Ter uma lista de material para marcenaria pode te ajudar a organizar melhor o estoque do seu negócio. Assim, fica mais fácil conferir o que está disponível e o que falta, para garantir que todos os seus clientes sejam atendidos em tempo hábil.
Neste texto da Calcme, – sistema para marcenarias -, vamos te ajudar com uma lista feita pensando no seu negócio. Acompanhe e saiba mais!
O que não pode faltar na lista de material para marcenaria?
Existem muitos itens que não podem faltar na lista de material para marcenaria. A seguir, descrevemos alguns deles, mas sempre destacamos a importância de você avaliar o que realmente faz sentido para o seu negócio, ok?
Afinal, dependendo do público-alvo e das necessidades da sua produção diária, pode ser que haja alterações em alguns itens e acréscimo de outros.
Entretanto, no geral, a lista pode conter opções como:
Ferramentas
As ferramentas são indispensáveis em qualquer oficina de marcenaria, pois facilitam cortes, montagens e acabamentos.
Entre os itens básicos estão serrotes, martelos, formões, serras elétricas e furadeiras.
Se na sua marcenaria são feitos trabalhos mais elaborados, é interessante ter lixadeiras, tupias e parafusadeiras, pois elas permitem maior precisão e acabamento profissional.
É importante escolher ferramentas de boa qualidade, já que a durabilidade e a performance podem impactar diretamente nos resultados e na experiência dos seus clientes.
Veja mais: Quanto custa uma marcenaria completa?
Materiais de madeira e derivados
As madeiras e seus derivados também não podem ficar de fora da lista de material para marcenaria. Por exemplo, você pode ter MDF, compensado e MDP, pois costuma ser a base para a maioria dos projetos.
Outra opção que pode ser considerada nesta categoria são as lâminas de madeira, chapas laminadas e pranchas rústicas. Esses itens podem trazer mais versatilidade para o dia a dia, possibilitando o desenvolvimento de peças mais criativas e interessantes.
Fixadores e ferragens
Fixadores e ferragens garantem a montagem e o bom funcionamento das peças. Nessa categoria, entre os itens mais comuns estão parafusos, pregos, porcas, arruelas e buchas.
Além disso, ferragens como dobradiças, corrediças, puxadores e suportes para prateleiras são fundamentais para projetos de móveis.
É muito importante fazer uma boa escolha dos fixadores e das ferragens, já que ambos garantem que o móvel funcione adequadamente e seja, ao mesmo tempo, seguro.
Acabamentos
Para o acabamento, podemos incluir em nossa lista de material para marcenaria as tintas, vernizes, seladoras e esmaltes, que são opções para realçar a beleza da madeira ou criar uma superfície lisa e uniforme.
Além disso, lixas em diferentes gramaturas são indispensáveis para preparar a superfície antes da aplicação do acabamento.
Outro ponto de atenção são os adesivos, como colas específicas para madeira, para garantir uma montagem de qualidade.
Veja mais; Ideias criativas para marcenaria: Confira aqui!
Equipamentos de medição e segurança
Por fim, temos também os equipamentos que servem para medir e garantir a segurança na sua marcenaria.
Para isso, podemos contar com equipamentos como trenas, esquadros, níveis e paquímetros. Eles garantem medidas exatas e cortes bem alinhados.
Da mesma forma, a segurança não pode ser deixada de lado. Equipamentos como óculos de proteção, luvas, máscaras contra poeira e abafadores de ruído são fundamentais para proteger o marceneiro.
Agora você já sabe o que precisa garantir que esteja sempre disponível em sua marcenaria!