Como abrir uma pequena vidraçaria – Veja dicas e ideias!
Para aprender como abrir uma pequena vidraçaria você precisa entender do mercado, do produto e também dos clientes. Com isso, você pode começar a estruturar o projeto da vidraçaria, como escolher o local, máquinas, equipe e fornecedores.
Neste artigo da Calcme, aprenda como abrir uma pequena vidraçaria passo a passo e saiba mais sobre todo o projeto.
Passo a passo de como abrir uma pequena vidraçaria
Para abrir uma pequena vidraçaria você vai precisar conhecer o mercado e também os processos. Mas o mais importante de tudo é encontrar uma fatia de mercado para atuação logo no início, de forma que você possa ter um carro-chefe.
Veja abaixo algumas dicas de como abrir uma pequena vidraçaria:
- Conhecimento é o primeiro passo.
- Entenda as necessidades do mercado.
- Invista em um produto e comece por ele.
- Faça contatos para encontrar clientes.
- Invista em um sistema de gestão.
A seguir, veja o passo a passo na prática.
Conhecimento é o primeiro passo
Antes de mais nada, é preciso entender que o conhecimento é o primeiro passo para abrir uma vidraçaria pequena, média ou grande. Isto é, você precisa entender do mercado para entender os caminhos iniciais.
O mercado de vidros é muito aquecido, já que ele está sempre ligado à construção civil – que está em constante desenvolvimento. Portanto, entender todo esse universo é o primeiro passo. Faça pesquisas, leia notícias, converse com pessoas e busque entender o mercado.
Entenda as necessidades do mercado
Ter conhecimento é também buscar entender o mercado. Isto é, você precisa entender como funciona o mercado de vidros para saber onde atuar. Lembre-se que vender um produto nada mais é do que cumprir uma necessidade de demanda. Isto é, vender um produto é resolver um problema.
Portanto, explore as necessidades do mercado para entender onde você pode atuar, onde há demanda, onde há uma parcela de clientes mal atendidos e como você pode se diferenciar.
Invista em um produto e comece por ele
Começar um negócio, como o de uma vidraçaria pequena, nem sempre é fácil. Afinal, existem muitas variáveis que devem ser consideradas. Mas no início, o principal que você deve considerar, é o foco. Isto é, você deve criar um produto e encontrar uma forma de vendê-lo muito bem. O seu “pão francês” precisa existir e assim você conseguirá ter margem para trabalhar. Não pulverize demais no início.
Faça contatos para encontrar clientes
Ter bons contatos é muito importante. Muitas vezes você conseguirá criar uma empresa inteira baseada em cima de uma demanda específica de um contato. E a partir disso, você pode expandir para novos mercados. Mas nunca deixe de lado o bom hábito de fazer contatos.
Invista em um sistema de gestão
E por fim, a sua vidraçaria pequena, grande ou média, deve ter um sistema de gestão para organizar todos os processos. É fundamental ter um sistema que possa compreender tudo e assim manter toda a estrutura funcionando. Um bom sistema permite que você tenha tempo e possa focar naquilo que a sua vidraçaria precisa: liderança e vendas.