Como organizar uma marcenaria pequena? Entenda!
Para organizar uma marcenaria pequena você precisa considerar alguns aspectos relacionados a processos e otimização. Afinal de contas, queremos que a produção seja o foco das atividades, não é mesmo? Por isso, organizar a marcenaria do jeito certo é o que poderá deixar a produção ainda mais otimizada e segura.
A Calcme vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Continue lendo.
Veja dicas e ideias de como organizar uma marcenaria pequena
Para organizar uma marcenaria pequena você precisa considerar alguns fatores, como esses aqui:
- Agrupe ferramentas e máquinas de maneira correta.
- Use painéis verticais para organização.
- Sempre coloque as coisas no seu devido lugar.
- Tenha um sistema de gestão para administração.
A seguir, entenda mais sobre cada item e mãos à obra!
Agrupe ferramentas e máquinas de maneira correta
Antes de mais nada é preciso entender que, se você quer um processo produtivo limpo e organizado na sua marcenaria, é preciso pensar a partir da disposição das máquinas. Isto é, o esquema de organização das máquinas é o que vai fazer toda a diferença para o projeto ser produtivo.
Por isso, separe as máquinas de acordo com cada uso e sequência de utilização. Por exemplo, se a máquina X precisa ser usada exatamente após a máquina Y, mantenha elas próximas para que tudo fique concentrado no mesmo ambiente.
Isso vai te ajudar muito a manter um processo produtivo organizado e concentrado, sem precisar andar muito dentro da marcenaria.
Use painéis verticais para organização
Para que as ferramentas fiquem sempre à mão e em uma posição adequada para o serviço, separe elas em uma parede para que elas fiquem penduradas. Isto é, use a organização vertical para que as ferramentas fiquem sempre disponíveis para tudo o que você precisa fazer.
Esse tipo de organização, além de deixar a marcenaria bem legal, é a melhor maneira de deixar as ferramentas à mão. Afinal, é só esticar o braço para pegá-la, sem precisar abrir gavetas ou procurar em prateleiras.
Sempre coloque as coisas no seu devido lugar
Não há como fugir disso. Afinal de contas, esse é o conceito número #1 para quem deseja organizar uma marcenaria pequena, grande, média ou na garagem. Manter as coisas sempre no seu devido lugar é o que fará o seu cérebro condicionar onde está cada ferramenta de maneira automatizada, sem precisar pensar.
Por isso, se você tem mais funcionários ou mesmo se você trabalha sozinho, lembre-se de criar uma cultura de organização para que as coisas sempre voltem ao seu devido lugar após o uso.
Veja mais: Sistema ERP para marcenaria: Conheça a Calcme
Tenha um sistema de gestão para administração
E por fim, tenha um sistema de gestão para a sua marcenaria. Afinal, organizar uma marcenaria pequena não é apenas organizar a área de trabalho. Isto é, a parte física. É também organizar as contas, os clientes, os pedidos e os processos.
Para que você possa ter mais controle sobre tudo isso, implemente um sistema de gestão focado em resolver e organizar toda a parte burocrática. Assim você poderá focar naquilo que você é bom: ser um ótimo marceneiro!
Evite estes erros ao organizar uma marcenaria pequena
Ao organizar uma marcenaria pequena, também é muito importante que se evitem erros que podem comprometer o desenvolvimento do negócio.
Por isso, separamos alguns pontos de atenção que você deve considerar para que o seu negócio tenha mais chances de se desenvolver de forma saudável. Confira:
1. Má distribuição do espaço
A má distribuição do espaço em uma marcenaria pode acabar causando congestionamento, dificuldade de movimento e uma diminuição na produtividade.
Afinal, quando as áreas de trabalho não são devidamente planejadas, pode ocorrer um aumento no tempo de deslocamento entre as diferentes zonas, prejudicando a produtividade.
Por isso, ao organizar uma marcenaria pequena, é muito importante que haja áreas específicas para o corte, montagem, acabamento e armazenamento.
Além disso, lembre-se de delimitar as áreas que serão usadas para o tráfego de pessoas, ferramentas, móveis e equipamentos, a fim de não causar acidentes e melhorar o fluxo de trabalho.
2. Armazenamento inadequado das ferramentas
Outro ponto importante ao organizar uma marcenaria pequena é armazenar as ferramentas do jeito certo.
Cada ferramenta deve ter o seu lugar, para que se reduza o tempo dedicado a encontrá-las em meio à bagunça.
Além de acabar atrapalhando a rotina dos marceneiros, essa falta de organização também pode causar acidentes, por conta de empilhamentos equivocados, armazenamentos de difícil acesso, e assim por diante.
Sendo assim, é muito importante armazenar cada tipo de ferramenta da forma correta, usando ganchos, gavetas, caixas e outras formas de organização.
Cada ferramenta deve ter o seu próprio lugar de armazenamento.
Leia mais: Sistema de orçamento para marcenaria: Qual o melhor?
3. Falta de implementação das normas de segurança
Sem dúvidas, a falta de implementação das normas de segurança atrapalha a organização e pode provocar acidentes graves no dia a dia dos marceneiros.
Por isso, siga sempre todas as regras que são estabelecidas por órgãos de segurança, de modo a conseguir obter uma rotina mais segura e até mesmo mais eficiente.
4. Iluminação inadequada para o trabalho
A iluminação inadequada pode afetar negativamente a precisão e até mesmo a qualidade do trabalho, além de aumentar a fadiga visual dos trabalhadores, o que pode levar a acidentes.
A iluminação que não segue um padrão de eficiência pode fazer com que alguns detalhes passem despercebidos em tarefas de alta precisão, como corte e acabamento.
Para evitar esse problema, lembre-se de utilizar uma combinação adequada de luz natural e artificial, tendo boas luminárias na sua marcenaria e permitindo a entrada de luz do dia.
Lâmpadas de alta intensidade com uma temperatura de cor adequada podem melhorar a visibilidade e reduzir a fadiga ocular.
5. Subestimar a limpeza periódica
Por fim, temos ainda mais um grave erro ao organizar uma marcenaria pequena: a falta de limpeza periódica.
Lembre-se de que isso pode levar a um ambiente de trabalho insalubre e desorganizado, aumentando o risco de acidentes e afetando a produtividade.
O acúmulo de serragem, resíduos de madeira e outros detritos pode causar obstruções e criar até mesmo riscos de incêndio
Para evitar esses problemas, é essencial implementar um cronograma de limpeza que considere a remoção regular de detritos, a limpeza de superfícies de trabalho e a manutenção de equipamentos de coleta de pó.
Tudo isso aumenta a qualidade de vida dos trabalhadores, a segurança e até mesmo a produtividade.