CRM para vendas por WhatsApp: Qual escolher?

CRM para vendas por WhatsApp

Escolher um bom CRM para vendas por WhatsApp pode fazer toda a diferença na hora de melhorar o atendimento ao cliente e expandir o seu negócio.

Afinal, a maneira como organizamos o contato com o cliente pode nos possibilitar crescimento e, também, aumentar a satisfação daqueles que entram em contato com a nossa empresa.

Pensando nisso, preparamos este guia com dicas que podem te ajudar nessa escolha. Acompanhe!

O que é um CRM WhatsApp?

Para que seja possível escolher a melhor opção de CRM WhatsApp, é muito importante que você também compreenda o que esse tipo de ferramenta tem a oferecer, não é mesmo?

Até porque, muito se ouve falar sobre CRM, mas nem sempre é fácil compreender o que realmente é um CRM.

Sendo assim, vamos esclarecer essa questão. Basicamente, um CRM para vendas por WhatsApp é uma ferramenta desenvolvida para você gerenciar a comunicação e o atendimento da sua empresa, no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.

Com esse tipo de ferramenta, é possível centralizar as interações com os clientes em uma única plataforma, o que ajuda a desenvolver um atendimento muito mais eficiente e organizado.

Usando o WhatsApp da sua empresa em um CRM, você consegue gerenciar mensagens, contatos e dados de clientes de uma maneira muito mais organizada, estruturada e eficiente.

O CRM WhatsApp oferece recursos como automação de respostas, organização de chats por tags, agendamento de mensagens, e acompanhamento de conversas em tempo real. 

Toda essa organização facilita a comunicação entre a equipe e os clientes, garantindo respostas mais rápidas e personalizadas. Além disso, o CRM permite a análise de dados, fornecendo relatórios sobre o desempenho do atendimento, a satisfação do cliente e a eficiência das interações.

Essa ferramenta é muito interessante para empresas que atendem um grande número de clientes e desejam manter um alto nível de organização e qualidade no atendimento. Mas isso não quer dizer que empresas pequenas não podem ser beneficiadas! 

Na realidade, empresas de diferentes portes podem se beneficiar desse tipo de organização no dia a dia.

O CRM WhatsApp ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente, proporcionando um canal de comunicação ágil, direto e acessível, sem a necessidade de alternar entre diferentes plataformas.

Veja mais: Como programar mensagem no WhatsApp?

CRM para vendas por WhatsApp: Qual escolher?

O CRM para vendas por WhatsApp precisa ser intuitivo, fácil de usar e compatível com as necessidades da sua empresa.

Pois pare e pense: se você tiver uma escola, certamente precisará de um CRM diferente daquele usado em uma borracharia, concorda?

Por isso, é importante avaliar as opções do mercado profundamente para obter a melhor alternativa possível.

A seguir, apresentamos algumas dicas que podem te ajudar na sua decisão:

Avalie as funcionalidades do CRM

Verifique se a plataforma oferece recursos essenciais, como automação de mensagens, criação de funis de vendas, além de relatórios de desempenho. 

Assim, você consegue analisar se determinado tipo de CRM é realmente compatível com o que você precisa no dia a dia de trabalho.

Afinal, os recursos certos podem ajudar a organizar a comunicação, otimizar o tempo dos colaboradores e, claro, aumentar a satisfação dos clientes.

Veja mais: Dicas para um bom atendimento ao cliente na sua marcenaria

Considere a facilidade de uso e adoção

A facilidade de uso é um fator muito importante que deve ser considerado na adoção de um CRM.

Sendo assim, lembre-se de que uma interface intuitiva, com uma curva de aprendizado baixa, facilita a adaptação da equipe de vendas e permite que eles comecem a usar o sistema da melhor maneira o quanto antes.

Afinal de contas, se o CRM for complexo e exigir muito tempo para aprender, pode causar resistência na equipe e, eventualmente, prejudicar os resultados.

Verifique se atende às demandas da sua empresa

Cada empresa pode ter as suas próprias necessidades quando o assunto é um bom CRM. Por isso, antes de escolher a melhor opção, faça uma análise das demandas de sua equipe de vendas, como o número de leads gerenciados, as integrações necessárias e o volume de interações diárias no WhatsApp.

Por exemplo, aqui na Calcme, contamos com o Chatme integrado à plataforma de gestão, desenvolvido para marcenarias e gráficas.

