Como fazer projetos em 3D?
Quer aprender a fazer projetos em 3D na sua marcenaria, mas não sabe por onde começar? Neste texto da Calcme – sistema para marcenarias -, vamos te ajudar com esse assunto. Acompanhe e veja as dicas que separamos para você!
Como fazer projetos em 3D?
Para fazer projetos em 3D, é importante seguir alguns passos que garantam um bom resultado. No começo, é natural que o efeito não seja exatamente o que você espera, mas a prática vai aprimorando as habilidades e proporcionando projetos cada vez melhores.
O importante é seguir desenvolvendo projetos para aprimorar esses conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento constante.
A seguir, descrevemos alguns passos que podem ser úteis. Veja só:
Escolha o software adequado
O primeiro passo, sem dúvidas, é escolher um bom software 3D para os seus projetos. Na Calcme, você conta com um software 3D para usar nas suas produções de móveis, ao mesmo tempo em que conta com todas as funcionalidades do nosso sistema de gestão para marcenarias.
Você pode fazer o seu teste grátis em nossa plataforma de gestão e até mesmo solicitar uma demonstração do software 3D. Assim, é possível ver na prática se ele pode ser interessante para a sua produção de móveis.
Crie um layout do espaço com medidas precisas
Depois de ter o seu software disponível, é hora de iniciar as suas produções. Você pode começar criando um layout do espaço com as medidas precisas. Esse layout precisa ser bem feito, pois é onde os móveis serão instalados mais tarde.
Se você ainda não está desenvolvendo móveis em áreas reais, pode criar um layout hipotético para iniciar a prática dos seus projetos.
Leia mais: Como desenhar móveis 3D online?
Desenhe os móveis em 2D para referência
Antes de iniciar a modelagem em 3D, você pode iniciar desenhando os móveis em 2D. Desse modo, pode ficar mais fácil organizar, visualmente, cada item que será incluído no projeto que você está desenvolvendo.
Lembre-se de dispor os móveis de uma maneira organizada, pois eles precisam ser bonitos e, ao mesmo tempo, funcionais, para realmente valerem a pena para quem for tê-los instalados em casa mais tarde.
Mesmo que você ainda não esteja fazendo móveis de clientes, esse cuidado é igualmente importante, ok? Assim você vai adquirindo prática.
Modele os móveis com detalhes
Depois que você preparar todo o ambiente, é hora de aprender a fazer projetos em 3D de fato. Agora, é hora de modelar os móveis com detalhes, textura, profundidade, tudo o que for necessário.
Lembrando que existem softwares 3D que contam com biblioteca de móveis para você utilizar e assim facilitar a sua modelagem. No software integrado à Calcme, por exemplo, você tem essa facilidade, o que pode acelerar seus trabalhos.
Veja mais: Como desenhar móveis planejados?
Renderize o projeto para visualização realista e apresentação
Por fim, você já poderá renderizar o projeto para ter uma visualização mais realista do ambiente em si. É neste momento que você pode dar uma analisada final em cada detalhe, modificando o que for necessário.
Viu só como fazer projetos em 3D pode ser mais fácil do que você imaginava? Coloque a mão na massa e comece hoje mesmo!