Como vender comunicação visual?
Aprender a vender comunicação visual é tão importante quanto ter as habilidades necessárias para produzir materiais dentro dessa área de atuação que possam, verdadeiramente, encantar os seus clientes.
Afinal, não basta fazer um bom trabalho, é muito importante que os seus potenciais clientes tenham conhecimento disso.
Sendo assim, a equipe da Calcme – Sistema para Comunicação Visual – preparou este guia com algumas considerações que podem te ajudar nessa missão. Não deixe de conferir!
Como vender comunicação visual?
Na hora de vender comunicação visual, é importante ter um bom posicionamento e conseguir mostrar ao seu cliente todo o seu valor enquanto profissional.
Para isso acontecer, alguns passos relativamente simples – mas importantes – devem ser colocados em prática. A seguir, descrevemos alguns deles para que você possa começar a sua jornada profissional:
1. Tenha clareza do seu nicho
Um bom ponto de partida é ter clareza de qual é o seu nicho principal. Saber qual é o seu serviço carro-chefe vai te ajudar a se posicionar de uma maneira muito mais eficiente e estratégica.
Por exemplo, você pode ser especialista em branding, logotipo, ilustração, entre outros. Descubra o que realmente combina com você e que pode ser a sua especialização. Lembrando que ter uma clareza de nicho não necessariamente é o mesmo que excluir todas as outras possibilidades, ok? Mas, sim, construir um posicionamento mais forte e voltado a uma área mais específica, para se tornar uma referência.
2. Desenvolva um bom portfólio
Como mencionamos anteriormente, o seu cliente precisa saber qual o real valor do seu trabalho. E a maneira de isso acontecer é por meio do desenvolvimento de um bom portfólio. Você precisa construir um portfólio que contenha projetos já concluídos, depoimentos dos seus clientes e a descrição dos seus serviços.
Não se esqueça de acrescentar detalhes sobre a sua história profissional, formação, entre outros detalhes.
Veja mais: Precificação para serviços de comunicação visual: Como fazer?
3. Desenvolva uma estratégia de marketing
Uma estratégia de marketing também não pode ficar de fora do seu plano quando o assunto é vender comunicação visual. Você precisa se posicionar de forma estratégica, online e offline.
Ter um bom site, estar presente nas redes sociais, construir conteúdo de valor, entre outras estratégias, ajudam na hora de trazer autoridade e reconhecimento para o seu trabalho. Esteja ativo nesse sentido.
4. Trabalhe seu networking e relacionamento
Trabalhar o seu networking é outra estratégia bastante eficiente. Quando você se comunica com outras pessoas, colegas e profissionais de áreas diferentes, você está divulgando o seu trabalho e sendo visto. Não deixa de ser, de um modo, uma estratégia de marketing.
Por isso, participe de encontros, converse com pessoas do seu setor, faça cafés virtuais com outros profissionais e construa a sua rede de contatos.
5. Participe de eventos específicos
Assim como o networking pode te ajudar a vender comunicação visual com mais velocidade, os eventos específicos da área podem fortalecer a sua marca.
Esteja presente neles, apresentando o seu trabalho, divulgando a sua maneira de atuar, e assim por diante. Quanto mais você apresenta o que faz para o mundo, mais as pessoas poderão reconhecer o seu trabalho e te procurar quando precisarem de um especialista em comunicação visual.
Pense nisso e boa sorte!