O que é comunicação visual? Entenda!

O que é comunicação visual

Neste artigo, você vai entender o que é comunicação visual, quais são as atividades do negócio e quais são as principais diferenças para negócios semelhantes.

A Calcme – sistema para comunicação visual te ajuda a entender mais sobre essa atividade.

Continue lendo!

Veja depois:

Afinal, o que é comunicação visual?

Entender o que é comunicação visual te ajuda de várias formas: a encontrar o melhor serviço para o que você precisa; e também a montar um negócio na área, caso esse seja o seu objetivo.

Isso porque, muitas vezes, é fácil confundir os trabalhos de comunicação visual com os trabalhos de qualquer outra área gráfica ou visual.

Basicamente, uma empresa de comunicação tem como principal objetivo a transmissão de mensagens claras e ideias visuais nos mais diferentes formatos de comunicação.

Ou seja, uma empresa de comunicação visual pode trabalhar com fachadas, adesivos de vitrine, telões, banners e muito mais.

Em todas essas formas, a comunicação visual é usada para capturar a atenção do público, transmitir informações de maneira clara e memorável.

Além de ajudar a influenciar a percepção e o comportamento das pessoas que consomem determinados conteúdos em determinada mídias.

Ou seja, você consegue perceber que a comunicação visual é, de fato, um instrumento importante para diversos tipos de necessidades e objetivos.

Especialmente para marcas que querem comunicar alguma mensagem, em qualquer contexto.

Entendendo as principais atividades da comunicação visual

Compreendido o que é comunicação visual, pode ser que você ainda tenha dúvidas com relação às principais atividades que estão ligadas a essa área de atuação, não é mesmo? Para te ajudar, listamos a seguir as atribuições que você poderá considerar caso queira atuar na área de comunicação visual: 

Criação de identidade visual

Ao pensar sobre o que é comunicação visual, não podemos deixar de mencionar a criação de identidade visual como um pilar importante dessa área de atuação, não é mesmo?

Essa identidade engloba a criação de logotipos, paletas de cores, tipografias e outros elementos gráficos que formam a base da comunicação visual de uma empresa. 

Nesse caso, o profissional cria um conjunto visual que deve transmitir os valores, a missão e a personalidade da marca, garantindo reconhecimento pelo público.

Design gráfico

O design gráfico envolve a criação de layouts e composições visuais para diversos materiais impressos ou digitais, como folhetos, banners, embalagens e websites. 

O principal objetivo é organizar e apresentar informações de uma maneira que chame a atenção do público e, ao mesmo tempo, disponibilize conteúdos de qualidade, informativos e funcionais, combinando texto, imagens, ícones e outros elementos gráficos. 

Veja mais: O que é um projeto de comunicação visual? Entenda!

Produção de sinalização

A produção de sinalização também faz parte das atividades da comunicação visual, e está envolvida desde o uso de placas indicativas e letreiros até banners e totens, que são usados em ambientes internos e externos para orientar, informar ou promover algo. 

Essa atividade é muito importante e até mesmo indispensável para a comunicação eficiente em espaços comerciais, eventos e locais.

Ao compreender o que é comunicação visual, fica claro o quanto ela vai muito além de algo decorativo e visual nos espaços e ambientes, não é mesmo? Há muito mais por trás dela.

Impressão em diferentes materiais

A impressão também faz parte do dia a dia de muitas empresas de comunicação visual, pois é uma técnica amplamente utilizada para produzir materiais gráficos como flyers, cartões de visita, adesivos, e grandes formatos para outdoors e fachadas. 

Especificamente a impressão digital permite a personalização de pequenas e grandes tiragens com rapidez, o que é ideal para campanhas publicitárias e promoções que exigem agilidade. 

A tecnologia de impressão digital garante precisão nas cores e detalhes, atendendo à demanda por materiais impressos de forma eficiente. Por isso, é mais uma das técnicas muito usadas no dia a dia das empresas de comunicação visual.

Veja mais: O que é um projeto de comunicação visual? Entenda!

Projetos para ambientes

Por fim, há ainda o desenvolvimento de projetos para ambientes, que envolve o planejamento e a execução de projetos visuais para a decoração e personalização de ambientes corporativos, comerciais ou residenciais. 

O objetivo, nesses casos, é criar uma atmosfera que reflita a identidade da empresa ou do cliente, utilizando elementos visuais como adesivos de parede, painéis e displays. 

Esses projetos são feitos para melhorar a experiência do cliente no ambiente, destacando produtos ou serviços de forma criativa e que torne o ambiente mais prático, sempre alinhados à estratégia de comunicação da marca.

Diferença de comunicação visual para uma gráfica

A diferença de comunicação visual para uma gráfica é muito grande, especialmente do ponto de vista de produto final. Enquanto que uma vende impressões (gráfica), a outra vende projetos fechados (comunicação visual).

Veja uma tabelinha comparativa entre algumas atividades da gráfica e da comunicação visual:

AspectoComunicação VisualGráfica
Objetivo principalTransmitir informações e ideias por meio de elementos visuais.Produzir e reproduzir materiais gráficos.
Ferramentas e materiais usadosDesign gráfico, software de edição, paleta de cores, tipografia.Máquinas de impressão, papel, tintas, acabamentos. Mas também, ferramentas de criação.
Profissionais envolvidosDesigners gráficos, diretores de arte, ilustradores.Operadores de máquina, técnicos em pré-impressão, encadernadores. Mas também, pode ter um departamento de arte.
ProdutosLogotipos, banners, telões, lonas, fachadas, entre outros.Livros, revistas, cartões de visita, flyers, pôsteres, catálogos.
Tabela comparativa entre comunicação visual e gráfica.

Essa tabela é uma maneira simples de identificar e nomear um pouco mais o que é cada tipo de atividade para que você consiga entender onde elas são aplicadas no dia a dia.

No entanto, nada impede que uma gráfica tenha um departamento de comunicação visual ou vice-versa. Nesse caso, poderia unir os dois tipos de trabalho para que um complemente o outro. Afinal, o design precisa da banner e o banner precisa do design (pense nisso).

Outras atividades que se pode fazer em comunicação visual

Além de tudo o que já aprendemos sobre comunicação visual, é importante lembrar que essa área é muito completa e há várias demandas que podem ser executadas dentro do escopo desse tipo de empresa.

Como por exemplo:

  • Instalação de iluminação, mesmo que com um facilitador;
  • Vitrinismo, que é o design de vitrines para chamar a atenção das pessoas;
  • Criação de stands e ambientes relacionados a eventos;
  • Instalação de letreiros e outros tipos de comunicação.

Muito interessante tudo o que se pode fazer na comunicação visual, não é mesmo? Lembre-se que muitas áreas podem trabalhar em conjunto e, assim, constituir uma prestação de serviço ainda mais completa.

Essa é a Melhor Oportunidade do Ano para transformar a gestão da sua Gráfica ou Marcenaria com uma condição especial.