Pilares do atendimento ao cliente: confira quais são!

Pilares do atendimento ao cliente: confira quais são!

Você conhece os pilares do atendimento ao cliente? Sabe o que considerar na hora de oferecer a melhor experiência para quem chega à sua gráfica ou marcenaria? 

Neste guia da Calcme, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto, para que você possa oferecer o que há de melhor para os seus clientes. Acompanhe e confira!

Quais os pilares do atendimento ao cliente?

Existem diferentes pilares do atendimento ao cliente que podemos levar em consideração no dia a dia de nossas empresas. Inclusive, você pode encontrar diferentes pilares em conteúdos diversos.

Mas o principal deles sempre será atender às necessidades do seu cliente da melhor forma possível, isso é inegável, concorda?

A seguir, descrevemos alguns pilares baseados nessa premissa, para que você possa atuar da melhor maneira com seus clientes. Confira:

Pratique a empatia

A empatia é um dos pilares do atendimento ao cliente que, infelizmente, muitos atendentes ainda não incluíram no seu dia a dia.

Porém, é muito importante que saibamos nos colocar no lugar daquele que chega até nós. Por exemplo, em uma marcenaria, é provável que chegue alguém querendo realizar o sonho de mobiliar a casa da melhor forma, concorda?

Então, é imprescindível que o atendimento foque em realizar esse sonho, fazendo a pessoa perceber que está sendo escutada e acolhida.

Leia mais: Ideias para melhorar o atendimento ao cliente

Entenda e atenda às necessidades do cliente

Não tente apenas adivinhar o que o seu cliente quer, mas, sim, escute verdadeiramente. Isso porque, você até pode pensar que determinada escolha é melhor para o seu cliente, mas, antes de apresentar isso a ele, escute verdadeiramente o que ele tem a dizer.

Seu cliente possui as necessidades dele, e é importante que isso seja absorvido durante o atendimento. Dessa maneira, fica muito mais fácil atender o que ele realmente procura, podendo ser oferecido algo mais aprimorado, se necessário.

Comprometa-se em atender

Esteja comprometido durante o atendimento do seu cliente. Esse é mais um dos pilares que não pode ser negligenciado de forma alguma.

Infelizmente, ainda vemos muitos atendimentos que não dão a devida atenção ao cliente, apenas atendendo de maneira superficial. Mas você não deve agir dessa maneira se realmente quiser oferecer um atendimento de qualidade, ok?

Esteja comprometido com o momento e com a situação do seu cliente.

Cumpra o que foi combinado

Outro ponto de atenção, mas que às vezes é negligenciado, diz respeito ao cumprimento de tudo aquilo que foi combinado. Há pessoas que estabelecem prazos e não cumprem, ou deixam de entregar algo que foi prometido, e isso pode “queimar” a imagem da sua empresa.

Por isso, lembre-se de mais este pilar do atendimento ao cliente: cumprimento do que realmente foi combinado.

Veja mais: Dicas de atendimento ao cliente pelo WhatsApp

Procure superar as expectativas

Além de cumprir o que você prometeu, que tal ir além e superar as expectativas do seu cliente? Sem dúvidas, isso pode fortalecer ainda mais a imagem da sua empresa.

Afinal, você demonstra um carinho a mais no desenvolvimento da demanda do cliente, fazendo-o perceber valor no seu trabalho.

Esperamos que este guia possa te ajudar! Se precisar ir além nos seus atendimentos, conte com o Chatme, a plataforma de WhatsApp feita para marcenarias e gráficas. Impulsione o seu atendimento com a gente!