Como criar uma identidade visual?

Como criar uma identidade visual?

Aprender a criar uma identidade visual pode te ajudar a aprimorar os serviços oferecidos em sua empresa de comunicação visual. Afinal de contas, cada vez mais as empresas têm investido na construção de marca e branding, e a identidade visual está intimamente relacionada com isso.

Para oferecer algo de qualidade para os seus clientes, não deixe de conferir as dicas que descrevemos no decorrer deste conteúdo da Calcme. Acompanhe e inspire-se em nossas dicas!

Como criar uma identidade visual?

Embora não exista uma “receita de bolo” para o processo de criar uma identidade visual, ainda assim podemos considerar alguns passos que podem contribuir com a sua criação. Continue lendo e veja as nossas ideias: 

Defina a personalidade e o público da marca

O primeiro passo para qualquer criação de identidade visual é definir a personalidade do público da marca. Compreender essa personalidade vai te ajudar a ter mais clareza quanto ao uso de cores, formas, linhas, entre outros pontos importantes da identidade visual.

Para ter uma resposta mais clara, considere fazer algumas perguntas como:

  • Quais são os valores e a missão da marca?
  • Qual emoção deseja transmitir ao público?
  • Quem é o público-alvo?

Definir esses pontos ajuda a direcionar as escolhas visuais, garantindo que cada elemento transmita a mensagem certa, o que pode evitar que a identidade acabe ficando muito confusa.

Escolha a paleta de cores

A seleção das cores é outro ponto que podemos considerar na hora de criar uma identidade visual. Afinal de contas, não é novidade para ninguém que as cores são capazes de despertar diferentes efeitos e emoções, concorda?

Veja alguns exemplos que podem te ajudar a refletir sobre esse tema:

  • Tons de azul transmitem confiança e profissionalismo;
  • Vermelho remete à energia e à paixão;
  • Verde está associado à saúde, natureza e sustentabilidade.

Escolher uma paleta de cores coerente com a personalidade da marca é fundamental para causar a impressão desejada, garantindo que o público-alvo acabe tendo muito mais identificação com a empresa em questão.

Leia mais: O que oferecer de produtos para comunicação visual?

Selecione tipografias adequadas

Escolher a tipografia adequada também faz toda a diferença na hora de criar uma identidade visual.

Por exemplo, fontes serifadas costumam transmitir um tom mais tradicional e sério, enquanto fontes sem serifa sugerem modernidade e simplicidade. 

Considere usar uma combinação de fontes, com uma para títulos e outra para textos, para criar hierarquia e harmonia.

Crie um logotipo impactante

O logotipo é a peça central da identidade visual. Ele deve ser simples, memorável e representar a essência da marca. Existem diferentes tipos de logotipos, como:

  • Logotipos tipográficos (ex.: Coca-Cola);
  • Logotipos com ícones (ex.: Apple);
  • Logotipos mistos (ex.: Nike).

Avalie qual pode ser o melhor tipo de logotipo e desenvolva um que se adapte bem em diferentes aplicações.

Veja mais: Quais os principais insumos comunicação visual?

Estabeleça um guia de estilo

Por fim, para manter a consistência ao criar uma identidade visual, é essencial criar um guia de estilo. Esse documento deve conter:

  • Paleta de cores;
  • Tipografias utilizadas;
  • Aplicação correta do logotipo;
  • Elementos gráficos, como ícones e padrões;
  • Regras de uso em diferentes contextos (digitais e impressos).

O guia de estilo ajuda a padronizar a comunicação visual, garantindo que a marca seja reconhecida facilmente em todas as suas interações.

Viu só como é mais simples do que você imaginava? Coloque a mão na massa e veja, na prática, como criar uma identidade visual é algo possível na sua empresa de comunicação! Boa sorte nas suas produções.