O que é comunicação visual? Entenda!
Neste artigo, você vai entender o que é comunicação visual, quais são as atividades do negócio e quais são as principais diferenças para negócios semelhantes.
A Calcme – sistema para comunicação visual – te ajuda a entender mais sobre essa atividade.
Continue lendo!
Veja depois:
- Quanto ganha um profissional de comunicação visual?
- Como fazer um projeto de comunicação visual? Entenda!
- Software para empresa de comunicação visual – O que não pode faltar?
Afinal, o que é comunicação visual?
Entender o que é comunicação visual te ajuda de várias formas: a encontrar o melhor serviço para o que você precisa; e também a montar um negócio na área, caso esse seja o seu objetivo.
Isso porque, muitas vezes, é fácil confundir os trabalhos de comunicação visual com os trabalhos de qualquer outra área gráfica ou visual.
Basicamente, uma empresa de comunicação tem como principal objetivo a transmissão de mensagens claras e ideias visuais nos mais diferentes formatos de comunicação.
Ou seja, uma empresa de comunicação visual pode trabalhar com fachadas, adesivos de vitrine, telões, banners e muito mais.
Em todas essas formas, a comunicação visual é usada para capturar a atenção do público, transmitir informações de maneira clara e memorável.
Além de ajudar a influenciar a percepção e o comportamento das pessoas que consomem determinados conteúdos em determinada mídias.
Ou seja, você consegue perceber que a comunicação visual é, de fato, um instrumento importante para diversos tipos de necessidades e objetivos.
Especialmente para marcas que querem comunicar alguma mensagem, em qualquer contexto.
Entendendo as principais atividades da comunicação visual
Compreendido o que é comunicação visual, pode ser que você ainda tenha dúvidas com relação às principais atividades que estão ligadas a essa área de atuação, não é mesmo? Para te ajudar, listamos a seguir as atribuições que você poderá considerar caso queira atuar na área de comunicação visual:
Criação de identidade visual
Ao pensar sobre o que é comunicação visual, não podemos deixar de mencionar a criação de identidade visual como um pilar importante dessa área de atuação, não é mesmo?
Essa identidade engloba a criação de logotipos, paletas de cores, tipografias e outros elementos gráficos que formam a base da comunicação visual de uma empresa.
Nesse caso, o profissional cria um conjunto visual que deve transmitir os valores, a missão e a personalidade da marca, garantindo reconhecimento pelo público.
Design gráfico
O design gráfico envolve a criação de layouts e composições visuais para diversos materiais impressos ou digitais, como folhetos, banners, embalagens e websites.
O principal objetivo é organizar e apresentar informações de uma maneira que chame a atenção do público e, ao mesmo tempo, disponibilize conteúdos de qualidade, informativos e funcionais, combinando texto, imagens, ícones e outros elementos gráficos.
Veja mais: O que é um projeto de comunicação visual? Entenda!
Produção de sinalização
A produção de sinalização também faz parte das atividades da comunicação visual, e está envolvida desde o uso de placas indicativas e letreiros até banners e totens, que são usados em ambientes internos e externos para orientar, informar ou promover algo.
Essa atividade é muito importante e até mesmo indispensável para a comunicação eficiente em espaços comerciais, eventos e locais.
Ao compreender o que é comunicação visual, fica claro o quanto ela vai muito além de algo decorativo e visual nos espaços e ambientes, não é mesmo? Há muito mais por trás dela.
Impressão em diferentes materiais
A impressão também faz parte do dia a dia de muitas empresas de comunicação visual, pois é uma técnica amplamente utilizada para produzir materiais gráficos como flyers, cartões de visita, adesivos, e grandes formatos para outdoors e fachadas.
Especificamente a impressão digital permite a personalização de pequenas e grandes tiragens com rapidez, o que é ideal para campanhas publicitárias e promoções que exigem agilidade.
A tecnologia de impressão digital garante precisão nas cores e detalhes, atendendo à demanda por materiais impressos de forma eficiente. Por isso, é mais uma das técnicas muito usadas no dia a dia das empresas de comunicação visual.
Veja mais: O que é um projeto de comunicação visual? Entenda!
Projetos para ambientes
Por fim, há ainda o desenvolvimento de projetos para ambientes, que envolve o planejamento e a execução de projetos visuais para a decoração e personalização de ambientes corporativos, comerciais ou residenciais.
O objetivo, nesses casos, é criar uma atmosfera que reflita a identidade da empresa ou do cliente, utilizando elementos visuais como adesivos de parede, painéis e displays.
Esses projetos são feitos para melhorar a experiência do cliente no ambiente, destacando produtos ou serviços de forma criativa e que torne o ambiente mais prático, sempre alinhados à estratégia de comunicação da marca.
Diferença de comunicação visual para uma gráfica
A diferença de comunicação visual para uma gráfica é muito grande, especialmente do ponto de vista de produto final. Enquanto que uma vende impressões (gráfica), a outra vende projetos fechados (comunicação visual).
Veja uma tabelinha comparativa entre algumas atividades da gráfica e da comunicação visual:
Aspecto | Comunicação Visual | Gráfica |
Objetivo principal | Transmitir informações e ideias por meio de elementos visuais. | Produzir e reproduzir materiais gráficos. |
Ferramentas e materiais usados | Design gráfico, software de edição, paleta de cores, tipografia. | Máquinas de impressão, papel, tintas, acabamentos. Mas também, ferramentas de criação. |
Profissionais envolvidos | Designers gráficos, diretores de arte, ilustradores. | Operadores de máquina, técnicos em pré-impressão, encadernadores. Mas também, pode ter um departamento de arte. |
Produtos | Logotipos, banners, telões, lonas, fachadas, entre outros. | Livros, revistas, cartões de visita, flyers, pôsteres, catálogos. |
Essa tabela é uma maneira simples de identificar e nomear um pouco mais o que é cada tipo de atividade para que você consiga entender onde elas são aplicadas no dia a dia.
No entanto, nada impede que uma gráfica tenha um departamento de comunicação visual ou vice-versa. Nesse caso, poderia unir os dois tipos de trabalho para que um complemente o outro. Afinal, o design precisa da banner e o banner precisa do design (pense nisso).
Outras atividades que se pode fazer em comunicação visual
Além de tudo o que já aprendemos sobre comunicação visual, é importante lembrar que essa área é muito completa e há várias demandas que podem ser executadas dentro do escopo desse tipo de empresa.
Como por exemplo:
- Instalação de iluminação, mesmo que com um facilitador;
- Vitrinismo, que é o design de vitrines para chamar a atenção das pessoas;
- Criação de stands e ambientes relacionados a eventos;
- Instalação de letreiros e outros tipos de comunicação.
Muito interessante tudo o que se pode fazer na comunicação visual, não é mesmo? Lembre-se que muitas áreas podem trabalhar em conjunto e, assim, constituir uma prestação de serviço ainda mais completa.