Por ser especializado nesses segmentos, oferece muito mais vantagens para ambas as empresas, e é isso que você deve buscar na sua pesquisa de melhor alternativa.

Faça um teste grátis para avaliar a possibilidade

Utilize esse período para testar todas as funcionalidades que são mais importantes para sua operação, como o envio de mensagens automáticas, a segmentação de leads e a criação de relatórios. 

Envolva sua equipe de vendas no teste, peça feedback e verifique se eles conseguem usar o CRM da melhor forma.

Aqui na Calcme você pode fazer o teste grátis e assim concluir se o Chatme é uma boa opção para a sua empresa ou não. 

Leia mais: Como finalizar um atendimento ao cliente pelo WhatsApp?

Conheça o Chatme integrado à Calcme para marcenarias e gráficas!

Agora que você já sabe o que é um CRM WhatsApp, pode ser que esteja se questionando com relação às funcionalidades disponíveis dentro do CRM da Calcme – o Chatme.

A boa notícia que temos para você, nesse sentido, é que você terá acesso a tudo que precisa para garantir uma comunicação muito mais eficiente e ágil com o seu cliente. Desse modo, poderá oferecer informações de forma mais organizada, o que pode, inclusive, aumentar a satisfação de seu público.

A seguir, descrevemos algumas das funcionalidades que você tem acesso no CRM WhatsApp Calcme:

Multiatendentes

E se você pudesse ter diversos atendentes usando um mesmo número de WhatsApp na sua empresa? Seria bem mais fácil do que ter um número para cada setor, concorda?

E com o Chatme, integrado à Calcme, isso é possível. Com esse CRM para vendas por WhatsApp, você pode oferecer um atendimento excelente aos seus clientes, enquanto todos os atendentes usam uma mesma plataforma.

O resultado? As conversas ficam centralizadas em um mesmo local, organizadas de maneira efetiva, o que garante que ninguém fique sem resposta ou precise ficar explicando diversas vezes o mesmo assunto – afinal, o histórico do cliente ficará armazenado no CRM e isso ajudará a compreender melhor o que ele precisa.

Controle de status

Controlar o status de cada atendimento é essencial para que ninguém fique muito tempo esperando uma resposta ou acabe se afastando da sua empresa por falta de comunicação e proximidade.

Com o status, fica muito mais fácil garantir que cada cliente receba a devida atenção que merece de acordo com a etapa que ele está no momento.

Ele ainda é um lead? Ele já fechou negócio? Está na etapa de entrega? O pós-venda já entrou em ação? Tudo isso pode ser avaliado quando se tem a chance de controlar o status de cada tipo de atendimento.

Logo, ninguém fica “esquecido” na lista de clientes!

Controle por Tag

Que tal criar uma organização no funil de vendas da sua empresa usando o CRM WhatsApp? É exatamente isso que você pode fazer ao criar tags que complementam as informações dos seus clientes no Chatme.

Desse modo, fica muito mais fácil compreender quais as necessidades principais de cada cliente, possibilitando uma atuação muito mais efetiva da equipe de atendimento.

Leia mais: Como fazer um bom atendimento virtual?

Agendamento de mensagem

Sabe aquelas mensagens que precisam ser enviadas em determinado momento, mas nem sempre é fácil recordar de enviar na hora certa? Com o agendamento de mensagem do Chatme isso deixa de ser um problema.

Por exemplo, se você precisa enviar uma mensagem que confirme que a entrega do material acontecerá no dia X, você pode agendar essa mensagem e garantir que o seu cliente responda sem grandes preocupações e dificuldades.

É uma forma de evitar que você acabe se esquecendo de comunicar algo importante para o seu público.

Respostas rápidas

Além de agendar mensagens, você também pode configurar respostas rápidas para o seu público, de modo que não precise deixar as pessoas esperando por respostas mais práticas relacionadas a dúvidas corriqueiras na sua empresa.

Desse modo, é possível otimizar a comunicação e trazer mais tempo para o dia a dia dos atendentes, que poderão usar esses preciosos minutos poupados com outros atendimentos mais complexos e profundos – essenciais para qualquer negócio.

Chatbot

Um chatbot é essencial em qualquer ferramenta de CRM para vendas por WhatsApp. Com um bom bot, você consegue acelerar o seu atendimento, oferecer respostas claras aos seus clientes e manter seus atendentes focados em atendimentos mais complexos e profundos.

