Validar assinatura digital PDF é essencial para garantir que determinado documento realmente tenha validade e possa ser usado judicialmente, caso necessário.
Neste guia da Calcme, vamos te ajudar a fazer essa análise usando o site do Governo Federal, que tornará o processo prático e muito mais seguro. Confira o passo a passo:
Como validar assinatura digital PDF?
Na realidade, não é apenas a assinatura digital PDF que pode ser validada. Existem outros documentos virtuais, como aqueles que são gerados por plataformas de assinatura, que podem ser facilmente validados no site do Governo Federal.
Assim, você consegue avaliar e se certificar de que a assinatura do seu cliente é realmente verdadeira.
Além de validar a assinatura, também sugerimos que você sempre use uma plataforma que seja verdadeiramente confiável. Por exemplo, no caso das marcenarias, o Assiname pode ser usado para enviar o contrato aos clientes, com a garantia de que a assinatura de todos os envolvidos terá validade.
Ademais, vamos agora entender como você pode verificar se uma assinatura está validada:
1. Acesse o site oficial do Governo Federal
O primeiro passo é acessar o site oficial do Governo Federal, responsável pela validação de assinaturas digitais em documentos.
Esse portal é uma ferramenta segura que garante a autenticidade e validade jurídica dos contratos assinados digitalmente. Basta clicar neste link para conferir.
2. Escolha a opção adequada para validação
No site, você encontrará algumas opções para validar o documento. As formas de fazer isso são:
- Ler o QR Code do contrato: Alguns documentos assinados digitalmente contêm um QR Code que pode ser escaneado diretamente no site, facilitando a validação.
- Enviar o arquivo: Caso o documento não tenha um QR Code, você pode enviar o arquivo PDF com a assinatura digital diretamente no site.
- Colar a URL: Se o contrato ou documento possuir um link associado, você pode colá-lo no campo indicado na plataforma para realizar a validação.
3. Siga as instruções da plataforma
Após selecionar a opção que corresponde ao seu caso, siga as instruções fornecidas pela própria plataforma.
O processo é simples e bem prático, permitindo que, em poucos cliques, você envie o documento e receba a confirmação sobre sua validade jurídica.
4. Confirme a validação do documento
Ao final do processo, a plataforma vai informar se o documento enviado ou o QR Code lido possuem uma assinatura digital válida.
Dessa forma, você terá a certeza de que o contrato ou documento assinado digitalmente é autêntico e possui validade jurídica.
Veja mais: Como assinar documento digitalmente pelo celular?
Por que é importante ter assinaturas digitais com validade jurídica?
Agora que você pôde compreender como funciona o processo para validar assinatura digital pdf, talvez esteja se perguntando qual a real necessidade desse tipo de validação. Ou ainda, se uma assinatura digital válida dessa forma é realmente algo importante, não é mesmo?
Para te ajudar a compreender melhor esse tema, descrevemos, a seguir, algumas considerações que podem tornar mais clara a importância de validar assinatura digital pdf:
Segurança e autenticidade
As assinaturas digitais com validade jurídica garantem que o documento não seja alterado após ser assinado, oferecendo maior segurança.
Elas usam criptografia para autenticar a identidade do signatário, evitando fraudes e garantindo que a pessoa que assinou é, de fato, quem diz ser.
Isso quer dizer que todos os envolvidos podem se sentir muito mais seguros nesse caso, já que não terão que lidar com documentos falsos feitos em seu nome mais tarde.
Além disso, como empresa, você pode oferecer muito mais confiabilidade para os seus clientes.
Agilidade no processo
A utilização de assinaturas digitais elimina a necessidade de deslocamentos físicos, permitindo que contratos e documentos sejam assinados de qualquer lugar, em qualquer momento.
Dessa maneira, você pode acelerar processos que antes poderiam ser demorados, como a tramitação de contratos e acordos.
Tudo pode ser feito em questão de alguns cliques, tornando todo o processo menos burocrático. Se você implementar esse tipo de assinatura na sua empresa, pode ainda oferecer mais comodidade e até mesmo satisfação para os seus clientes por conta disso. Pense nisso.
Redução de custos
Com a eliminação da necessidade de papel, impressão e transporte de documentos físicos, as assinaturas digitais ajudam a reduzir custos operacionais.
Além disso, a economia de tempo e recursos associados a processos tradicionais também contribui para a eficiência das empresas.
Sem contar o quanto isso mostra que a sua empresa está muito mais engajada em aspectos sustentáveis, concorda? Afinal, você demonstra uma preocupação a mais com o uso de determinados recursos, como papel, posicionando-se de forma positiva no mercado.
Veja mais: Como preencher um contrato?
Validade legal e reconhecimento
Por fim, no contexto jurídico, uma assinatura digital com validade jurídica tem a mesma força que uma assinatura física.
Isso significa que documentos assinados digitalmente são aceitos por tribunais e órgãos governamentais, garantindo a validade e o cumprimento legal dos acordos firmados.
Logo, se alguma questão surgir no decorrer das semanas ou meses, como no caso de uma das partes desistir ou descumprir alguma cláusula, a validade da assinatura garante que todos os envolvidos estejam protegidos dessas questões e cumpram fielmente o que foi acordado.
Como ter assinaturas válidas?
Para ter assinaturas válidas é importante contar com uma plataforma que possibilite isso. O Assiname, integrado à Calcme, oferece às marcenarias e gráficas a possibilidade de fazer assinaturas digitais com validade jurídica e assim obter um documento válido em todo o território nacional.
É tudo bem prático, rápido e super fácil de colocar em prática. Venha fazer o seu teste grátis e descubra como é possível ter assinaturas válidas facilmente na sua gráfica ou marcenaria!