Como fazer uma gráfica crescer? Entenda!
Para fazer uma gráfica crescer, é preciso entender de vários processos e desempenhar várias funções diferentes. No entanto, ao mesmo tempo, é preciso considerar a necessidade de delegar determinadas atividades e não querer “abraçar o mundo”.
Neste artigo, a Calcme – sistema para gráficas – te ajuda a entender mais sobre como fazer uma gráfica crescer com dicas estratégicas práticas.
Veja como fazer uma gráfica crescer com estratégias práticas
Para fazer uma gráfica crescer não basta simplesmente sair, desesperadamente, atrás de clientes (e de qualquer cliente). É preciso, também, entender que isso é um processo e os clientes certos são mais importantes do que os clientes errados. Ou seja, você não pode querer crescer a qualquer custo.
Para te ajudar, veja abaixo 4 dicas práticas e estratégicas que vão te ajudar a fazer uma gráfica crescer de forma saudável, natural e no caminho certo.
Acompanhe.
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Tecnologia e digitalização de processos
Hoje em dia já não é mais um diferencial ter processos digitalizados e tecnologia embutida neles. No entanto, isso é algo muito importante e que com certeza vai ajudar a sua empresa a crescer de forma saudável, natural e com todas as etapas de processos de forma clara.
Com o sistema Calcme, por exemplo, a sua gráfica pode focar única e exclusivamente em processos que vão ser mais rentáveis, como a atração e conquista de novos clientes ao longo do tempo. Você poderá focar em atividades que estão muito mais relacionadas a estratégia e o sistema faz todas as operações manuais, como envio de orçamentos, por exemplo.
O Calcme te ajuda na gestão, faturamento, vendas e cálculos. Tudo simples e rápido, para toda a equipe aprender a usar em poucos dias. Faça um teste grátis agora mesmo e descubra o poder da tecnologia na sua gráfica.
Marketing e presença online
Outro fator importante que faz a diferença para a sua gráfica crescer, é o marketing e também a presença online. São coisas diferentes, mas que se complementam, já que o marketing pode atuar no processo de presença online.
Invista em estratégias relacionadas a mídias sociais, site e anúncios online. Além disso, você também pode trabalhar o SEO do site de modo que, dessa forma, você apareça para os seus clientes na hora em que eles estiverem pesquisando no Google sobre os produtos/serviços que você vende.
Veja como fazer um site para gráficas e dicas de Marketing digital para gráfica.
Networking estratégico
Não há necessidade de fazer milhares de contatos de negócios. Afinal, é muito mais vantajoso fazer apenas alguns contatos pontuais e que tenham uma relação direta com o seu modelo de negócios, do que contatos que nunca se lembrarão do que você faz.
Por isso, procure por pessoas e empresas que tenham qualquer tipo de “gancho” com o que você vende. No longo prazo, esses contatos vão se mostrar muito rentáveis.
Produto
E por fim, claro, não deixe de investir no seu produto. Ele é a base de tudo. Sem um bom produto (ou serviço), a sua gráfica não vai crescer. Ou se crescer, vai ser insustentável e logo os clientes vão perceber que não vale a pena comprar de você novamente.
Fazer uma gráfica crescer leva tempo e precisa de estratégias e ferramentas pontuais, como as que você aprendeu neste artigo.