Dessa maneira, torna-se viável até mesmo uma triagem melhor de quem chega até à sua empresa, o que pode fazer toda a diferença no dia a dia de fluxo de atendimento, concorda?

Como organizar o CRM WhatsApp?

Além de saber escolher a melhor ferramenta de CRM WhatsApp para a sua gráfica ou marcenaria, outro ponto importante também deve ser considerado: a organização desse CRM.

Afinal, como isso pode ser feito da melhor forma? Como garantir um bom resultado?

A seguir, reunimos algumas dicas que podem te ajudar com esse propósito. Continue lendo.

Defina os objetivos do CRM

O primeiro passo para estruturar um CRM WhatsApp é definir os objetivos que você deseja alcançar. 

Dito de outra forma, é importante entender quais metas a empresa deseja alcançar com o uso da ferramenta. 

Por exemplo, você pode estipular que quer melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as conversões, reduzir o tempo de resposta ou facilitar a gestão do funil de vendas. 

Ter esses objetivos claros permite organizar as informações de maneira mais eficiente e garantir que o CRM funcione de forma alinhada com o que se busca no seu dia a dia.

Categorize e segmente os contatos

Categorizar corretamente os contatos também é outro pilar indispensável nesse processo.

Assim, é possível oferecer um atendimento muito mais personalizado e que consequentemente oferece o que há de melhor ao seu cliente.

Para isso, é essencial segmentar os números salvos com base em critérios que sejam interessantes para o negócio. 

Você pode classificar sua base em clientes ativos, clientes em potencial, fornecedores e parceiros. 

Além disso, dentro de cada grupo, é possível utilizar etiquetas ou listas de transmissão para diferenciar clientes por interesse, estágio do funil de vendas ou histórico de compras.

Padronize mensagens e automações

A padronização de mensagens e as automações também devem ser bem configuradas no seu CRM para vendas por WhatsApp.

Para isso, considere criar templates para perguntas frequentes, confirmações de pedidos, avisos de atendimento e respostas iniciais, a fim de ajudar a reduzir o tempo de resposta e manter um tom de comunicação mais equilibrado – sem grandes variações. 

Aqui, a ideia não é deixar tudo robotizado, mas, sim, garantir que os clientes não sintam incoerência na sua comunicação.

Veja mais: Dicas de como automatizar atendimento pelo WhatsApp

Registre interações e histórico de conversas

O acompanhamento das interações entre a empresa e o cliente é um dos principais benefícios do CRM WhatsApp. 

Manter um histórico com todos os detalhes das conversas permite entender melhor as necessidades do cliente e personalizar o atendimento. 

Anote informações sobre o contato, garanta que ele tenha tags e outras marcações que te ajudem a ter uma clareza maior das características dele.

Dessa maneira, será muito mais fácil oferecer um atendimento que seja bastante personalizado.

Agora é hora de iniciar a configuração do seu CRM WhatsApp. Para isso, conte com a Calcme e deixe o seu atendimento ainda mais qualificado e de qualidade!

Estamos à disposição para te ajudar.

Quais as vantagens de um CRM WhatsApp?

A implementação de um CRM WhatsApp é um passo importante para empresas que desejam melhorar o seu processo de atendimento ao cliente, assim como é essencial para garantir que todos os dados e interações sejam bem gerenciados.

A seguir, descrevemos algumas das principais vantagens que você precisa conhecer. Continue lendo.

Melhora a comunicação com os clientes

O CRM WhatsApp é capaz de melhorar a comunicação com os clientes ao centralizar todas as interações em uma única plataforma. Com ele, os atendentes conseguem acessar o histórico completo de conversas com cada cliente, proporcionando respostas mais rápidas e precisas. 

Além disso, o CRM possibilita a personalização das mensagens, permitindo que as respostas sejam adaptadas conforme o perfil e a necessidade do cliente, o que melhora a relação e aumenta a satisfação. 

E, claro, as funcionalidades que permitem uma melhor organização das conversas também garantem uma comunicação muito mais eficiente.

Aumenta a organização das interações

Um dos principais benefícios do CRM WhatsApp é a capacidade de organizar as interações com os clientes de forma eficiente. 

Ele permite que as conversas sejam categorizadas e separadas por tags, status e até mesmo por atendente. 

Todas essas funcionalidades facilitam o acompanhamento das interações e garantem que nenhuma conversa seja perdida ou esquecida. 

