Como fazer um contrato? Passo a passo

Como fazer um contrato? Passo a passo

Para fazer um contrato eficiente e que realmente atenda aos interesses de ambas as partes envolvidas, é muito importante seguir alguns passos que possam te orientar nessa confecção do documento.

Assim, é possível garantir que todas as cláusulas sejam bem escritas e promovam a segurança de todos. 

Quer saber como fazer isso? Acompanhe este guia da Calcme e tire as suas dúvidas!

Leia mais: Como funciona assinatura digital de contratos?

Passo a passo de como fazer um contrato

Na hora de fazer um contrato, é importante que tudo seja bem escrito e sem o uso de frases ou colocações que possam provocar ambiguidade. Assim, as partes envolvidas poderão compreender com mais clareza as suas obrigações, de modo que todos se sintam confortáveis com a decisão de assinar o documento.

Logo abaixo, descrevemos alguns pontos de atenção que podem ser bem interessantes: 

Identificação das partes

A identificação das partes é um passo fundamental na elaboração de qualquer contrato, pois define quem são as pessoas ou empresas envolvidas no acordo. 

Para isso, é necessário acrescentar dados completos como o nome ou razão social, número de identificação (CPF ou CNPJ), endereço completo e outras informações de contato. 

Se for uma pessoa jurídica, escreva também a descrição do ramo de atividade e o nome do representante legal. 

Todos esses detalhes devem estar bem preenchidos e corretos, para evitar dores de cabeça mais tarde.

Definição do objeto

A definição do objeto do contrato é a cláusula que especifica de maneira clara e detalhada o que está sendo acordado entre as partes. 

Nesse momento, é importante descrever o produto, serviço ou atividade que será fornecido, executado ou realizado, estabelecendo o escopo do contrato. 

A falta de uma definição bem feita pode levar a mal-entendidos ou até mesmo a descumprimento das obrigações, prejudicando a relação entre as partes. 

Por isso, garanta que todos os detalhes do projeto, como, por exemplo, do projeto de marcenaria, estejam bem claros aqui.

Veja mais: Modelo de contrato de prestador de serviço

Estipulação de valores e condições de pagamento

Para fazer um contrato, é importante considerar as condições de pagamento, juros e outras informações relevantes sobre os valores envolvidos com esse documento.

Nesse momento, deve ser definido o valor total do contrato, a forma de pagamento, os prazos e quaisquer encargos adicionais, como juros ou multas por atraso.

Deixe tudo bem claro, para que não haja contestações desagradáveis mais tarde. 

É importante que você também escreva cláusulas que tratem de descontos, antecipações ou reajustes, se for o caso. 

Prazos e condições

Estabelecer prazos e condições de execução do contrato é extremamente importante para garantir que ambas as partes cumpram suas obrigações dentro de um período acordado. 

O contrato deve definir com clareza as datas de início e término, entregas parciais, e quaisquer outras datas importantes durante a execução.

Também é importante descrever o que acontece em caso de atrasos, por exemplo.

Assinatura e armazenamento

A assinatura é o momento formal que sela o compromisso entre as partes. Ela pode ser feita de maneira tradicional, com assinatura física, ou de forma digital, o que oferece benefícios como maior praticidade, agilidade e segurança jurídica.

Aqui na Calcme, você tem acesso à ferramenta Assiname, dentro do seu sistema de gestão para gráficas e marcenarias. E assim, pode gerar, assinar e armazenar os seus contratos digitais, de forma prática, acessível e segura.

Venha conhecer o Assiname e faça contratos ainda mais qualificados!