Como organizar uma marcenaria? Dicas e ideias para começar!
Se você está querendo organizar uma marcenaria ou mesmo está pensando em começar a sua, é preciso de um plano. No entanto, um plano que possa compor uma série de necessidades para a empresa crescer e se desenvolver de maneira sustentável.
Neste artigo da Calcme, você vai entender um pouco mais sobre o assunto. Veja dicas e ideias de como Yuri Miranda, gestor da Miranda Móveis, conseguiu elevar o nível de inteligência, processos e produto de uma marcenaria familiar que hoje conta com mais de 30 funcionários.
Dicas de como organizar uma marcenaria para produzir mais e melhor
Existem muitas maneiras de como organizar uma marcenaria para ela produzir bem e com inteligência. E tudo vai depender daquilo que o gestor busca e onde ele quer chegar. Para empresas que buscam se desenvolver e crescer, não tem jeito: é preciso criar processos, encontrar profissionais qualificados e uma boa estrutura de trabalho.
Segundo Yuri Miranda, o desenvolvimento da sua marcenaria foi demorado:
“Não aconteceu da noite para o dia. Afinal, uma empresa com fundamentos sólidos e coerentes precisa de tempo para atingir níveis de excelência”.
Por isso, o primeiro insight para organizar o seu projeto, é: tenha calma.
Veja as dicas práticas:
- Documentação de tudo o que acontece na empresa.
- Criação de sistemas e processos internos.
- Setores para cada ramo de atuação.
- Especialistas em cada área de atuação.
Documentação de tudo o que acontece na empresa
Antes de mais nada, você precisa começar documentando tudo o que acontece na sua empresa. Se você já tem uma marcenaria, é preciso entender como ela funciona, o que faz ela funcionar e, principalmente, o que faz as coisas darem errado.
Documentar tudo para entender, racionalmente, é muito importante. Yuri Miranda diz que estabeleceu esse processo de documentação na sua marcenaria e isso mudou o jogo:
“A marcenaria passou a documentar tudo o que acontecia dentro da empresa. E com isso, tornou-se muito mais visível as áreas que poderiam ser aprimoradas. E esse foi o início para um grau de crescimento de mais de 25% em pouco tempo”.
Criação de sistemas e processos internos
Criar sistemas e processos internos é muito importante. Afinal, é isso que vai ajudar a sua marcenaria a atingir um novo nível de produtividade.
Os processos ajudam a criar uma rotina inteligente de trabalho e os sistemas contribuem para validar, observar e entender todas as etapas da construção de um móvel.
Setores para cada ramo de atuação
Uma marcenaria precisa ser dividida de maneira inteligente. Isto é, por setores. Cada setor será responsável por uma área de atuação. E com foco total, as coisas tendem a ser melhor resolvidas.
Yuri Miranda comenta que a sua empresa passou a produzir muito mais a partir do momento em que ocorreu a organização estrutural:
“Um exemplo prático dos benefícios de ter setores exclusivos para cada área, deu-se pelo tempo de montagem dos móveis. O que antes era produzido em mais de 15 dias, hoje pode ser produzido em menos de um dia”.
Especialistas em cada área de atuação
Se você está pensando em crescer a sua marcenaria, é muito importante entender que não há como abraçar o mundo. Você precisa de pessoas para ajudar nessa jornada. Portanto, busque os melhores profissionais e divida a sua produção por setores. Cada um fica responsável por aquilo que é bom, sabe fazer, e assim as coisas vão pra frente.