Como fazer um portfólio de comunicação visual?
Quer aprender a fazer um portfólio de comunicação visual e assim conseguir divulgar o seu trabalho da melhor forma possível? Então não deixe de conferir este guia que a equipe da Calcme Sistema para Comunicação Visual preparou especialmente para você.
Aprenda a desenvolver um portfólio que transpareça as suas maiores habilidades. Confira!
Como fazer um portfólio de comunicação visual?
Na hora de fazer um portfólio de comunicação visual é necessário pensar estrategicamente, a fim de encantar o cliente que chegar até você.
Como estamos falando de um portfólio de profissionais que atuam diretamente com identidade visual e design, é essencial que o seu seja desenvolvido com cuidado, para mostrar as suas reais habilidades com ferramentas de edição, design, etc.
A seguir, descrevemos alguns passos que podem contribuir nesse propósito:
1. Selecione os seus melhores trabalhos
Primeiro de tudo, faça uma curadoria dos trabalhos que você já desenvolveu até aqui. Selecione os melhores por categoria:
- Cartões de visita;
- Outdoor;
- Vídeos;
- Logotipo;
- Sites;
- Banners diversos;
- Entre outros.
Tente fazer uma seleção bem cuidadosa, lembrando sempre que a primeira impressão que o cliente tiver, ao entrar no seu portfólio, é a que ficará na mente dele.
2. Organize a estrutura do portfólio
Depois de selecionar os melhores trabalhos que você já conseguiu desenvolver até então, é chegado o momento de estruturar o seu portfólio.
Como você pretende organizá-lo? Por data de entrega do projeto? Ou de acordo com a categoria? Pensar sobre isso é essencial para desenvolver uma estrutura mais interessante e que facilite a navegação dos potenciais clientes.
3. Descreva os seus projetos
Além de pensar na estrutura, descreva os seus projetos detalhadamente. Explique quais as finalidades, o contexto, os objetivos que foram levantados e os possíveis desafios envolvidos com o processo de desenvolvimento.
Tudo isso pode criar uma imersão ainda maior no seu trabalho, tornando a experiência do seu potencial cliente ainda mais interessante.
4. Desenvolva um bom design
Lembre-se de que para fazer um portfólio de comunicação visual é necessário desenvolver um design que seja interessante. Afinal, acima de tudo, você deve ter a sua própria identidade visual.
Portanto, crie o seu portfólio escolhendo bem as cores, fontes, disposição das imagens, etc.
Veja também: Frases para comunicação visual: Veja ideias!
5. Adicione informações pessoais
Não se esqueça de deixar claro quais são as suas informações de contato, horário de atendimento e outros detalhes importantes.
Esse tipo de informação é crucial, pois o cliente precisa saber onde encontrar você e em quais momentos terá retorno para dúvidas e orçamentos.
Você pode, inclusive, colocar essas informações em praticamente todas as páginas do seu portfólio.
6. Mantenha o seu portfólio sempre atualizado
Por fim, não se esqueça de manter o seu portfólio sempre atualizado, adicionando novos projetos concluídos e novas informações pessoais suas, como por exemplo, um novo curso concluído ou qualquer aspecto nesse sentido.
Dessa maneira, você manterá um posicionamento online mais constante, que chame a atenção dos seus potenciais clientes e que pode levar você ainda mais longe.
Viu só como fazer um portfólio de comunicação visual é relativamente simples?