Fluxo de caixa para marcenaria: passo a passo
Um bom fluxo de caixa para marcenaria deve ser feito considerando a simplicidade, mas também sem deixar dados pelo caminho. Se você nunca fez fluxo de caixa ou não tem ideia do que se trata, neste artigo, a Calcme – sistema para marcenaria – te ajuda.
Afinal, o fluxo de caixa para marcenaria garante uma visão integral do negócio e do que está acontecendo com ele (além de entender o que pode acontecer, por meio de previsões).
Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto.
Veja mais conteúdos
- Conheça 4 técnicas de vendas para marcenaria
- Como controlar a manutenção das máquinas da sua marcenaria
- Como organizar as despesas da sua marcenaria
Afinal, o que é fluxo de caixa para marcenaria?
O fluxo de caixa para marcenaria é uma forma de projetar o quanto de dinheiro vai entrar no caixa durante o mês, e durante um determinado período de tempo.
Esses cálculos podem ser feitos com base, por exemplo, na média de vendas do mês, na porcentagem de crescimento média do passado, e outros dados muito interessantes.
Por meio do fluxo de caixa, você saberá exatamente qual é a capacidade de geração de dinheiro da sua marcenaria. Esses dados e essa informação certeira, garantem tomadas de decisões embasadas.
No sistema de marcenaria da Calcme, por exemplo, você faz tudo isso de maneira rápida e simples. Faça um teste grátis para experimentar.
Como fazer?
Para fazer o fluxo de caixa, é preciso considerar alguns pontos importantes. Entenda-os a seguir.
Registre uma coluna de Previsão e outra de Realizado
O método clássico de fluxo de caixa possibilita que você compare os dados do que foi Previsto e do que foi efetivamente Realizado.
Por isso, comece em uma planilha com duas colunas, Previsto e Realizado. Crie linhas de Despesas e Entradas conforme a realidade da sua empresa. Mas anote tudo e não deixe nada pra trás, ok? É muito importante ser sincero nos dados para ter uma visão real do negócio.
Registre todas as entradas e saídas
Ao longo do mês, você deve registrar todas as Entradas e Saídas financeiras da sua marcenaria. Compile os dados e alimente a sua planilha para que nenhum dado fique para trás.
Lembre-se: é muito importante anotar absolutamente tudo. Só assim você terá conhecimento real do seu próprio negócio.
Faça previsões trimestrais, semestrais ou anuais
O fluxo de caixa da marcenaria permite que você faça previsões trimestrais, semestrais ou anuais.
Ou seja, com os dados acumulados, será possível criar um planejamento pautado na realidade do negócio e entender para onde ele está indo.
Muitas vezes é só no fluxo de caixa que se percebe que o negócio está indo bem ou mal. Por isso, não deixe de montar o seu ainda hoje!
Atenha-se ao fluxo de caixa constantemente
Dormir, acordar e respirar fluxo de caixa: esse deveria ser o seu hábito para entender e ter ciência do que está acontecendo com a sua marcenaria.
Por isso, tente criar o hábito de falar de fluxo de caixa e assim construir uma rotina de tomada de decisões em cima dele.
Com o sistema Calcme, o seu fluxo de caixa ficará sempre visível e disponível a um clique de distância. É realmente rápido e fácil de usar, e os dados sempre estarão a sua disposição.
Utilize um software de gestão para marcenarias
Por fim, como dissemos durante o artigo, é muito importante concentrar os dados e tornar o fluxo de caixa um hábito. Tem que ser fácil de fazer para que seja feito e adotado como rotina.
Conte com o sistema da Calcme para marcenarias para te ajudar nisso. Faça um teste grátis para conhecer todos os recursos e experimente dar um passo na modernização da sua marcenaria.