Plano de corte para marcenaria: Como fazer com precisão?
O plano de corte para marcenaria precisa ser desenvolvido com bastante atenção. Caso contrário, pode acontecer a perda de materiais e até mesmo erros que impossibilitem a montagem dos móveis.
Mas o que considerar no plano de corte? Quais são os passos fundamentais? Neste guia da Calcme – sistema para marcenarias -, vamos te ajudar a entender melhor essa temática. Acompanhe e confira.
Como fazer um bom plano de corte para marcenaria?
Na hora de fazer o seu plano de corte para marcenaria, considere algumas etapas que te ajudam a manter uma maior otimização das peças e menor chances de erro. A seguir, descrevemos cada uma delas:
1. Saiba as medidas exatas
O primeiro ponto que devemos ter em mente é que as medidas do nosso projeto precisam ser exatas. Isto é, antes de iniciar o plano de corte, avalie se as medidas que estão no software estão condizentes com o ambiente onde serão instalados os móveis. Se houver divergências, há chances de os cortes serem equivocados.
Portanto, se necessário, meça mais de uma vez o espaço, garantindo assim que haja maiores chances de acerto no processo de corte e montagem posteriormente.
Veja mais: Como desenhar móveis 3D online?
2. Escolha bem os materiais
A escolha do material correto também faz toda a diferença na hora de desenvolver um plano de corte para marcenaria.
Sendo assim, procure identificar com antecedência o tipo de madeira ou chapa a ser utilizada (MDF, compensado, madeira maciça, etc.) e certifique-se de que suas dimensões estão alinhadas com as necessidades do projeto.
Além disso, escolha materiais de qualidade, que facilitem o corte e garantam um bom acabamento, pois materiais de baixa qualidade podem ter problemas na hora do corte, que prejudicam a precisão do resultado.
3. Utilize software de otimização de cortes
Para melhorar o aproveitamento das chapas e reduzir desperdícios, o uso de um software de otimização de cortes é uma das etapas mais importantes.
Na Calcme, sistema de gestão para marcenarias, você pode contar com um software 3D integrado, que oferece a você uma otimização nos cortes das peças, reduzindo o desperdício e as falhas.
Esse tipo de ferramenta organiza a disposição das peças a serem cortadas no material. Assim, você economiza tempo e dinheiro ao realizar cortes precisos e que realmente atendam às necessidades da produção.
Você pode solicitar uma demonstração grátis para conferir na prática como funciona o software 3D para marcenaria!
4. Considere as perdas das cerdas
Por fim, para fazer um bom plano de corte para marcenaria, lembre-se de considerar as perdas provocadas pela espessura das cerdas.
Afinal, essa “perda” de material durante o corte pode impactar o tamanho final das peças. Por conta disso, planejar as folgas necessárias entre os cortes evita que as peças saiam menores do que o esperado, garantindo a precisão do projeto.
Conheça o software 3D ideal para a sua marcenaria!
Viu só como fazer o seu plano de corte é mais fácil do que você imaginava? Com um software 3D para marcenaria, isso pode ser ainda mais fácil!
Venha conhecer a opção integrada à Calcme e transforme a sua maneira de produzir os seus móveis. Agende a sua demonstração grátis!