Projeto de móveis: Como fazer?

Projeto de móveis

Quer fazer um bom projeto de móveis, mas não sabe exatamente como começar? Sabemos que podem surgir muitas dúvidas, especialmente quando somos iniciantes na área.

Pensando nisso, nós da Calcme – sistema para marcenarias -, vamos te ajudar a entender melhor esse processo, dando dicas que podem te ajudar a criar projetos incríveis. Acompanhe.

Como fazer projeto de móveis?

Para fazer projeto de móveis, alguns passos devem ser colocados em prática. Esses passos vão aumentar as chances de um bom resultado, garantindo a satisfação do seu cliente. Veja mais detalhes:

1. Defina as necessidades do cliente

Antes de iniciar qualquer projeto, é fundamental conversar com o cliente para entender o que ele espera dos móveis. 

Pergunte sobre suas preferências de estilo, a funcionalidade que ele quer alcançar no ambiente, o tipo de material e os acabamentos que ele prefere, entre outros detalhes.

Além disso, considere questões práticas como o espaço de armazenamento necessário, a disposição dos móveis no ambiente e como eles serão usados no dia a dia. 

Quanto mais detalhes forem dados pelo cliente, maiores são as chances de você desenvolver um projeto que o agrade verdadeiramente.

Veja mais: Plano de corte para marcenaria: Como fazer com precisão?

2. Tire as medidas do ambiente

Com as preferências do cliente definidas, o próximo passo é medir o espaço onde os móveis serão instalados. 

Nesse momento, é importante usar ferramentas precisas para garantir que todas as dimensões estejam corretas, levando em consideração a altura, largura e profundidade do ambiente. 

Além disso, não se esqueça de computar a localização de portas, janelas, tomadas e qualquer outro detalhe estrutural que possa interferir no projeto. 

3. Escolha o software de design

Para criar o projeto de móveis com precisão, escolha um software de design adequado. Há várias opções no mercado que permitem criar desenhos em 2D e 3D, facilitando a visualização do móvel e a apresentação ao cliente. 

Mas lembre-se, uma opção de software 3D para marcenaria pode fazer a diferença, pois permite uma visualização mais clara do ambiente, facilitando o desenvolvimento de todo o ambiente.

Na Calcme, você conta com UpMoob integrado à sua ferramenta de gestão.

4. Desenhe a estrutura do móvel

Ao selecionar o melhor software 3D para marcenaria, é hora de desenhar o móvel, pelo menos a sua parte estrutural.

No UpMoob, você tem a facilidade de acessar uma biblioteca completa de móveis, que pode te ajudar a acelerar essa etapa, moldando ambientes de forma ágil e muito eficiente.

5. Personalize materiais e acabamentos

Com a estrutura do móvel já pronta, vamos agora para a personalização dos materiais e do acabamento. Sim, tudo isso faz parte do projeto de móveis para o seu cliente!

Escolha entre madeira, MDF, compensado ou outros materiais que sejam adequados ao estilo e ao orçamento do cliente. Defina também os acabamentos, como tipos de pintura, laminados, vernizes ou texturas.

Quanto mais alinhado com as expectativas do cliente, melhor.

Leia mais: Como assinar documentos pdf na marcenaria?

6. Faça ajustes finais no design

Verifique se as medidas estão corretas e se a estrutura do móvel é funcional e prática. Confira se o design está de acordo com as expectativas do cliente, tanto em termos de aparência quanto de usabilidade.

Depois de tudo pronto, é só renderizar o projeto, fazer o plano de corte e partir para a instalação! 

Para que tudo isso flua da melhor forma, conte com o software 3D para marcenaria integrado à Calcme! Estamos aqui para te ajudar a crescer ainda mais a sua marcenaria. Solicite sua demonstração grátis e saiba mais!