Como atender um cliente pelo WhatsApp na sua gráfica?
Será que os atendentes da sua gráfica sabem como atender um cliente pelo WhatsApp? Ter esse conhecimento é muito importante para oferecer a melhor experiência possível para quem chega à sua gráfica.
E hoje, neste guia da Calcme – sistema para gráficas digitais – vamos te ajudar a entender melhor esse assunto. Acompanhe e confira!
Como atender um cliente pelo WhatsApp?
Para atender um cliente pelo WhatsApp, é necessário levar em conta alguns pilares. A cordialidade, clareza e objetividade são alguns desses pilares.
Você deve sempre sanar as dúvidas do cliente, atendendo-o de uma maneira empática e dando atenção aos detalhes, a fim de oferecer um atendimento mais personalizado.
Abaixo, descrevemos pontos que podem fazer toda a diferença no atendimento virtual:
1. Procure ser ágil nas respostas
Um ponto bem importante, que sabemos que nem sempre é fácil levar em conta, diz respeito à velocidade das suas respostas.
É muito importante que você consiga dar respostas ágeis para o seu cliente. No entanto, não confunda mensagem ágil com “qualquer resposta”, ok?
Se determinada informação precisa de mais tempo para ser levantada e passada ao cliente, deixe isso claro a ele. Você o atende rapidamente, mas diz que retornará com a resposta.
O importante, aqui, é fazer com que o cliente sinta que está sendo bem acolhido e no momento que ele precisa desse acolhimento.
Veja mais: Como garantir a melhor experiência do cliente no atendimento?
2. Organize de acordo com a etapa do funil
Conseguir organizar os seus clientes de acordo com a etapa do funil de vendas na qual ele se encontra também é fundamental.
E como fazer isso? Com o Chatme, integrado ao sistema para gráficas da Calcme, você pode criar tags para os seus clientes, além de filtrar cada uma delas, o que te ajuda a entender quem está em qual etapa e facilitando assim a sua comunicação.
Além disso, como todos os atendentes têm acesso a todas as conversas, fica mais fácil garantir que ninguém espere uma resposta, ou ainda, que nenhum cliente tenha que explicar a mesma coisa mais de uma vez.
Afinal, mesmo que troque de atendente, ele poderá ver as tags para aquela conversa e entender o caminho que ela tem seguido.
Isso tudo pode melhorar, e muito, a experiência de atender um cliente pelo WhatsApp.
3. Não se esqueça dos retornos
Organizar as conversas para poder dar o retorno no momento certo também é importante. Pois pare e pense: é muito ruim ser um cliente esperando uma resposta que nunca vem, concorda?
A boa notícia é que você pode atender um cliente pelo WhatsApp usando o Chatme da Calcme e, assim, programar mensagens importantes para nunca mais deixar os seus clientes esperando.
4. Utilize mensagens claras e objetivas
Por fim, outra dica de atendimento que pode fazer a diferença é utilizar mensagens que sejam mais claras e objetivas.
Evite ambiguidades ou textos que possam confundir o cliente. Ele precisa de uma resposta prática, clara e acessível.
Aprimore o atendimento da sua gráfica com o Chatme da Calcme!
Esperamos que essas dicas de como atender um cliente pelo WhatsApp ajude você e a equipe da sua gráfica.
Mas lembre-se, com o sistema Chatme, integrado à Calcme – sistema para gráficas -, tudo isso pode ser ainda mais fácil.
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