Como dar menos desconto ao fechar um projeto na marcenaria
Dar menos desconto ao fechar um projeto na marcenaria pode ser uma excelente ideia para aumentar a lucratividade. Mas nem sempre é fácil achar um caminho viável para simplesmente negar o desconto que o cliente está pedindo.
É preciso de estratégia, valor agregado no produto e geração de bem-estar para o potencial cliente que está em fase de negociação. Em resumo: é preciso estar preparado para saber dar descontos.
Neste artigo, a Calcme – sistema para marcenarias – te ajuda a entender mais sobre o assunto. Acompanhe!
Aprenda como dar menos desconto ao fechar um projeto na marcenaria
A seguir, veja 6 dicas e ideias que vão te ajudar a elaborar uma estratégia vencedora para conseguir dar menos descontos em um projeto de marcenaria.
Veja também como diminuir o ciclo de vendas da sua marcenaria.
Tenha (e mostre) valor agregado nos produtos
Tudo começa por um bom produto e um bom serviço. Mostrar valor agregado e deixar claro que aquilo que você vende tem um valor maior do que realmente está sendo cobrado, é um ponto-chave para ter menos descontos no orçamento.
Ou seja, o potencial cliente precisa ter a percepção de que o orçamento ficará extremamente caro e fora da realidade dele, pela quantidade de benefícios que a sua marcenaria vai oferecer.
E quando o valor for apresentado, o cliente precisa ter a sensação de que vai economizar muito fazendo os móveis na sua marcenaria e ele precisa pensar: “nossa, ficou realmente muito barato, esse preço está certo?”.
Veja mais sobre como aumentar a demanda de serviços na marcenaria.
Tenha margem para negociar e oferecer ofertas irresistíveis
Nunca fixe um preço sem ter margem de negociação.
Ou seja, se você deseja receber X ou Y, considere aumentar um pouco o orçamento para que, na negociação, você consiga ter uma margem de desconto sem comprometer o contrato.
Isso também garante bons recursos para oferecer ofertas irresistíveis, aquela “oferta final” para o cliente topar e fechar o projeto.
Pense em bônus para adicionar ao projeto e use-os como instrumento de negociação
Não entregue o “ouro” na primeira apresentação. Faça as propostas sempre pensando que o cliente vai querer negociar.
Com isso, você pode deixar alguns bônus “na manga” para oferecer quando o cliente ficar mais distante da negociação. Por exemplo, algum brinde em madeira, uma redução nos juros (ou até sem juros), um prazo maior para a entrada, entre outras coisas.
Entenda como fazer marketing para sua marcenaria.
Crie a melhor experiência e atmosfera possível para o seu cliente
Por mais que o mundo esteja digitalizado, tente não perder a aproximação e as reuniões presenciais com os clientes. Isso é fundamental para apresentar o projeto de maneira mais séria e com melhores argumentos.
Prepare um ambiente fantástico para o cliente, com um show room de móveis sob medida e faça ele se sentir bem e confortável, da mesma forma que você.
Saiba dizer não: nem todas as vendas vão ser viáveis para a sua marcenaria
Mesmo que o o objetivo seja fechar um contrato e mais um projeto, é preciso saber dizer não em alguns momentos. Afinal, nem todos os projetos vão ser viáveis para a sua marcenaria e você não precisa vender tudo para todo mundo.
Tenha isso em mente e construa uma cultura para entender quando é mais viável dizer não; e quando vale a pena negociar um pouco mais para fechar um projeto.
Trabalhe com um sistema de gestão que vai calcular tudo automaticamente
A melhor maneira de aplicar descontos e saber exatamente o quanto você pode reduzir, é calculando tudo com um sistema de gestão que vai fazer esse trabalho de forma automática.
Dessa forma, não há riscos de comprometer o caixa da sua empresa e os descontos são aplicados com os cálculos nos mínimos detalhes.
Conte com o Calcme para fazer isso por você. Faça um teste grátis ainda hoje e aumente a lucratividade do seu negócio com menos descontos para fechar um projeto na marcenaria.