Como fazer um bom atendimento pelo WhatsApp?
Saber como fazer um bom atendimento pelo WhatsApp é mais do que essencial nos dias atuais.
Afinal de contas, atualmente, a maior parte das pessoas buscam atendimento online, pelo menos em um primeiro momento, para saber mais sobre o serviço ou produto que deseja comprar.
Por isso, saber como atender melhor online é essencial, e nós vamos te ajudar com o nosso conteúdo de hoje! Confira.
Veja também: WhatsApp multi atendimento: Como implementar na sua marcenaria?
Como fazer um bom atendimento pelo WhatsApp?
Para fazer um bom atendimento pelo WhatsApp é importante considerar alguns pontos na sua comunicação, como a agilidade, a personalização do atendimento, e assim por diante.
Além disso, é sempre importante considerar a premissa de que em cada caso podem haver fatores específicos envolvidos, dependendo do público-alvo, por exemplo.
Dito isso, vamos às dicas de hoje:
1. Seja rápido nas respostas
Sem dúvidas, a agilidade é fundamental no WhatsApp, pois as pessoas esperam respostas quase que instantâneas nesse meio de comunicação.
Porém, sabemos que nem sempre é possível responder a pessoa de imediato. Nesses casos, utilize ferramentas como chatbots e respostas automáticas para lidar com perguntas frequentes e libere seus atendentes para questões mais complexas.
Dessa forma, será possível organizar melhor as entradas de novos clientes e reduzir o tempo de espera – além de diminuir o gargalo no atendimento.
2. Personalize o seu atendimento
É muito importante que, em um ambiente tão “frio” quanto à internet, você personalize o atendimento.
Por exemplo, chame o cliente pelo nome, demonstre que você sabe o que ele solicitou em interações anteriores e ofereça soluções personalizadas às suas necessidades.
Dessa forma, você consegue criar uma relação que seja muito mais próxima e humanizada,o que é essencial para fidelizar.
Veja mais: Quais os principais tipos de atendimento ao cliente?
3. Invista em um sistema de qualidade
Um sistema de WhatsApp, como o Chatme, pode te ajudar a melhorar o seu atendimento. Com um sistema como esse, você pode:
- Criar mensagens automáticas com chatbot, o que acelera o atendimento ao cliente;
- Programar mensagens para não se esquecer de enviar algo importante a alguém;
- Organizer todos os seus clientes de acordo com o funil de vendas;
- E muito mais.
Tudo isso pode te ajudar a ter uma visão mais clara dos leads, o que consequentemente pode melhorar o seu atendimento.
Conheça o Chatme e veja como ele pode ajudar a sua gráfica ou marcenaria!
4. Seja claro nas suas respostas
As suas respostas precisam ser claras no universo online se você busca fazer um bom atendimento pelo WhatsApp.
Afinal, a ambiguidade no texto escrito pode gerar muitos problemas e muito mal entendido, não é mesmo?
Por isso, utilize uma linguagem clara, direta e concisa, mas sem deixar de lado a humanização da comunicação, é claro.
5. Acompanhe o cliente ao longo dos dias
Por fim, não se esqueça de que o cliente merece e deve ser acompanhado com o passar dos dias. Isto é, se o cliente não der um retorno hoje, entre em contato com ele em breve, para relembrá-lo de um orçamento, por exemplo.
Isso ajuda a fortalecer a relação e aumenta as chances de você fechar um negócio.
Pense nessas dicas e bons negócios!