Equipamentos gráfica rápida: Quais são necessários?
Existem muitos equipamentos gráfica rápida que você precisa considerar na hora de montar o seu projeto. Afinal, uma gráfica rápida resolve um problema muito específico do cliente: uma impressão rápida – ou que leve poucas horas.
Esse tipo de serviço é muito comum em todas as cidades e é uma grande alternativa para que pequenos serviços não precisem entrar em gráficas maiores e mais robustas. Mas a partir do seu plano de negócios, uma estratégia de compras deve ser seguida.
Investir em equipamentos desnecessários no início, pode significar a baixa tração do negócio. O que não é promissor.
Equipamentos gráfica rápida: quais são os equipamentos necessários para montar uma gráfica?
Veja alguns equipamentos gráfica rápida para comprar ainda no início do projeto:
- Impressora laser (colorida e PB).
- Guilhotina para refile.
- Ferramentas para bancada.
- Sistema integrado para gráfica rápida.
A seguir, entenda mais sobre cada um desses equipamentos.
Impressora a laser (colorida e PB)
Uma das melhores aquisições para começar uma gráfica rápida, é uma impressora a laser. Esse tipo de equipamento é fantástico para uma série de tiragens e você poderá atender clientes diversos, com diversas demandas e necessidades.
Invista em impressoras a laser tanto coloridas, como preto e branco. Ambas são importantes para atender determinadas demandas e, ter as duas, vai te ajudar a economizar energia e recursos.
Ao adquirir impressoras a laser, você terá uma tiragem muito rápida e efetiva. Em poucos minutos, poderá fazer centenas de cópias. O que, na prática, ajuda a agilizar o seu processo produtivo. O dia se torna mais produtivo.
Não deixe de ter impressoras a laser na sua gráfica rápida. Elas devem ser as primeiras aquisições do seu plano de negócios – mas não as únicas.
Guilhotina para refile
Não é só de impressos que vivem uma gráfica rápida. Se você quer montar a sua gráfica rápida e lucrar com o projeto, é preciso oferecer uma série de serviços agregados. Ou seja, você precisa conseguir atender vários tipos de necessidades internamente.
Uma guilhotina para refile e para recortes em geral é uma aquisição importante para entregar um material de qualidade de altíssimo acabamento. Investir em uma guilhotina logo no início, fará com que seus primeiros impressos sejam entregues com altíssima qualidade. E o seu cartão de visitas será bastante promissor.
Ferramentas para bancada
Outros tipos de materiais para a bancada também serão importantes. Ou seja, aqueles itens básicos de uso diário, como: tesoura, cola, régua, estilete e tudo que envolve papelaria em geral. Tenha um apanhado desses recursos em cima da mesa e com certeza a sua produtividade vai aumentar ao longo do dia.
Todo esse material para gráfica rápida pode ser incorporado dentro da infraestrutura do seu negócio aos poucos. Especialmente itens que eventualmente são mais caros.
Sistema integrado para gráfica rápida
Um sistema integrado para gráfica rápida será fundamental para o seu negócio prosperar. Com um sistema, você poderá controlar todos os setores da gráfica – mesmo que o projeto seja pequeno e esteja no começo. A organização de todos os setores é o que trará mais dinheiro no longo prazo.
Conte com o sistema da Calcme para que a sua gráfica gere mais renda e seja mais lucrativa. O nosso sistema trabalha com toda a parte financeira, de dados, orçamentos e estoque. Tudo na palma da sua mão, online e muito acessível.
Clique aqui para falar com um de nossos especialistas ainda hoje.
Equipamentos para gráfica digital
Uma gráfica digital, que também pode ser uma gráfica rápida, pode receber inúmeros tipos de equipamentos. Mas aqueles mais básicos, que vão render os primeiros serviços, podem ser esses aqui:
Impressoras básicas digitais
As impressoras básicas digitais são indispensáveis em uma gráfica digital. Afinal, com as impressoras, será possível começar os primeiros trabalhos e entregar as primeiras encomendas.
Nesse caso, é possível explorar equipamentos diversos, como por exemplo:
- Impressoras a laser: Para impressão rápida, especialmente adequada para grandes volumes dentro da sua gráfica digital. A qualidade do impresso não é tão bom, mas a impressora é útil para diversos serviços.
- Impressoras de jato de tinta (Inkjet): Normalmente usadas para impressões de maior qualidade e formatos variados. A jato de tinta imprime mais devagar e pode não ser útil para quem precisa de agilidade.
- Impressoras de sublimação: Usadas para transferir imagens para tecidos e outros materiais por meio de calor. Esse é um nicho de mercado interessante que você pode atuar e ter como diferencial.
