Se você deseja adquirir uma impressora offset rotativa para a sua gráfica, é importante avaliar os pontos certos para fazer uma seleção de qualidade.
Afinal, não é qualquer equipamento que você irá incluir no dia a dia da sua empresa, não é mesmo?
E para te ajudar nesse objetivo, preparamos este guia com dicas que podem te ajudar a selecionar a melhor alternativa. Acompanhe e confira.
Impressora offset rotativa: Qual a melhor? Veja o que avaliar
Antes de adquirir a sua nova impressora offset rotativa, é muito importante que você comece a avaliar o que realmente pode ser importante para a sua produção.
Dizemos isso porque cada caso é um caso, obviamente. Por exemplo, em algumas situações pode ser necessária uma máquina maior, enquanto em outras gráficas as máquinas menores já deem conta do recado.
De todo modo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a avaliar a melhor alternativa para o seu caso:
Capacidade de produção
O primeiro ponto que você deve avaliar, de acordo com a rotina da sua gráfica, é com relação à capacidade de produção das impressoras disponíveis.
Verifique qual é a demanda real que a sua gráfica tem diariamente, e avalie as opções de máquinas disponíveis a partir disso.
Lembre-se também de considerar a projeção de crescimento, caso você pense em expandir. Isto é, não se atenha apenas a produção exata de hoje em dia, mas, sim, considere avaliar se haverá crescimento e o quanto a máquina precisará estar preparada para isso.
Veja mais: Papel offset atacado: onde comprar?
Qualidade de impressão
Outro ponto de atenção que deve ser considerado para que você possa fazer uma boa escolha é com relação à qualidade da impressão.
Aqui, deixamos um adendo: cuidado com as impressoras que são vendidas muito abaixo do mercado. Elas podem até ser mais baratas, mas a qualidade de impressão pode ficar comprometida.
Por isso, escolha uma opção que apresente um detalhamento interessante nas impressões.
Leia mais: Como imprimir em papel offset?
Versatilidade de substratos
Se você quer implementar a impressora offset rotativa na sua empresa com o objetivo de oferecer diferentes tipos de serviços, que não se limite apenas ao uso do papel offset clássico, então é importante considerar esse aspecto também.
Avalie quais são todos os substratos com os quais a máquina em questão é capaz de trabalhar de forma ágil, eficiente e sem perder a qualidade que você deseja oferecer para os seus clientes.
Aqui, entender o que as pessoas estão procurando em sua gráfica é peça-chave para tomar uma decisão mais assertiva.
Custos operacionais
Querendo ou não, temos que avaliar quais são os custos operacionais da impressora offset rotativa na hora de selecionar a melhor alternativa.
Considere o custo por impressão, consumo de tinta, energia e manutenção. Algumas impressoras podem ter um custo inicial mais baixo, mas serem menos econômicas a longo prazo. Avaliar o equilíbrio entre investimento inicial e despesas operacionais é fundamental para uma seleção mais assertiva.
Esperamos que este guia possa te ajudar a escolher o melhor para a sua gráfica. Continue nos acompanhando para mais dicas!