Como preencher um contrato?

Como preencher um contrato?

Aprender a preencher um contrato é muito importante para garantir que os seus documentos sejam verdadeiramente qualificados para proteger a sua empresa juridicamente.

Afinal de contas, não basta escrever qualquer coisa e coletar a assinatura dos envolvidos, é preciso que esse documento deixe clara a sua finalidade.

E para te ajudar com esse objetivo tão importante, preparamos este guia com alguns passos que podem ser usados. Acompanhe.

Como preencher um contrato? Confira os passos

O processo de preencher um contrato exige bastante atenção, pois é algo que impacta diretamente na funcionalidade desse documento.

Se esse preenchimento não for bem feito, corre-se o risco de o contrato sequer ter algum valor de fato.

Portanto, atente-se aos fatores como:

Identificação das partes 

No início do contrato, é necessário identificar corretamente as partes envolvidas, com seus dados completos (nome, CPF ou CNPJ, endereço, e, se aplicável, o cargo ou função). 

Garanta que todas as partes sejam mencionadas de forma, considerando a inclusão de dados precisos e atualizados.

Verificar isso com bastante atenção evita que o contrato perca a sua validade mais tarde.

Veja mais: O que é assinatura eletrônica?

Descrição do objeto

Explique de maneira detalhada o que está sendo acordado. No caso de um contrato de marcenaria, por exemplo, descreva o serviço ou produto que será fornecido, especificando o que será feito, como móveis sob medida, prazos de entrega e materiais a serem usados.

Nessa etapa, é muito importante que seja feita uma boa especificação, para não correr o risco de faltar informações que podem ser questionadas pelo seu cliente mais tarde.

Estipulação de condições e obrigações

Na hora de preencher um contrato, lembre-se de manter claras as condições e obrigações.

Defina as responsabilidades de cada parte. É o caso dos valores a serem pagos, prazos, formas de pagamento, direitos de cada parte (como garantia), e qualquer outra condição importante para o cumprimento do contrato.

Tudo isso deve ser bem descrito para que o contrato possa ser lido e compreendido lá na frente, sem que haja desentendimentos ou ruídos na comunicação.

Leia mais: Como conferir assinatura digital?

Prazo e condições de rescisão

Não se esqueça de que, ao preencher um contrato, devemos considerar a possibilidade de que ele será anulado por algum motivo. Isso pode acontecer por inúmeras razões, e por isso é importante haver cláusulas bem definidas para esses casos.

Aqui, especifique o prazo de execução ou validade do contrato. Descreva também as condições para rescisão do contrato por ambas as partes, mencionando se há multas ou penalidades em caso de descumprimento.

Assinaturas e testemunhas

Por fim, lembre-se de que o contrato deve ser assinado por todas as partes envolvidas, com a data do acordo. 

Se necessário, você também pode considerar a presença de testemunhas para dar maior segurança jurídica ao documento. Verifique se as assinaturas estão corretas e legíveis.

Se possível, aposte no uso de assinatura digital, para tornar o processo ainda mais ágil e eficiente.

Na sua marcenaria, você pode contar com o Assiname integrado ao seu sistema de gestão Calcme, para garantir que seus documentos sejam assinados de forma prática e eficiente, sem perder a validade jurídica.