No mercado de criação de móveis planejados, existem diferentes tipos de cola para marcenaria que podem ser usados na junção de duas peças de madeira.
Conhecer as principais opções e suas potenciais aplicações é um passo importante para garantir produções de maior qualidade.
E para te ajudar nesse propósito, nós da Calcme – sistema para marcenarias -, preparamos este guia com mais detalhes sobre as melhores colas para você usar na sua produção. Acompanhe para conferir.
Cola para marcenaria: Quais as melhores?
A cola para marcenaria tem papéis importantes na produção de móveis. Afinal, sua função não é só colar uma peça na outra, mas, sim, ela tem relação com a durabilidade, acabamento e até mesmo segurança de um móvel de madeira.
Quando a cola não é bem escolhida ou bem aplicada, é possível que haja acidentes, como quedas de peças, descolamentos perigosos e assim por diante.
É por isso que mencionamos o quanto é importante selecionar a melhor cola para o seu projeto. Vamos conhecer algumas opções.
Veja também: Quais os melhores tipos de madeira para marcenaria?
Cola branca PVA
A cola branca PVA é uma das mais usadas na marcenaria, sendo ideal para unir peças de madeira em ambientes internos.
Composta por acetato de polivinila, ela oferece alta aderência e é fácil de aplicar. Sua principal característica é a secagem rápida, o que a torna adequada para projetos que necessitam de maior precisão.
Entretanto, a cola branca PVA não é resistente à umidade, o que a limita em áreas externas ou em ambientes sujeitos a variações climáticas.
Além disso, é fácil de limpar com água antes de secar e na maior parte das vezes é atóxica, sendo uma opção segura para projetos domésticos.
Cola amarela alifática
A cola amarela alifática é uma evolução da cola branca, podemos assim dizer. Ela oferece maior resistência e durabilidade. Além disso, seu principal diferencial é o forte poder de adesão, o que faz com que essa cola seja considerada ideal para estruturas que precisam de maior suporte mecânico.
Ela possui resistência superior à umidade, embora ainda não seja totalmente impermeável. Com um tempo de secagem mais curto, permite processos mais ágeis, especialmente em oficinas profissionais.
Apesar dessas vantagens, é um pouco mais difícil de limpar e requer atenção ao manuseio.
Leia mais: Mini marcenaria: Dicas para montar a sua
Cola epóxi
Essa cola é formada por dois componentes: resina e endurecedor, que devem ser misturados antes do uso.
Ela é ideal para colagens mais complexas, e pode unir madeira, metais, plásticos e cerâmica.
Seu tempo de cura varia de minutos a horas, dependendo da formulação, permitindo ajustes durante a aplicação. É necessário avaliar o tempo de secagem de acordo com cada caso.
Cola de contato
A cola de contato oferece uma adesão instantânea ao entrar em contato com outra superfície previamente colada.
É aplicada em ambas as superfícies, que devem ser deixadas secar ao toque antes de serem unidas.
Sua resistência à umidade e calor a torna uma boa opção para aplicações em móveis de cozinha ou banheiro.
Veja mais: Como fazer orçamento marcenaria word?
Cola instantânea (cianoacrilato)
Por fim, há ainda a opção instantânea dentre as alternativas de cola para marcenaria.
Essa cola é conhecida pela velocidade de secagem e adesão imediata. É indicada para pequenos reparos ou detalhes em marcenaria, como a fixação de acabamentos ou peças delicadas.
Seu uso é ideal para superfícies lisas ou de difícil aderência.
Vale lembrar que ela é sensível à umidade, o que pode acelerar a cura. A cola instantânea requer atenção no manuseio, pois adere rapidamente à pele e superfícies indesejadas.
–
Viu só como existe uma grande variedade de cola para marcenaria? Escolha a que é melhor para a sua produção e garanta o acabamento perfeito para o seu cliente.