Iniciar uma conversa com cliente no WhatsApp exige uma preparação e um conhecimento relacionado à boa comunicação online. Até porque, não basta apenas enviar uma mensagem de “Oi, tudo bem”, e esperar que o outro se interesse em responder.
No entanto, é natural que muitos atendentes ainda não saibam por onde começar, exatamente, quando precisam se comunicar com um cliente no WhatsApp. E para ajudar com essa questão, preparamos este guia com dicas importantes. Acompanhe.
Como iniciar uma conversa com cliente no WhatsApp?
Para iniciar uma conversa com cliente no WhatsApp, podemos considerar alguns pilares relevantes que aumentam as chances de uma interação positiva.
A seguir, descrevemos esses pilares para que você possa refletir um pouco sobre isso:
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1. Evite ser invasivo
Essa é a regra de ouro quando pensamos em começar uma nova conversa online. Afinal de contas, ninguém gosta de receber mensagens invasivas e desnecessárias no WhatsApp, concorda?
Mas como fazer isso? Primeiro, se você quer conversar com um cliente que já teve algum contato com a sua empresa no passado, certifique-se de que ele realmente autorizou esse tipo de contato posterior.
Por outro lado, se for um primeiro contato do zero, evite escrever em um tom muito “marketeiro” e até mesmo de “cobrança por resposta”. Você precisa deixar o cliente à vontade para que ele interaja por conta própria.
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2. Seja claro com relação ao motivo do contato
Não seja “misterioso” na hora de iniciar uma conversa com cliente no WhatsApp. Ele precisa saber do que se trata logo na primeira mensagem.
Esse hábito de criar muito “suspense” pode ser visto como algo negativo pelos clientes, que podem se sentir obrigados a responder a mensagem para entender o contexto – o que não é nada legal.
Por isso, seja claro com relação ao motivo do contato. Claro que você não precisa escrever algo como “vim te vender o serviço X”, mas, sim, pode usar algo mais no sentido de “Estamos com condições específicas para o produto X, que eu acredito que possa resolver a questão Y que você possui. Podemos conversar?”
3. Ofereça um benefício claro
Seguindo o raciocínio acima, deixe claro quais são os benefícios que o seu potencial cliente poderá adquirir ao responder à mensagem que você está enviando.
Ele receberá algum desconto? Algum brinde? Ou terá o benefício de receber o produto em um prazo muito mais curto? Tudo isso pode ajudá-lo a se sentir mais instigado a responder.
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4. Inclua uma chamada para ação clara
Por fim, garanta que você disponibilizou uma mensagem com chamada para ação clara. Afinal, o que você espera que o seu cliente faça? Responda a mensagem, apenas? Clique em um link? Realize uma compra? Solicite uma reunião?
Ter essa clareza pode te ajudar na hora de escrever uma mensagem para iniciar uma conversa com cliente no WhatsApp.
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