O que é um projeto de comunicação visual? Entenda!

O que é um projeto de comunicação visual?

Ao entender o que é um projeto de comunicação visual é possível interpretar que uma série de atividades estão relacionadas a esse termo. Afinal, a comunicação visual é muito mais ampla do que a simples impressão de um banner ou mesmo de uma lona com a logo da empresa.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender o que é um projeto de comunicação visual completo e todas as etapas que ele precisa ter para estar 100% adequado às necessidades do cliente.

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Você sabe o que é um projeto de comunicação visual?

Um projeto de comunicação visual é um arranjo com todas as necessidades que o cliente tem para comunicar o seu negócio, produto ou serviço. 

O profissional de comunicação visual entra em cena para ajudar a organizar todos os processos e vender o que o cliente precisa.

Um projeto de comunicação visual pode ser organizado de várias formas:

  • No papel;
  • Em uma planilha;
  • Em um documento de texto;
  • Entre outros locais.

O projeto em si é a organização de tudo que vai ser feito, quando vai ser feito e como vai ser feito.

Veja também como está o mercado de comunicação visual.

Como é feito um projeto de comunicação visual

Cada profissional vai organizar o projeto de comunicação visual de uma forma diferente. Mas em linhas gerais, ele pode ser feito assim:

  • Necessidade do cliente;
  • Respeito a identidade visual;
  • Escolha dos materiais certos;
  • Iluminação do ambiente;

Continue lendo para saber detalhes de cada etapa.

Necessidade do cliente

A necessidade do cliente é um fator determinante e que faz toda a diferença para cada projeto de comunicação visual. O que o cliente precisa deve ser colocado no papel para que depois possa ser orçado e instalado de maneira ordenada.

Muitas vezes a necessidade do cliente é desconhecida por ele mesmo. Nesse caso, o profissional de comunicação visual precisa entrar em ação para oferecer o que o cliente precisa; e vender seu peixe.

Veja também: quem trabalha com comunicação visual faz o quê?

Pesquisa e análise de mercado

Antes de iniciar qualquer projeto de comunicação visual, a pesquisa e análise de mercado são etapas essenciais para garantir que o resultado esteja alinhado com o público-alvo e as tendências do setor. 

Nesta etapa, você deve buscar compreender a concorrência, identificar o comportamento e as preferências do público que o cliente deseja atingir e estudar as novidades e práticas que estão em alta no mercado. 

Respeito a identidade visual

Se a empresa já tem uma identidade visual feita por um designer, ela precisa ser seguida à risca. Para isso, peça o manual de marca que a agência de publicidade ou designer gráfico preparou para a marca que vai receber o material de comunicação visual.

Respeitar a identidade visual da empresa é fundamental para que o projeto funcione para aquela marca. Caso contrário, as cores e modelos ficarão destoantes – e isso não é bom para o branding.

Criação de layout e protótipos

Com base na pesquisa e nas necessidades do cliente, você pode desenvolver esboços e protótipos digitais que ilustram como o projeto visual será aplicado. 

Esta etapa é muito importante para que o cliente visualize o resultado do seu projeto como um todo, dando a ele a oportunidade de fazer sugestões e ajustes antes da produção. 

Além disso, protótipos possibilitam teste de cores, tipografias e outros elementos visuais em diferentes plataformas e formatos, o que pode garantir que o design seja de qualidade em diversas aplicações.

Veja mais: Melhor sistema para gráfica e comunicação visual: Como escolher?

Escolha dos materiais certos

O profissional de comunicação visual também precisa ajudar o cliente a escolher os materiais certos para o projeto. A escolha inadequada de cores, texturas e superfícies pode gerar muitos problemas no curto, médio e longo prazo.

Existe uma variedade de materiais que podem ser usados em um projeto comunicação visual. A escolha sempre será baseada no que a campanha deseja transparecer para os potenciais clientes. Por isso, um bom briefing é essencial para garantir a melhor seleção possível.

Teste e validação

Após a criação dos protótipos, os testes e validação do projeto são etapas que garantem bons resultados dos materiais visuais em diversas situações. 

Nesta fase, são realizados ajustes para verificar se os elementos visuais são claros, funcionam bem nos meios escolhidos e se transmitem a mensagem da maneira como se espera. 

