Como estruturar um time comercial para uma marcenaria
Estruturar um time comercial para uma marcenaria pode ser o divisor de águas para quem precisa rentabilizar mais (e melhor) o negócio. Afinal, essa é a melhor maneira de dividir atividades e cada um focar naquilo que está no seu campo de atuação.
Muitas marcenarias mantém o papel do projetista e do vendedor em uma única pessoa. E isso pode gerar gargalos e problemas ao longo do tempo, principalmente porque pode chegar um momento em que o projetista vai mais projetar do que vender.
Mas neste artigo, a Calcme – sistema para marcenarias – te ajuda a entender mais sobre o assunto.
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Comece por aqui: veja como estruturar um time comercial para uma marcenaria
Em 5 passos, veja como estruturar um time comercial para uma marcenaria.
Saiba quais profissionais você precisa para o seu negócio
Antes mesmo de sair contratando pessoas para o seu time, é preciso saber que tipo de profissionais você precisa. Afinal, não basta somente ter pessoas. É preciso ter as pessoas certas. Especialmente se você está dando esse passo agora.
Veja alguns cargos importantes dentro do time comercial para uma marcenaria:
- Gerente de vendas
- Vendedores externos ou internos
- Projetista Comercial
- Pós-vendas e suporte
O ideal seria dividir as atividades de maneira estratégica para que cada um “cuide do seu” e assim, com energia concentrada, a equipe tem o potencial de aumentar as vendas exponencialmente.
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Faça treinamentos constantes para alinhar a cultura e objetivos da marcenaria
Não basta simplesmente ter uma equipe. É preciso que a equipe desenvolva o trabalho de maneira estratégica e com uma inclinação adequada para os objetivos globais da marcenaria.
Para isso, é importante fazer treinamentos constantes para que esses objetivos nunca saiam de vista e estejam sempre na mente das pessoas que estão trabalhando na sua marcenaria.
Veja como diminuir o ciclo de vendas da sua marcenaria.
Crie um projeto de comissionamento dos vendedores
Em uma estrutura eficiente e produtiva de equipe, é preciso ter uma cultura de ganha-ganha. Ou seja, o colaborador precisa saber que, ao fazer um esforço X ou Y, recompensas virão.
O comissionamento, portanto, é uma das maneiras mais eficientes de gerar essas recompensas.
Estipule um valor fixo ou uma porcentagem sobre as vendas realizadas e deixe que o seu time de vendas “construa” o quanto podem ganhar por mês/ano.
Esse é um fator motivacional muito importante.
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Crie a cultura de feedback e avaliação
Feedback é muito importante para manter o ritmo da equipe.
Mas, lembre-se: é preciso saber dar feedbacks (bons e ruins). Isso ajuda a equipe caminhar para os objetivos certos, sem desfocar, e sabendo que estão no caminho certo.
Treine a equipe para usar um sistema de gestão
E ainda, depois de montar o time comercial para a marcenaria, é importante treiná-lo em cima de um sistema de gestão eficiente – como o sistema para marcenarias da Calcme.
Afinal, com um sistema de gestão, todos os processos ficam catalogados, organizados e direcionados para o caminho certo.
O funil de vendas (CRM) da Calcme é perfeito para os vendedores internos e externos e também para os projetistas, que podem controlar os projetos em cada etapa.
Conte com o Calcme para ajudar o seu time de vendas a focar no que é mais importante: vender.
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