O que fazer com ripas de madeira?

Saber o que fazer com ripas de madeira na sua marcenaria é essencial para aproveitar as sobras e ainda faturar com elas, concorda?

Afinal, no dia a dia da marcenaria é muito comum que sobrem pequenas ripas, que não necessariamente poderiam ser usadas em peças grandes.

Por isso, fizemos este guia com considerações que podem te ajudar. Não deixe de conferir as ideias que nós da Calcme – sistema para marcenaria – preparamos para você!

O que fazer com ripas de madeira?

Se você ainda não sabe o que fazer com ripas de madeira, veja a lista de ideias que preparamos a seguir. Quem sabe, a partir de agora, você inicia uma produção que pode aumentar o faturamento do seu negócio com os restos de madeira? Veja só:

1. Workshops de marcenaria

Você já pensou em ensinar outras pessoas a fazer o que você faz, hoje, na sua marcenaria? Se ainda não, este pode ser um bom momento de expandir os negócios da sua empresa.

Oferecer workshops e cursos é uma boa ideia, e as ripas de madeira podem te ajudar.

Esses pequenos pedaços de madeira podem ser usados para você ensinar aspectos importantes do dia a dia na produção.

Você pode ensinar sobre acabamentos, pinturas, tratamento da madeira e muito mais, apenas com as ripas. Assim, os alunos testam na prática em uma escala pequena, ideal para iniciar a aprendizagem.

Sistema para marcenarias - Calcme

2. Pequenos itens decorativos

Alguns itens decorativos, como quadros e até mesmo porta-trecos, podem ser feitos com as ripas de madeira.

Eles podem complementar a venda dos seus móveis, bem como você pode expor os seus produtos em feiras de artesanato e decoração.

Dessa maneira, esses materiais são muito mais bem aproveitados e você pode estimular um consumo a mais dos seus clientes, potencializando as suas vendas.

3. Detalhes personalizados em móveis

Os detalhes personalizados em móveis podem ser um charme a mais que vai te ajudar a saber o que fazer com ripas de madeira.

Você pode fazer puxadores, ou até mesmo divisórias, garantindo que os seus clientes possam ter acesso a produtos totalmente exclusivos e com muita qualidade.

Analise os tamanhos das ripas que costumam sobrar e veja o que pode ser feito com cada tamanho, criando até mesmo uma espécie de fluxo.

Leia mais: Tabela de preço de mão de obra de marceneiro

4. Vender para o público

Não sabe o que fazer com ripas de madeira? Que tal vender diretamente para o público? Você pode disponibilizar a compra dessas ripas, e artesãos e outros marceneiros poderão adquirir diretamente na sua marcenaria – ou em um espaço propício para isso. 

Essa venda pode acontecer online também, facilitando o alcance e possibilitando que todas as ripas sejam úteis para algum consumidor.

Otimize a gestão da sua marcenaria

Agora que você sabe o que fazer com ripas de madeira, chegou a hora de colocar as ideias em prática. Mas não pare por aqui! Potencialize a gestão da sua marcenaria com um sistema inteligente, como a Calcme.

Torne o controle do estoque e insumos mais prático e otimize toda a produção, evitando desperdícios. Faça o seu teste grátis para saber mais!