Kit para marcenaria: Guia completo para o seu negócio!
Ter um kit para marcenaria completo é essencial para desenvolver o seu negócio e garantir que seus móveis sejam de qualidade. Até porque, as ferramentas garantem que você possa fazer um bom acabamento, proporcionando também mais precisão em cada corte, por exemplo.
Para te ajudar nesse objetivo, nós da Calcme – sistema para marcenaria – elaboramos este guia com dicas que podem te ajudar na sua seleção de itens para usar no dia a dia de trabalho. Acompanhe.
O que não pode faltar em um kit para marcenaria?
Existem diversas ferramentas que não podem faltar em um kit para marcenaria, pois apenas dessa forma será possível garantir que seu trabalho atenda às exigências dos seus clientes.
A seguir, descrevemos um pouco mais sobre essas ferramentas e materiais:
Ferramentas de medição e marcação
A precisão é uma das características mais importantes em qualquer trabalho de marcenaria, pois apenas dessa forma o resultado estará alinhado ao que o cliente procura.
Nesse cenário, as ferramentas de medição e marcação desempenham um papel muito importante.
Por isso, entre os itens indispensáveis do seu kit para marcenaria, estão a fita métrica, o esquadro e o lápis de carpinteiro. Esses instrumentos ajudam a garantir que cortes, perfurações e encaixes sejam feitos corretamente, evitando erros que podem causar danos a todo o projeto.
Veja mais: Mensagem para atendimento WhatsApp marcenaria: Veja dicas
Ferramentas de corte
O corte precisa ser de qualidade em um trabalho com marcenaria. Se não for bem feito, pode acabar causando falhas na montagem dos móveis e resultados pouco satisfatórios para os clientes.
Por isso, considere investir em boas ferramentas de corte. Por exemplo, dentre as mais comuns estão o serrote, a serra tico-tico e as lâminas específicas para diferentes materiais.
Entretanto, além de apenas escolher as melhores ferramentas, lembre-se da importância de manter as lâminas afiadas para garantir cortes limpos e evitar danos ao material.
Ferramentas de fixação
A fixação dos móveis deve ser feita da melhor forma possível, garantindo a durabilidade de cada uma das peças que são desenvolvidas na sua marcenaria.
Grampos, sargentos e prendedores são exemplos que ajudam a manter a peça no lugar enquanto você faz ajustes, cortes ou perfurações.
Além disso, ferramentas como pregos e parafusos, acompanhados de martelos e chaves de fenda, são essenciais para unir as partes do projeto.
Ferramentas de acabamento
O acabamento é uma das partes mais importantes do seu projeto. É ela quem irá, de fato, encantar o seu cliente. Sendo assim, considere escolher boas ferramentas para esse fim.
Invista em lixas, lixadeiras e plaina. Essas ferramentas são usadas para suavizar superfícies, corrigir imperfeições e garantir que o resultado final seja bonito e mais agradável.
Leia mais: Como assinar digitalmente um documento na marcenaria?
Ferramentas de perfuração
Por fim, não se esqueça de que o seu kit para marcenaria também deve conter ferramentas de perfuração para garantir que todas as etapas dos seus projetos sejam cumpridas.
Para isso, aposte em furadeiras e brocas de diferentes tamanhos. Também considere escolher uma boa furadeira, com opções de velocidade ajustável, para garantir um trabalho mais eficiente e evitar danos aos materiais, o que irá te ajudar a fazer peças cada vez mais qualificadas.
Esperamos que este guia possa te ajudar na sua missão. Boas produções para você!