar uma empresa de comunicação visual.
Você sabe quais os serviços de comunicação visual? Entenda os 4 principais serviços
Diferente de uma gráfica convencional, os serviços de comunicação visual não se referem à impressão de grandes tiragens ou milheiros de algum material publicitário. Mas sim, a sinalização, comunicação, placas e letreiros.
Os serviços de comunicação visual estão muito mais associados a trabalhos grandes, do que trabalhos de muitas tiragens.
Veja também como fazer a gestão de uma empresa de comunicação visual.
Veja abaixo, em 4 tópicos, no que se resume os serviços de comunicação visual:
- Sinalização de eventos e locais.
- Envelopamentos e pinturas.
- Sinalização digital.
- Design e arte.
Continue lendo para saber mais.
Veja também como trabalhar com comunicação visual.
Sinalização de eventos e locais
Esse é o carro-chefe da comunicação visual. Afinal, os trabalhos que são realizados pelas empresas desse nicho tem um objetivo muito específico: sinalizar espaços e informar as pessoas que estão frequentando o lugar.
Isso pode acontecer de inúmeras formas – e é aí que entram todos os tipos de formatos que a comunicação visual pode atender.
Veja alguns materiais que podem ser produzidos:
- Cartazes.
- Banners.
- Painéis.
- Sinalização.
- Displays.
- Letreiros luminosos.
- Adesivos.
- Totens.
- Faixas.
- Mídias digitais.
- Telas de LED.
- Envelopamento de veículos.
- Displays interativos.
- Displays de produto.
- Vitrines.
- Impressões em tecido.
- Pinturas murais.
- Embalagens personalizadas.
- Displays de mesa.
- Brindes promocionais.
Tudo isso pode se resumir em comunicação visual, desde que atenda a demanda de comunicar alguma coisa.
Entenda tudo sobre o que é um projeto de comunicação visual?
Envelopamentos e pinturas
Outro tipo de serviço de comunicação visual é o de envelopamento e pintura. Esse é um pouco menos conhecido, justamente porque não são todas as empresas que oferecem.
No entanto, é possível contar com as empresas de comunicação visual para, por exemplo, envelopar uma geladeira ou renovar um móvel.
Além disso, os envelopamentos também ganham espaço para ambientes de eventos, onde a preparação de um stand requer uma série de investimentos em design, comunicação e decoração.
Sinalização digital
Mais um dos serviços de comunicação visual que você pode considerar, caso queira abrir uma empresa no ramo, é a sinalização digital. Sim, digital!
Afinal, a comunicação visual também avançou tecnologicamente e hoje é possível alugar ou vender equipamentos de última geração, como telões luminosos.
Eles são encontrados em rodovias, grandes fachadas de prédios, eventos e vários outros ambientes. Não há custos de impressão, minimizando impactos no meio ambiente e otimizando custos.
Leia mais: Programa para empresa de comunicação visual
Design e arte
E ainda, mais um dos serviços de comunicação visual que você pode encontrar em uma empresa especializada, é o de design e direção de arte. Tanto para produzir as peças, quanto para produzir outros materiais que você queira fazer, como o logotipo da sua empresa.
Não são todas as empresas que trabalham dessa forma, aceitando trabalhos que não sejam de comunicação visual. Mas algumas, sim.
A comunicação visual é abrangente e pode cercar vários projetos. Por isso, é um mercado em constante desenvolvimento e evolução.
Por onde começar a prestar serviços de comunicação?
Além de compreender quais os principais tipos de serviços de comunicação, é interessante saber como iniciar nessa área de atuação, não é mesmo?
Afinal, quais passos podem ser dados para consolidar uma carreira relevante no futuro? A seguir, descrevemos cinco pontos que podem te ajudar nessa missão importante!
1. Defina um nicho de mercado
Antes de qualquer coisa, considere pesquisar quais são os principais nichos do mercado e defina aquele para o qual você irá trabalhar.
Pode ser que você até pense na ideia de atender os mais diversos tipos de nichos, porém, especializar-se pode ser mais interessante, já que, aos poucos, você se torna uma referência no mercado que atuar.
Para escolher, é importante fazer uma pesquisa para descobrir quais áreas realmente têm busca por parte dos clientes. Além disso, avalie os nichos de acordo com os seus interesses, habilidades, etc. Tudo isso pode te ajudar no começo.
2. Desenvolva seu portfólio
Com base na área para a qual você quer trabalhar, comece a construir o seu portfólio. Não precisa colocar apenas trabalhos para os quais você recebeu pago. Você pode criar um portfólio baseado em artes e materiais que você mesmo criou sem que fosse para um cliente final.
Essa é uma maneira de mostrar as suas habilidades e estilos, de modo a construir, aos poucos, o seu nome no mercado.
Lembre-se de que o seu portfólio precisa ser bem estruturado, dividido em seções, com a descrição de cada projeto e assim por diante. Capriche nessa etapa.
Veja mais: Como fazer um portfólio digital design gráfico
3. Crie a sua presença online
A sua presença online pode te ajudar na hora de vender serviços de comunicação. Essa presença pode ser feita nas redes sociais, em site, enfim! Onde você acreditar que o seu público-alvo está, para que se torne viável aparecer para eles.
Lembrando que é muito importante criar a sua própria identidade visual, para que as pessoas já a associem ao seu serviço.
Você pode publicar conteúdos com dicas, informações, entre outros materiais que possam ser úteis para o público e instigar a compra do seu trabalho.
4. Participe de eventos
Eventos de comunicação visual são ótimos para você divulgar os seus serviços. Pesquise sobre os eventos que vão acontecer na sua região e invista nesse posicionamento estratégico. Essa pode ser uma excelente forma de se destacar e de conquistar os seus primeiros clientes de serviços de comunicação.
5. Considere iniciar com valores mais acessíveis
Por fim, lembre-se de que você está iniciando no ramo de serviços de comunicação. Logo, é válido cobrar um valor mais acessível para os seus clientes.
À medida que você adquire experiência, pode ir elevando o seu valor, pouco a pouco. Assim, é possível ir fortalecendo o seu nome no mercado, conquistando mais clientes para adquirir experiência no início, e assim por diante.
Esperamos que essas dicas possam te ajudar nesse universo tão vasto da comunicação visual. Boa sorte!