Como não depender mais de marceneiro na sua marcenaria
Não depender mais de marceneiro na sua marcenaria pode ser uma excelente alternativa para que o seu negócio ganhe ainda mais tração e oportunidades.
No entanto, ainda assim, é preciso considerar que esse profissional sempre vai agregar valor ao negócio e trazer uma carga técnica muito importante para que os processos sejam colocados em prática.
Neste artigo, a Calcme – sistema para marcenarias – te ajuda a entender mais sobre como não depender de um marceneiro na sua marcenaria e usá-lo de formas muito mais estratégicas.
Continue lendo para saber mais.
Dicas de como não depender de um marceneiro na marcenaria
Para não depender de um marceneiro na marcenaria, você precisa construir uma atmosfera e um ambiente voltado para processos, tecnologia e digitalização.
Abaixo, veja como:
- Invista em máquinas de CNC
- Utilize softwares de design e otimização
- Faça treinamentos constantes na equipe
- Tenha processos e métodos bem definidos e com boas ferramentas
- Padronize a sua produção (ainda que sejam móveis sob medida)
Continue lendo para saber mais detalhes sobre cada item da lista.
Invista em máquinas de CNC
As máquinas CNC são fundamentais para que a sua marcenaria possa caminhar a passos largos. Com esse tipo de máquina, é possível estabelecer um padrão muito mais alto de qualidade, além de garantir precisão e dispensar determinados processos manuais feitos pelo marceneiro.
Ou seja, é o primeiro passo para quem não quer depender de um marceneiro dentro da marcenaria, usando esse profissional de formas muito mais produtivas e estratégicas, pelo tanto que ele pode agregar valor.
Utilize softwares de design e otimização
Os sistemas de design e otimização são fundamentais para quem não quer depender de um marceneiro na marcenaria. Afinal, a partir deles, é possível automatizar processos burocráticos e refinar projetos de forma digital e muito mais rápida.
Com o Calcme, por exemplo, você pode delegar para o sistema inúmeras atividades relacionadas a orçamentos, pedidos, processos e filas.
Faça um teste grátis ainda hoje.
Faça treinamentos constantes na equipe
Os treinamentos são fundamentais por vários motivos. Mas principalmente porque essa é uma grande oportunidade que você tem de criar uma atmosfera produtiva, onde todos os profissionais entendam todas as etapas de trabalho da marcenaria.
Com as tecnologias certas, será possível garantir um processo minucioso em todas as etapas e, muitas vezes, outros profissionais também poderão colocar a “mão na massa”, desde que haja treino e processo.
Tenha processos e métodos bem definidos e com boas ferramentas
E por falar em processos, pois é: eles precisam aparecer. Um bom processo, quando bem estruturado e embutido na cultura da empresa, faz com que o negócio decole. Por isso, se a sua marcenaria ainda não tem processos e trabalha de forma aleatória, é hora de mudar isso.
Crie um método construtivo
Adotar um método construtivo na sua marcenaria é introduzir um padrão em sua engenharia, no qual todas as peças produzidas, assim como todas as etapas, seguem regras estabelecidas no sistema construtivo.
Trata-se de um conjunto de procedimentos que irá definir como cada móvel será produzido, ainda que haja diferenças entre um projeto e outro. Na essência, as regras serão as mesmas e a produção, em si, respeitará uma engenharia padronizada.
Personalize dentro do método construtivo
Se você quer transformar a sua marcenaria em uma verdadeira indústria, mas sem fugir do conceito de móveis sob-medida e personalizados para o cliente, é fundamental ter uma padronização na produção, mas isso não quer dizer que a personalização será deixada de lado.
Ou seja, venda projetos personalizados, mas dentro de um padrão produtivo que a sua marcenaria poderá repetir por várias vezes. Isso quer dizer que, ainda será possível criar peças únicas e exclusivas, mas respeitando a “identidade” da sua marcenaria.
Coloque as dicas em prática, teste o sistema Calcme para otimizar processos burocráticos e mãos à obra.