Impressoras de grande formato
Dependendo do tipo de trabalho que a sua gráfica vai fazer, as impressoras de grande formato podem ser ideais para atrair um público específico.
Afinal, com elas, você pode imprimir banners, faixas, pôsters, adesivos e muitos outros tipos de impressões de grande escala.
Esse tipo de impressora muitas vezes está associada as empresas de comunicação visual e não tanto a gráficas rápidas digitais. Mas ainda assim, pode ser um diferencial do seu negócio.
Dobradeira de papel
A dobradeira de papel é também um bom equipamento para gráfica digital, já que esse tipo de serviço vai ser útil em muitas áreas.
Em muitos tipos de serviços prestados na sua gráfica, você poderá usar a dobradeira de papel. Por exemplo, para dobrar folhas impressas em formatos específicos, como folhetos ou brochuras.
Máquina de encadernação
E além de tudo isso, ainda temos a máquina de encadernação como uma boa ferramenta de trabalho dentro da sua gráfica rápida digital. Afinal, encadernação é um dos serviços mais comuns entre todos os que uma gráfica rápida pode oferecer.
Essa máquina pode ser usada para criar livros, revistas, brochuras e catálogos. Ou seja, você consegue agregar muito valor em muitos tipos de produtos diferentes.
Conte com o sistema da Calcme para te ajudar a gerir todas as áreas da sua gráfica rápida e digital. Faça um teste grátis e veja como o Calcme ajuda o seu negócio em todos os níveis de gestão.
Conheça o sistema para gráfica digital e comece hoje mesmo.
Como escolher os melhores equipamentos para gráfica de pequeno porte?
Como pudemos ver ao longo deste conteúdo, existem diferentes tipos de equipamentos para gráfica de pequeno porte que podem fazer parte do seu negócio. Entretanto, como escolher as melhores opções? Como saber qual pode ser o melhor equipamento para o seu caso?
Nessas situações, podemos recorrer a algumas análises que podem nos ajudar a selecionar aqueles equipamentos para gráfica de pequeno porte que mais fazem sentido para o seu negócio.
Confira a seguir:
1. Identifique as necessidades da sua gráfica
O primeiro ponto que deve ser avaliado são as reais necessidades da sua gráfica. Para isso, você precisa ter em mente a sua pesquisa de mercado e o nicho para o qual a sua gráfica irá atuar.
Assim, você saberá se necessitará de impressoras maiores ou menores, mais ágeis ou nem tanto, entre outros aspectos relevantes.
Afinal, não basta ter quaisquer equipamentos para gráfica de pequeno porte, é preciso ter opções que realmente estejam alinhadas com um plano de negócio.
Leia mais:
2. Prefira equipamentos versáteis
Se houver essa possibilidade, considere investir em equipamentos que sejam mais versáteis, e que possam ser usados em diferentes aplicações.
Por exemplo, uma impressora que também tem a possibilidade de fazer fotocópia e digitalizar documentos pode ser uma boa ideia, diferente de uma opção que apenas imprime.
Além disso, escolher uma impressora colorida, e não apenas preta e branca, também pode torná-la mais versátil e útil para as mais diversas necessidades dos seus clientes.
3. Analise a qualidade da impressão
Outro ponto de atenção, ao escolher os equipamentos para gráfica de pequeno porte, é com relação à qualidade da impressão.
Apesar de você estar iniciando um negócio de pequeno porte, isso não quer dizer que você pode, simplesmente, investir em equipamentos que não promovam uma boa qualidade para o seu cliente, não é mesmo?
Por isso, pesquise sobre os equipamentos que você deseja comprar, para investir em algo que realmente traga satisfação para os clientes.
4. Verifique o custo-benefício
O custo-benefício também pode ser um bom ponto de partida na hora de escolher os equipamentos para gráfica de pequeno porte. Você deve avaliar o valor do equipamento com relação aos benefícios que ele gera para você, a fim de não levar em conta apenas a premissa do mais barato.
Afinal, o mais barato pode, às vezes, sair mais caro depois, uma vez que pode trazer custos de manutenção ou de insumos muito acima do esperado pela sua pequena gráfica.
Veja mais: Equipamentos para mini gráfica rápida: Conheça os principais
5. Analise a compatibilidade com o seu sistema de edição
Outro ponto relevante é você avaliar se os equipamentos são compatíveis com os softwares de design que você pretende usar, como Adobe Creative Suite.
Caso não sejam, poderão se tornar obsoletos – ou farão com que você se sinta obrigado a investir em novos sistemas para a sua gráfica.
Com base nessas dicas, pode ser mais fácil fazer a sua lista de equipamentos, concorda? Boa sorte!