Vale destacar que um projeto comunicação visual pode contar com testes desde a verificação da legibilidade dos textos em diferentes tamanhos e distâncias até a análise do impacto visual em ambientes com diferentes tipos de iluminação

Iluminação do ambiente

Alguns projetos de comunicação visual também precisam de iluminação. E nesse caso, é preciso orçar junto para que o cliente tenha uma ideia real de tudo o que vai ser feito. Cote um bom eletricista no projeto, se for o caso.

Assim, poderá proporcionar um acabamento com mais qualidade no projeto, o que aumenta a satisfação do cliente e a qualidade do resultado.

Veja mais: Software para comunicação visual: O que não pode faltar?

Instalação e acompanhamento

Por fim, um projeto comunicação visual conta ainda com o acompanhamento e a instalação dos materiais que foram desenvolvidos.

Após todo o planejamento e criação, é necessário garantir que a implementação seja realizada corretamente, seja em meios físicos, como banners e placas, ou digitais, como sites e redes sociais. 

O acompanhamento permite observar como o público interage com a comunicação visual, identificando possíveis melhorias ou ajustes de acordo com o feedback e o desempenho no ambiente onde foi instalada.

Erros que podem comprometer o projeto comunicação visual

Agora que você entendeu o que é projeto comunicação visual, é importante compreender quais erros podem atrapalhar na hora de você desenvolver o seu projeto.

Assim, é possível que você construa algo que realmente tenha sinergia com o que o seu cliente está procurando, aumentando as chances de sucesso. Confira, na lista abaixo, alguns pontos que devem ser evitados:

1. Não definir o briefing com o cliente

Simplesmente começar a desenvolver o material, sem analisar e montar, junto com o cliente, um briefing claro, pode te levar a ter chances de retrabalho.

Afinal de contas, se você apenas se basear na sua intuição, corre o risco de não atingir um bom resultado para o seu cliente em si. 

Ele pode preferir que você siga um caminho específico, enquanto você escolhe outro e gera problemas de retrabalho mais tarde. Pense sobre isso e tente coletar o máximo de informações possíveis do seu cliente. Deixe clara a importância de um briefing bem feito, para o sucesso de todos no projeto.

2. Não se aprofundar no público-alvo

A falta de aprofundamento do público-alvo é outro problemão que pode trazer prejuízos para o seu projeto comunicação visual.

Se você não sabe exatamente qual é o público-alvo, como poderá selecionar a abordagem que irá usar no desenvolvimento do projeto? Como saberá qual é a linguagem mais adequada nesse caso? Pense sobre isso!

Converse com o seu cliente para saber mais sobre o público dele, e deixe isso bem explícito no briefing.

Veja mais: Programa para empresa de comunicação visual

3. Ignorar a identidade da marca

A identidade de marca é outro ponto que alguns profissionais de comunicação inexperientes podem ignorar e se equivocar ao fazer um projeto comunicação visual.

Você deve sempre considerar as cores, a tipografia e a personalidade da marca para a qual você está trabalhando. Isso só não é válido quando a empresa em questão não tem uma identidade definida, ou quando ela mesma solicita que você faça um projeto completamente diferente do que ela sempre usa nas redes e na publicidade.

Se você ignorar essa identidade, há grandes chances de ter que refazer tudo depois.

4. Escolher uma paleta de cores ineficaz

Uma paleta de cores ineficaz é outro problemão que você deve evitar. Como dito acima, a identidade da marca deve ser seguida à risca. E mesmo quando houver a possibilidade de pequenas variações, é importante que a escolha da paleta seja feita com base no objetivo daquele projeto.

O que se deseja comunicar? Para quem? Isso pode te ajudar a selecionar melhor as cores.

5. Não pensar na experiência do usuário

A experiência do usuário é outro pilar importante que deve ser considerado em um projeto comunicação visual.

Não basta fazer algo “bem bonito”. Se você não oferecer ao usuário uma boa experiência de leitura e navegabilidade, a sua arte não terá suprido os objetivos que você deseja alcançar.

Tenha isso em mente e coloque-se sempre no lugar do usuário enquanto estiver desenvolvendo o seu projeto.

Esperamos que este guia possa te ajudar!

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