Como economizar na marcenaria?
Quer aprender a como economizar na marcenaria e assim otimizar as finanças do seu negócio? Então não deixe de conferir o guia completo que preparamos para você.
Neste guia da Calcme – sistema para marcenarias -, vamos apresentar algumas dicas super simples, mas que podem fazer toda a diferença. Acompanhe para saber mais!
Como economizar na marcenaria?
Muitos marceneiros se perguntam se realmente é possível economizar na marcenaria, e a verdade é que com um bom planejamento e pensamento estratégico é possível sim.
Para isso, é necessário avaliar o dia a dia do seu negócio para implementar ações que sejam inteligentes e proporcionem essa economia diária. Para saber mais, veja as dicas que listamos logo abaixo:
Comprar materiais em quantidade maior para obter descontos
Se você tem um bom controle do estoque do seu negócio, fica mais fácil na hora de adquirir uma quantidade maior de materiais, concorda?
Portanto, invista em um sistema de marcenaria, como o da Calcme, que possibilite esse controle de estoque. Dessa maneira, você conseguirá comprar maiores quantidades e, assim, obter mais desconto desses materiais.
Lembrando que essa compra maior deve ser feita de forma planejada, para não comprar materiais em excesso e depois nem usar, ok?
Reaproveitar madeira e outros materiais sempre que possível
Os restos de madeira podem ser usados de diferentes formas na sua marcenaria, sabia?
Você pode vender para artesãos e até mesmo para reciclagem. Além disso, pode fazer peças decorativas, como molduras, por exemplo, e assim oferecer esses produtos como complemento nas compras dos seus clientes.
Essa é uma forma de reduzir o desperdício e ainda gerar uma nova fonte de renda.
Investir em ferramentas de qualidade que durem mais
Para economizar na marcenaria você deve evitar aquela premissa popular de que devemos sempre comprar o que é mais barato, porque não é bem assim que funciona, não é mesmo?
Às vezes, o que parece barato no momento da compra pode ser muito caro depois, quando precisar de muitas trocas e manutenções.
Portanto, prefira ferramentas de qualidade e que tenham mais chances de durar mais tempo.
Fazer manutenção regular das ferramentas para evitar custos de reparo
E por falar em manutenção de ferramentas “ruins”, não podemos nos esquecer de que os bons equipamentos também precisam de cuidados.
A manutenção preventiva, nesses casos, pode evitar que algumas ferramentas estraguem “de vez”, possibilitando que você tenha elas por mais tempo – o que reduz custos.
Planejar bem os projetos para minimizar desperdícios
Para economizar na marcenaria você também precisa fazer um projeto bem planejado para cada cliente, evitando o desperdício de materiais e até de tempo.
Aos poucos, esse tipo de controle tende a ser aprimorado, à medida que você conquista experiência.
Enquanto isso não acontece, preste bastante atenção em cada etapa, sem deixar de lado pequenos detalhes por achar que eles não impactam no valor final.
Investir em uma gestão inteligente
Investir em uma gestão inteligente para a sua empresa também é fundamental, e a Calcme está aqui para te ajudar!
Com um sistema de gestão para marcenarias você pode controlar diferentes demandas, e ainda economizar muito dinheiro no fim das contas.
Afinal, você pode reduzir os desperdícios no estoque, potencializar o seu atendimento e muito mais.
Faça o seu teste grátis e descubra, na prática, como a gestão pode fazer a diferença!