O atendimento ao cliente virtual não acontece da mesma maneira como o atendimento presencial. Afinal de contas, não há a interação olho no olho, nem o tom de voz é possível se ouvir.
Entretanto, isso não quer dizer que o atendimento deva ser frio e pouco atrativo para o cliente, não é mesmo?
Com algumas dicas simples, você poderá oferecer um bom atendimento à distância. Acompanhe para saber mais!
Dicas de atendimento ao cliente virtual
Para um bom atendimento ao cliente virtual, devemos adotar uma comunicação empática, acolhedora e que realmente ofereça soluções para o cliente em si.
Para isso acontecer, podemos recorrer a alguns cuidados como:
1. Ofereça autonomia com o chatbot
Um chatbot pode ser uma excelente ferramenta de atendimento ao cliente virtual. Por meio dele, o cliente pode ter mais autonomia em muitos casos.
Por exemplo, se o seu cliente deseja solicitar mais informações sobre as condições de pagamento da sua marcenaria, o chatbot pode responder essa dúvida inicial quando um atendente humano não puder fazer isso.
O mesmo vale para outras questões. Essa autonomia pode ser ótima para o cliente não se sentir incomodado com a demora das mensagens, por exemplo.
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2. Adote linguagem acessível sem ser informal demais
A linguagem precisa ser acessível nas conversas que tiver com os seus clientes, mas ela não pode ser informal demais.
Isto é, ela não necessariamente deve ser “divertida” ou cheia de emojis, até porque, esse tipo de comunicação pode parecer pouco profissional em muitos casos.
Por isso, analise o tom que o cliente utiliza e ajuste sua abordagem. Um cliente mais formal pode preferir mensagens diretas e objetivas, enquanto outros podem valorizar um tom mais casual, mas sem excesso.
3. Esteja atento ao contexto do cliente
Evite respostas genéricas demais, que sejam apenas copiadas e coladas. Para um atendimento ao cliente virtual de qualidade, você pode usar dados do histórico de interação do cliente, como compras anteriores, preferências ou até reclamações passadas, para criar um atendimento mais pessoal e eficiente.
Por exemplo: “Percebi que você comprou X recentemente, posso ajudar com algo relacionado?”
Assim, o cliente percebe que ele não é apenas um “número” na sua lista de clientes, o que torna toda a relação mais próxima e amigável.
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4. Atenção ao texto escrito
Dentre as dicas de atendimento ao cliente virtual, é importante que você esteja atento ao tamanho do texto escrito.
Evite se prolongar demais ou até mesmo deixar a comunicação ambígua, com informação em excesso.
Embora, às vezes, seja necessário detalhar melhor alguns pontos, o excesso pode gerar confusão e até mesmo desinteresse.
Sempre busque uma comunicação clara, transparente e o mais sucinta possível dentro de cada contexto.
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