Como aumentar a produtividade do atendimento ao cliente?

Como aumentar a produtividade do atendimento ao cliente?

Está difícil aumentar a produtividade do atendimento ao cliente na sua gráfica ou marcenaria? Saiba que essa dificuldade pode aparecer, eventualmente, nas mais diversas empresas.

O importante, aqui, é pensar em estratégias para lidar com essa questão, possibilitando o desenvolvimento de um fluxo de atendimento mais qualificado.

Neste guia da Calcme, vamos te ajudar a entender melhor quais nuances considerar. Acompanhe e confira!

Como aumentar a produtividade do atendimento ao cliente?

Para aumentar a produtividade do atendimento ao cliente, devemos levar em consideração alguns pilares muito importantes.

Pilares esses que podem fazer toda a diferença na agilidade do atendimento e, também, na experiência do cliente como um todo.

Abaixo, você encontra alguns desses pilares para avaliar o atendimento da sua empresa. Veja só:

Treinamento da equipe

Um bom ponto de partida são os treinamentos da equipe. Se a sua equipe for treinada de forma constante para atender bem, a experiência do cliente tende a ser melhor.

Nesses treinamentos, é importante que sejam passado os valores da sua empresa, como cordialidade, paciência, escuta ativa, atenção ao cliente, foco em acolhimento e solução de problemas, e assim por diante.

Investir em treinamento é investir no futuro das suas vendas e do crescimento do seu negócio.

Processos definidos, mas não mecanizados

Ter processos definidos também é algo que pode ajudar a aumentar a produtividade do atendimento ao cliente. Por exemplo, se você recebe os clientes da sua marcenaria no local onde a produção é feita, que tal implementar o processo de apresentação do local?

Lembrando apenas que esses processos não podem ficar mecanizados. Eles não devem seguir um roteiro rígido e imutável, pois, caso isso aconteça, ao invés de acolher, você estará repelindo os seus potenciais clientes por falta de acolhimento.

Veja também: Automação de atendimento WhatsApp: Como fazer na gráfica?

Ferramentas de gestão de atendimento

Investir em ferramentas de gestão, como CRM para WhatsApp, pode ser um bom caminho. No caso do Chatme, por exemplo, integrado à ferramenta de gestão Calcme, você consegue acompanhar de perto os atendimentos, agendar mensagens, ter mais de um atendente por número e muito mais.

Desse modo, pode avaliar quais os pontos de melhoria e implementar estratégias que possibilitem um atendimento cada vez mais qualificado.

Automatização de processos específicos

Automatizar alguns processos específicos é outro ponto que pode fazer a diferença. Por exemplo, que tal investir em um chatbot para atendimento inicial? Assim, é possível fazer a triagem dos clientes sem deixá-los esperando, encaminhando-os para o setor adequado de forma mais assertiva.

Com o Chatme da Calcme, por exemplo, você pode fazer isso na sua marcenaria ou gráfica.

Colete feedback dos clientes

Por fim, lembre-se de que coletar o feedback dos clientes também é algo que deve ser considerado. Afinal, como aumentar a produtividade do atendimento ao cliente sem saber o que o cliente realmente espera? Pois é!

Por isso, implemente esse tipo de pesquisa de satisfação no dia a dia do seu negócio e faça dos feedbacks uma fonte de informação para implementar melhorias no dia a dia.

Boa sorte na sua jornada!