Você já se perguntou o que é pagamento recorrente? Tem ideia de como essa modalidade de pagamento funciona? Se ainda não, não se preocupe! Hoje, você vai entender tudo sobre esse assunto e ainda poderá avaliar se esse método de pagamento condiz com o seu público-alvo.
Assim, você terá mais clareza sobre a implementação da recorrência nas finanças da sua empresa. Acompanhe para ficar por dentro!
O que é pagamento recorrente?
Afinal, o que é pagamento recorrente? Podemos dizer que o pagamento recorrente é uma forma de cobrança automática usada quando há pagamentos frequentes, com valores e prazos definidos.
Sabe aqueles streamings que descontam todos os meses no seu cartão de crédito? É a mesma coisa!
Nesses casos, em vez de cobrar o cliente todo mês de forma manual, a empresa configura uma cobrança fixa, que acontece de forma automática no cartão de crédito. Ou então, pode enviar um link de pagamento via boleto ou PIX, em data específica, para que o cliente pague de forma recorrente por um produto ou serviço.
Esse modelo é ideal para negócios que prestam serviços mensais ou entregam produtos com frequência, como planos mensais, contratos de manutenção ou entregas recorrentes.
No caso do cartão de crédito, especificamente, após a primeira autorização do cliente, os pagamentos seguintes ocorrem sem a necessidade de ações a mais, o que traz mais praticidade para quem vende e para quem compra.
Leia mais: Sistema de gestão financeira: Como escolher?
Quais os benefícios do pagamento recorrente?
Será que o pagamento recorrente realmente promove benefícios? A resposta é sim! E o melhor: tanto o cliente quanto a empresa se beneficiam desse pagamento.
Para quem vende, ele garante mais previsibilidade financeira, diminui atrasos e elimina a necessidade de cobrar de forma manual todo mês. Assim, torna-se possível economizar tempo e melhorar a organização do negócio.
Por outro lado, no caso do cliente, o processo é mais simples, já que não precisa se preocupar com boletos ou lembretes — o pagamento acontece automaticamente no cartão de crédito.
Além disso, a empresa consegue manter um fluxo de caixa mais saudável, facilitando o planejamento de despesas e investimentos.
Veja mais: Crédito recorrente como funciona?
Quando incluir pagamento recorrente em uma gráfica ou marcenaria?
Se você tem uma gráfica ou marcenaria, talvez esteja pensando sobre a possibilidade de implementar o pagamento recorrente. Mas quando fazer isso?
Se você faz entregas mensais de impressos, produz materiais sob demanda para empresas, realiza serviços de manutenção de mobiliário ou atende arquitetos de maneira periódica, esse tipo de cobrança ajuda a simplificar a gestão.
Afinal, em vez de negociar e cobrar a cada entrega, o valor é programado uma única vez e cobrado automaticamente, evitando falhas e garantindo o recebimento dentro do prazo!
Conheça o sistema de pagamento Calcpay!
Que tal ir além e implementar o pagamento recorrente na sua gráfica ou marcenaria? Com a Calcpay isso é possível!
Ideal para empresas que trabalham com mensalidades ou contratos fixos, como gráficas e marcenarias, ela permite cadastrar os clientes, configurar as cobranças e acompanhar tudo em um único painel.
Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito, PIX ou boleto, e os clientes recebem links automáticos por e-mail e WhatsApp.
Venha conhecer nosso sistema de pagamento e saiba mais!