Ter uma planilha de orçamento para marcenaria pode ser uma excelente ideia para quem busca organizar as cobranças de uma maneira mais efetiva, com informações centralizadas.
Mas, como fazer essa planilha? Quais passos devem ser considerados nesse caso?
Neste texto da Calcme, – sistema para marcenarias -, vamos te ajudar com esse objetivo para que você torne as suas finanças ainda mais práticas! Acompanhe.
Como fazer uma boa planilha de orçamento para marcenaria?
Ao fazer uma planilha de orçamento para marcenaria, é importante levar alguns critérios em conta para que seja possível ter uma boa organização do que é lançado nesse documento.
Afinal, não basta preencher com inúmeras informações e aguardar que haja bons resultados. Mas, sim, é preciso preencher de forma estratégica, considerando o que não pode faltar na sua planilha. Acompanhe as dicas:
Categorias de itens e serviços
Para que a planilha seja mais completa e funcional, é importante que haja categorias bem definidas, como materiais, ferramentas, transporte, serviços adicionais e mão de obra.
Dessa maneira, é possível que os seus clientes tenham uma visão mais clara dos custos, o que traz mais transparência para todo o processo.
Para materiais, por exemplo, liste madeiras, ferragens, acabamentos e tintas. Na categoria de mão de obra, acrescente o tempo estimado para cada etapa, como corte, montagem e pintura.
Veja mais: Como fazer orçamento marcenaria word?
Colunas para descrição, quantidade e preço unitário
Crie colunas que possibilitem uma visão mais intuitiva na sua planilha de orçamento para marcenaria. Por exemplo, na coluna descrição, coloque os detalhes dos itens que são adquiridos.
Na coluna de quantidade, acrescente as unidades, metros ou horas, dependendo do recurso em questão. E no caso do preço unitário, preencha o valor por unidade para garantir que o cliente possa compreender melhor esses detalhes.
Campo para cálculo automático de custos totais
Crie um campo que seja capaz de calcular automaticamente os custos totais que foram lançados na planilha.
Configure fórmulas para multiplicar a quantidade pelo preço unitário em cada linha, somando os resultados em um campo no fim.
Essa etapa precisa ser bem programada, para não correr o risco de valores equivocados serem passados para o seu cliente.
Inclusão de prazos e condições de pagamento
Por fim, não se esqueça de detalhar os prazos e as condições de pagamento nessa planilha que será enviada ao seu cliente.
Especifique o tempo estimado para a execução do projeto e o cronograma de entrega. Detalhe as condições de pagamento, como porcentagem de entrada, valores de parcelas e prazos para quitação. Também é importante mencionar formas de pagamento aceitas, como transferências bancárias ou boletos.
Tudo isso garante uma comunicação mais transparente e clara para os seus clientes.
Leia mais: Como abrir uma marcenaria do zero?
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