Como fazer um orçamento de design gráfico?
Você sente que fazer um orçamento de design gráfico é algo complicado e que demanda muito tempo no seu dia a dia? A gente te entende!
E, justamente por isso, nós da Calcme – sistema para comunicação visual – preparamos este guia com informações que vão te ajudar nessa missão. Não deixe de conferir!
Como fazer um orçamento de design gráfico?
Na hora de fazer um orçamento de design gráfico, você sente dificuldade em precificar o seu serviço? É sempre um transtorno ter que calcular todos os materiais envolvidos nesse processo?
Essa dificuldade é bem comum, mas existem alguns passos que podemos seguir para lidar com essa questão. Abaixo, exemplificamos um guia que pode te ajudar:
Coletar informações do projeto
A primeira etapa é, claro, coletar todas as informações do projeto que você precisa desenvolver. Ter essa clareza é fundamental para conseguir passar um orçamento justo.
Você precisa entender qual é o tipo de projeto, os materiais que serão usados, o tempo que precisará para desenvolver, entre outras informações relevantes.
Quanto mais detalhado o briefing, melhor poderá ser na hora de fazer um orçamento de design gráfico.
Veja mais: Sistema de comunicação visual Calcme: Saiba mais!
Estimar tempo necessário
Estimar o tempo necessário para executar o projeto, considerando também uma margem de erro, é essencial para a precificação.
Evite estipular um tempo muito curto ou então muito “enxugado”, pois imprevistos podem acontecer no meio do caminho e você precisa dessa margem para não causar insatisfação no cliente.
Com base no tempo estipulado, calcule o valor da hora de trabalho para incluir no orçamento em questão.
Calcular custos de recursos
Calcule também os custos dos recursos que você irá usar no seu projeto. Quais tipos de materiais e acabamentos são necessários? Há muitas demandas finas envolvidas? Ou os materiais são mais econômicos?
Tudo isso faz toda a diferença na hora de fazer um orçamento de design gráfico.
Definir o lucro
Você também precisa calcular o lucro que deseja ter com esse projeto. A porcentagem de lucro é variável, de acordo com o tipo de demanda. E é você quem deve avaliar quanto gostaria de ter de lucro – mas sempre levando em conta o preço do mercado, é claro.
Leia também: Programa para orçamento gráfico: Saiba fazer orçamentos automáticos
Formalizar o orçamento
Por fim, você poderá somar todos os valores estipulados e formalizar o orçamento em questão. Lembre-se de detalhar ao seu cliente esse orçamento, para que ele possa ter mais clareza do que realmente estará pagando para a sua empresa de comunicação visual.
Faça orçamentos automáticos com a Calcme!
Além de considerar o passo a passo que detalhamos de como fazer um orçamento de design gráfico, lembre-se de que a tecnologia também pode ser uma grande aliada.
Para isso, um sistema para comunicação visual pode ser a solução, como a Calcme! Com nosso sistema, você gera os seus orçamentos precisos em questão de minutos, potencializando os seus resultados.
Faça o seu teste grátis e confira as vantagens que temos para oferecer a você!