A organização também ajuda a priorizar atendimentos urgentes e a garantir que todos os clientes recebam a atenção devida. 

Veja mais: Mensagem de avaliação de atendimento: Opções e dicas!

Permite automação de mensagens

A automação de mensagens é uma funcionalidade que faz toda a diferença no CRM WhatsApp, permitindo que as empresas otimizem o tempo e aumentem a eficiência no atendimento ao cliente. 

Com a automação, é possível configurar respostas automáticas para perguntas frequentes, envio de confirmações de agendamento ou lembretes de compromissos, além de mensagens de boas-vindas ou de agradecimento. 

Esse tipo de funcionalidade reduz o tempo de resposta e melhora a experiência do cliente, uma vez que eles não precisam esperar por longos períodos para receber uma resposta. 

E, inclusive, a automação também possibilita o envio de mensagens em horários fora do expediente, mantendo o contato com o cliente em horários mais alternativos.

Facilita o atendimento em tempo real

O CRM para vendas por WhatsApp facilita o atendimento em tempo real ao permitir que os atendentes gerenciem múltiplas conversas ao mesmo tempo, sem perder o controle por conta disso. 

Com a centralização das mensagens de diferentes setores em uma única interface, é possível responder de forma rápida aos clientes, garantindo que cada um receba a atenção necessária. 

Além disso, o CRM permite que as equipes de atendimento visualizem todo o histórico de interações com um cliente, o que acelera o processo de resolução de problemas. 

No caso de empresas que atendem um grande volume de clientes, esse tipo de funcionalidade pode fazer toda a diferença.

Leia mais: Mensagem de saudação WhatsApp para clientes

Oferece relatórios detalhados

O CRM WhatsApp oferece relatórios que ajudam as empresas a analisar o desempenho de suas equipes de atendimento e a efetividade das interações com os clientes. 

Esses dados são essenciais para a melhoria dos processos de atendimento e vendas. Com os relatórios, é possível identificar gargalos, ajustar estratégias de atendimento e promover treinamentos direcionados para as equipes, aumentando a eficiência e a satisfação dos clientes.

Melhora o acompanhamento de vendas e leads

O CRM WhatsApp melhora o acompanhamento de vendas e leads ao fornecer uma visão clara de todas as interações com os clientes, desde o primeiro contato até a conversão. 

Ele permite que os vendedores acompanhem o status de cada lead, classifiquem as oportunidades e registrem informações importantes. 

Além disso, o CRM possibilita a automação do envio de follow-ups e a definição de lembretes para ações específicas, garantindo que nenhum lead seja esquecido. 

Com isso, a empresa consegue gerenciar melhor o funil de vendas, melhorar a comunicação com os clientes e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão, que, sem dúvidas, é um dos grandes objetivos, concorda?

Veja mais: Mensagem de apresentação para clientes WhatsApp

Desafios ao implementar um CRM WhatsApp

Apesar de um CRM para vendas por WhatsApp realmente promover muitos benefícios para empresas dos mais diversos portes, não podemos nos esquecer de que os desafios podem, sim, existir.

A boa notícia é que quanto antes você souber desses desafios, mais fácil é lidar com cada um deles e assim a sua equipe fica mais preparada para esse processo.

Vejamos a seguir alguns aspectos importantes que você deve saber:

Curva de aprendizado para a equipe

A curva de aprendizado é um desafio comum quando se implementa um CRM WhatsApp se a equipe não está acostumada com ferramentas tecnológicas ou novos processos de trabalho. 

O CRM pode ser complexo e exigir um período de adaptação, o que pode afetar a produtividade no início. A solução para isso é oferecer treinamento e suporte técnico. 

Um bom treinamento deve ser feito de forma gradual, cobrindo desde o básico até as funcionalidades mais avançadas. Além disso, promover sessões de reciclagem regulares e ter uma equipe de suporte disponível para sanar dúvidas é essencial para que os colaboradores se sintam confortáveis e confiantes com a nova ferramenta.

Custos associados à implementação

Os custos associados à implementação de um CRM WhatsApp podem ser um desafio, para pequenas empresas com orçamentos limitados. 

Além do custo da ferramenta em si, há despesas com integração, treinamento, suporte técnico e, em alguns casos, contratação de especialistas. 

A solução é planejar um orçamento bem estruturado para a implementação, considerando os custos iniciais e a manutenção contínua do sistema.

