Como ganhar dinheiro com comunicação visual? Veja 5 dicas matadoras!

Como ganhar dinheiro com comunicação visual? Veja 5 dicas matadoras!

Para ganhar dinheiro com comunicação visual, é preciso ter uma estratégia muito bem definida e baseada em um plano de negócios que você fez previamente. No entanto, além disso, é preciso ser criativo e saber explorar o mercado da forma que outras pessoas não estão explorando.

Neste artigo, a Calcme – sistema para comunicação visual te ajuda a entender mais sobre como ganhar dinheiro com comunicação visual.

Continue lendo e saiba mais.

👉🏼 Veja também: Como montar uma empresa de design gráfico?

Veja como ganhar dinheiro com comunicação visual

Ganhar dinheiro com comunicação visual pode ser algo complexo ou simples. Tudo vai depender do plano de negócios e do tipo de abordagem que a empresa tem no setor.

Para te ajudar, separamos 5 ideias de monetização para que você possa montar e ganhar dinheiro com comunicação visual.

Veja: 

  • Prestação de serviços
  • Instalações
  • Terceirização
  • Consultorias
  • Venda de produtos

Continue lendo para saber mais detalhes sobre cada item da lista.

👉🏼 Veja como ganhar dinheiro com gráfica rápida.

Prestação de serviços

Uma das ideias mais interessantes e rentáveis que você pode considerar para ganhar dinheiro com comunicação visual, é a prestação de serviços. Afinal, esse é um tipo de monetização “simples”, já que é a relação oferta/demanda mais pura e simples.

Nesse caso, você pode monetizar a sua empresa de várias maneiras, oferecendo serviços de:

  • Design gráfico;
  • Direção de arte;
  • Branding;
  • Design de marcas;
  • Entre outras coisas.

Encontre profissionais de alto nível para desenvolver esses materiais e você poderá agregar valor em vários outros produtos.

Instalações

Outro tipo de monetização para ganhar dinheiro com comunicação visual, é na parte de instalações em si. Ou seja, é também uma prestação de serviços, mas o trabalho está mais embutido na premissa de vender os materiais e oferecer a instalação.

No entanto, você também pode fornecer mão de obra para instalações de materiais que não foram produzidos por você; ou até mesmo, pode fornecer mão de obra para outras empresas. Coloque isso no papel e pesquise o mercado para entender o que faz sentido e o que não faz sentido.

👉🏼 Veja como administrar uma empresa de comunicação visual.

Terceirização

A terceirização é também uma atividade interessante que você pode monetizar e ganhar dinheiro com comunicação visual. Ou seja, você pode vender inúmeros tipos de materiais, mesmo que não tenha produção própria e encontre um bom fornecedor. Nesse caso, é possível ganhar uma margem em cima do produto que você vai vender, mesmo que não seja você o produtor.

Consultorias

Mais uma possibilidade de monetização de comunicação visual, é por meio de consultorias que você pode fazer para grandes empresas. Ou seja, sugerindo ideias, indicando um plano de comunicação ou até mesmo um plano de marketing, caso você tenha especialistas na área para ajudar. 

Venda de produtos

E por fim, claro, você ainda pode vender produtos na sua empresa de comunicação visual. Especialmente os personalizados, como camisetas, adesivos, bonés e outros. Mas nesse caso, os investimentos precisam ser direcionados a esse tipo de material, uma vez que são outras máquinas, outros fluxos e outras práticas.

Nunca deixe de fazer um estudo de viabilidade para garantir que o seu negócio esteja em um bom caminho.

Leia também: O que é um projeto de comunicação visual? Entenda!

Como ganhar dinheiro com design gráfico sendo iniciante?

Outra dúvida muito comum, de quem está iniciando no ramo de comunicação visual, é com relação a como ganhar dinheiro com design gráfico quando se é um iniciante. Afinal de contas, o que pode ajudar nesses casos? Como conseguir clientes e serviços específicos?

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa fase inicial. Dê só uma olhadinha:

1. Plataformas para freelancers

Uma forma de como ganhar dinheiro com design gráfico é fazendo o cadastro em plataformas de freelancers para encontrar trabalho.

Nessas plataformas, como a 99freelas, pessoas estão em busca de profissionais de diferentes níveis, desde iniciantes até os mais avançados.

Essas pessoas solicitam diversos serviços, que depende do nicho que você irá trabalhar. Ao se deparar com um projeto aberto, você deve enviar uma proposta, apresentando seu valor, um pouco sobre o seu trabalho e assim por diante.

Essa é uma excelente forma de iniciar como designer gráfico. 

2. Venda de templates

Você sabia que muitas pessoas compram templates prontos para poder usar nas redes sociais e em demais materiais de design? Você pode ser um fornecedor nesse sentido!

Para isso, você pode montar modelos editáveis, ou seja, que a pessoa pode baixar no computador dela e editar da melhor maneira.

Você pode fazer capas para vídeos, Facebook e outras páginas; pode fazer posts para as redes sociais; capas de ebooks, e muito mais. Tudo o que as pessoas procuram de template poderá ser vendido.

Inclusive, essa venda pode acontecer por intermédio do Canva. Pesquise sobre as políticas dessa empresa para entender melhor.

Veja mais: Software para empresa de comunicação visual – O que não pode faltar?

3. Design para redes sociais

Muitas pessoas que usam o Instagram a trabalho não sabem como editar os conteúdos para deixá-los mais bonitos e atraentes. E você, que quer saber como ganhar dinheiro com design gráfico, pode usar essa deixa para vender os seus serviços.

Busque por trabalhos nesse sentido, apresentando as suas habilidades e oferecendo as suas edições. Apenas não vá fazer spam, mandando direct para todo mundo, hein? Faça o contato de forma estratégica e sem ser incômodo.

4. Curso de design

Se você acredita que possui muito conhecimento de design e quer começar a compartilhar isso com as outras pessoas, que tal vender um curso?

Você pode fazer um curso completo, um para iniciantes, enfim! São muitas as possibilidades.

Entretanto, terá que se dedicar para fazer o marketing do seu curso, é claro. Afinal, ele não se venderá sozinho, ok? Mas pode ser uma opção de ganho.

Organize suas finanças com design gráfico do jeito certo

Independentemente de quanto você ganhe como designer gráfico, em todos os casos é muito importante ter um controle efetivo das finanças.

Para isso, você pode contar com a Calcme! Além de proporcionar a você uma ampla variedade de funcionalidades, a Calcme te ajuda a ter uma visão mais clara e organizada das finanças do seu negócio. 

Conte com a Calcme – sistema para comunicação visuale otimize todos esses processos em um sistema voltado para quem quer fazer o negócio render mais.

Delegue tudo para o sistema e foque em atividades mais estratégicas, criativas e voltadas para as vendas. Faça um teste grátis agora mesmo e boas vendas!

Essa é a Melhor Oportunidade do Ano para transformar a gestão da sua Gráfica ou Marcenaria com uma condição especial.