Como organizar estoque de marcenaria?
Entender como organizar estoque de marcenaria é o que vai deixar o seu negócio um passo à frente em termos de produtividade. Afinal, encontrar rapidamente os materiais é uma forma de otimizar processos e fazer com que todos os setores funcionem.
Neste artigo, a Calcme – sistema de gestão para marcenarias – te ajuda a entender mais sobre o assunto.
Veja como organizar estoque de marcenaria passo a passo.
👉🏻 Veja também: como fazer a gestão de uma marcenaria.
Entenda como organizar estoque de marcenaria em #4 passos práticos
O estoque é um dos ambientes mais importantes de uma marcenaria. Por mais que ele não seja frequentado com tanta frequência como outros ambientes da empresa, saiba que é um espaço estratégico para que todos os outros setores funcionem em harmonia.
E para organizar estoque de marcenaria, veja #4 passos:
- Treine a equipe e crie cultura de organização
- Acompanhe o estoque via sistema de gestão
- Use materiais mais antigos primeiro
- Cada item no seu lugar
Continue lendo e saiba mais.
#1: Treine a equipe e crie cultura de organização
Para organizar estoque de marcenaria, o primeiro passo é garantir que esse tipo de processo seja embutido na rotina e dia a dia das pessoas. Ou seja, todos precisam organizar e manter organizado.
Portanto, treine a sua equipe na marcenaria para que eles possam desenvolver a prática de organização do espaço e, preferencialmente, com base em algum processo de gestão que está atrelado a produtividade da marcenaria.
A cultura de organização é muito mais importante do que simplesmente colocar um material aqui ou ali.
Afinal, a cultura vai garantir que a organização não sobrecarregue ninguém e os processos fiquem mais fáceis.
👉🏻 Entenda: quais os setores de uma marcenaria.
#2: Acompanhe o estoque via sistema de gestão
Um sistema de gestão para marcenarias, como é o caso do Calcme, garante uma série de benefícios para quem quer melhorar a produtividade e escalar o negócio.
Com o Calcme, você pode realizar uma série de entradas/saídas do estoque de forma manual ou automática (importando o XML de uma NF, por exemplo).
Isso vai ajudar a garantir um controle absoluto do seu estoque, onde você poderá fazer pedidos ou verificar produtos sem ter que ir lá para contar peças, por exemplo.
Veja o nosso vídeo com mais detalhes:
#3: Use materiais mais antigos primeiro
Essa é uma técnica simples, mas que faz toda a diferença para garantir o consumo cronológico do material em estoque: o mais antigo primeiro, o mais novo por último.
Por mais que esse sistema organizacional faça mais sentido para produtos com prazo de validade, em uma marcenaria, também será útil.
Afinal, é uma forma de garantir a venda de produtos comprados há muito tempo e assim substituí-los por novos ao longo do tempo.
#4: Cada item no seu lugar
E por fim, mais uma etapa importante da organização é manter cada item no seu lugar. Primeiramente, via gestão do espaço e organização estratégica; e em segundo lugar, via cultura interna, onde os colaboradores devem voltar os itens sempre no lugar que ele estava antes.
Boas vendas!