Além disso, é importante contar com um bom sistema de CRM que propicie um bom custo-benefício, como no caso do Chatme da Calcme.

Garantir a segurança e a privacidade dos dados

A segurança e a privacidade dos dados são questões importantes ao implementar um CRM para vendas por WhatsApp, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras regulamentações de privacidade. 

A manipulação de informações sensíveis requer medidas para evitar vazamentos ou acessos não autorizados. 

Para que esse problema seja contornado, é importante investir em uma ferramenta de CRM WhatsApp que seja verdadeiramente confiável e te ajude a manter todos os dados seguros, sempre.

É o caso do Chatme: com ele, você pode ficar tranquilo, pois todas as informações estarão seguras!

Garantir a aceitação e adaptação da equipe à mudança de sistema

Inevitavelmente, funcionários podem sentir insegurança ao adotar um CRM WhatsApp, se estão acostumados com métodos tradicionais de atendimento. 

A solução para garantir a aceitação e adaptação da equipe é envolver os colaboradores no processo desde o início. 

Explicar os benefícios do CRM, como ele pode facilitar o trabalho deles e proporcionar um atendimento mais qualificado, pode aumentar o engajamento. 

Além disso, é fundamental criar uma rotina de suporte, oferecendo treinamento prático para garantir que todos se sintam preparados para usar a ferramenta.

Leia também:

Perguntas frequentes sobre CRM WhatsApp

Para que você não fique com nenhuma dúvida sobre CRM WhatsApp, preparamos a seguir uma lista de perguntas e respostas que vão te ajudar a compreender ainda mais sobre essa ferramenta.
Lembrando que, caso você ainda tenha outro questionamento, é só entrar em contato com a gente!

Vamos lá:

É possível usar o CRM WhatsApp para automação de respostas e mensagens?

Sim, o CRM para vendas por WhatsApp permite automação de respostas e mensagens, facilitando o atendimento ao cliente. Com o uso de mensagens automáticas, como respostas rápidas, lembretes e confirmação de agendamentos, é possível agilizar o processo e reduzir o tempo de espera.

O CRM WhatsApp funciona bem para empresas de todos os tamanhos?

Pequenas empresas podem se beneficiar com a organização do atendimento, enquanto empresas maiores aproveitam as funcionalidades de automação e gestão de múltiplos atendentes. A escalabilidade do CRM permite que ele cresça conforme a necessidade da empresa.

Como o CRM WhatsApp pode otimizar o tempo da equipe de atendimento?

O CRM WhatsApp otimiza o tempo da equipe ao centralizar todas as interações em uma única plataforma e disponibilizar uma série de ferramentas para as mais diversas necessidades de atendimentos diários.

Com recursos como automação de mensagens, respostas rápidas e organização das conversas, a equipe consegue responder mais rapidamente, sem perder a qualidade do atendimento.

Ao mesmo tempo, a automação reduz a necessidade de interações repetitivas, permitindo que os atendentes foquem em questões mais complexas, inclusive de atendimento em si, e, assim, aumentem a produtividade.

É possível atender várias pessoas ao mesmo tempo?

Claro! O CRM para vendas por WhatsApp Chatme, por exemplo, permite que a equipe atenda várias pessoas ao mesmo tempo. 

Os atendentes podem gerenciar múltiplas conversas de maneira eficiente, sem perder o controle de nenhuma interação. 

Essa funcionalidade em específico é possível devido à funcionalidade de multiatendimento, na qual todas as conversas podem ser acessadas por diferentes dispositivos, de acordo com as permissões de cada usuário.

O CRM WhatsApp permite o uso de múltiplos atendentes para um único número?

Com certeza! O CRM WhatsApp permite o uso de múltiplos atendentes para um único número. 

Com essa funcionalidade, várias pessoas podem acessar e responder às mensagens enviadas ao número, sem sobrecarregar nenhum membro da equipe. 

Essa função facilita a gestão de grandes volumes de interações e garante que todos os clientes recebam uma resposta rápida. 

Além disso, cada atendente pode ter acesso ao histórico completo de conversas, tornando o atendimento mais qualificado, já que não haverá necessidade de sempre ficar “retomando” qual a necessidade do cliente que chegou até você.

Viu só como um CRM para vendas por WhatsApp pode realmente fazer a diferença no dia a dia do seu negócio? Experimente essa funcionalidade hoje mesmo com o Chatme para marcenarias e gráficas!

Veja mais:

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.