Ferramentas básicas para marcenaria: Confira a lista!

ferramentas básicas para marcenaria

Se você está iniciando no ramo de móveis sob medida, ter as ferramentas básicas para marcenaria é o primeiro passo para oferecer aos seus clientes opções de móveis que realmente atendam às necessidades de cada um.

Afinal, é preciso ter os equipamentos adequados para garantir que seu trabalho seja ainda melhor, concorda?

Pensando nisso, nós da Calcme – sistema para marcenarias – preparamos este guia com dicas que podem te ajudar a iniciar o seu negócio. Confira!

Lista de ferramentas básicas para marcenaria

Para quem está começando na marcenaria ou deseja organizar melhor suas ferramentas, é essencial saber quais são os itens básicos que não podem faltar. 

Até porque, as ferramentas básicas para marcenaria facilitam o seu dia a dia e te ajudam a oferecer o que há de melhor aos seus clientes. Abaixo, descrevemos pontos que podem te ajudar:

Fita métrica e ferramentas de medição

A precisão é essencial na marcenaria, e para isso, ter uma boa fita métrica é fundamental. Além dela, esquadros e réguas ajudam a garantir que cortes e perfurações sejam feitos nas medidas exatas. 

Invista em ferramentas de qualidade para esse objetivo, pois elas vão te ajudar a garantir que você obtenha mais precisão e bons resultados.

Lembre-se, falhas na medição podem causar muito retrabalho, acabamentos de baixa qualidade e, ainda por cima, a insatisfação do cliente – tudo o que você não quer, certo?

Veja mais: Sistema de gestão para marcenaria: Saiba tudo sobre!

Ferramentas de corte essenciais

Em nossa lista de ferramentas básicas para marcenaria, não podemos deixar de citar a importância de boas ferramentas de corte, que garantem acabamentos limpos e sem rebarbas.

Entre as principais estão o serrote, a serra tico-tico e facas de precisão, todas essenciais para cortar peças de madeira e outros materiais. Escolha sempre produtos de qualidade para o seu kit ficar ainda melhor.

Ferramentas de perfuração que não podem faltar

Para abrir furos precisos e garantir a fixação correta de peças, furadeiras e brocas de diferentes tamanhos são fundamentais. Elas permitem que o marceneiro trabalhe com precisão, desde pequenos detalhes até perfurações maiores. 

Pesquise no mercado quais são as marcas que garantem um resultado mais preciso e também ágil. Assim, você consegue montar o seu kit de ferramentas com produtos que realmente facilitem o seu dia a dia.

Itens de fixação indispensáveis

Dentro da nossa lista de ferramentas básicas para marcenaria, não podemos deixar de considerar os itens de fixação, que estarão acompanhando o seu trabalho todos os dias.

Grampos, sargentos e prendedores são fundamentais para manter as peças no lugar durante o trabalho. Além disso, martelos, pregos e parafusos são indispensáveis para a montagem de qualquer projeto. 

Leia mais: Gestão de WhatsApp para marcenaria: Confira dicas!

Ferramentas de acabamento para um trabalho perfeito

Por fim, não podemos negligenciar a importância de um bom acabamento, concorda? Para essa etapa do seu trabalho, ferramentas como lixas e lixadeiras são indispensáveis.

Além disso, há também a coladeira de borda, que pode ser manual ou automática, o rolo aplicador e a espátula. E ainda, você pode considerar estiletes e aparadores de borda para cortar o excesso da fita, além de limas e raspadores de borda, que ajudam a alisar e garantir um acabamento muito mais bonito.

Invista em um sistema de gestão e potencialize seus resultados!

Viu só como existem diferentes ferramentas básicas para marcenaria? Além delas, investir em um sistema de gestão também pode ser uma excelente ideia! 

Com um bom software, é possível organizar orçamentos, controlar o estoque de materiais e gerenciar os prazos de entrega. 

Venha fazer o seu teste grátis na Calcme e veja tudo isso na prática!

Sistema para marcenarias - Calcme